ANÁLISE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OURO, Gabriela Cesnik do
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: ARAÚJO, Patrícia Cardoso de, LIMANA, Mirieli Denardi, GARCEZ, Valéria Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4424
Resumo: A dor lombar ou lombalgia é a forma mais comum de dor crônica, sendo considerada atualmente como uma doença, por constituir uma das principais entidades geradoras de incapacidade nos países desenvolvidos e gerando alto número de faltas e afastamentos nas empresas. Acarreta deterioração na qualidade de vida e comprometimento das atividades de vida diária (AVDs). O objetivo deste estudo será verificar se há correlação entre a dor, flexibilidade e grau de funcionalidade em indivíduos com lombalgia. Para isto 30 voluntários de ambos os sexos serão avaliados pelo teste de flexibilidade de sentar e alcançar (Banco de Wells). Seu nível de dor será avaliado antes e depois do teste de flexibilidade, por meio da escala visual de dor (EVA). Em seguida os participantes responderão ainda os questionários de Oswestry Disability Index e o Roland Morris, para investigação de incapacidade funcional diária. Os dados coletados serão analisados pelo coeficiente de correlação de Pearson por meio do software Prisma.
id UNICESU -1_6f8836a31ac5253d91c94099016b496e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4424
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIAFlexibilidadeFuncionalidadeLimitaçãoLombalgiaA dor lombar ou lombalgia é a forma mais comum de dor crônica, sendo considerada atualmente como uma doença, por constituir uma das principais entidades geradoras de incapacidade nos países desenvolvidos e gerando alto número de faltas e afastamentos nas empresas. Acarreta deterioração na qualidade de vida e comprometimento das atividades de vida diária (AVDs). O objetivo deste estudo será verificar se há correlação entre a dor, flexibilidade e grau de funcionalidade em indivíduos com lombalgia. Para isto 30 voluntários de ambos os sexos serão avaliados pelo teste de flexibilidade de sentar e alcançar (Banco de Wells). Seu nível de dor será avaliado antes e depois do teste de flexibilidade, por meio da escala visual de dor (EVA). Em seguida os participantes responderão ainda os questionários de Oswestry Disability Index e o Roland Morris, para investigação de incapacidade funcional diária. Os dados coletados serão analisados pelo coeficiente de correlação de Pearson por meio do software Prisma.UniCesumar2020-01-21T11:51:54Z2020-01-21T11:51:54Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4424otherOURO, Gabriela Cesnik doARAÚJO, Patrícia Cardoso deLIMANA, Mirieli DenardiGARCEZ, Valéria Ferreirareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:52Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:54.43Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA
title ANÁLISE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA
spellingShingle ANÁLISE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA
OURO, Gabriela Cesnik do
Flexibilidade
Funcionalidade
Limitação
Lombalgia
title_short ANÁLISE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA
title_full ANÁLISE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA
title_fullStr ANÁLISE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA
title_full_unstemmed ANÁLISE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA
title_sort ANÁLISE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA
author OURO, Gabriela Cesnik do
author_facet OURO, Gabriela Cesnik do
ARAÚJO, Patrícia Cardoso de
LIMANA, Mirieli Denardi
GARCEZ, Valéria Ferreira
author_role author
author2 ARAÚJO, Patrícia Cardoso de
LIMANA, Mirieli Denardi
GARCEZ, Valéria Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OURO, Gabriela Cesnik do
ARAÚJO, Patrícia Cardoso de
LIMANA, Mirieli Denardi
GARCEZ, Valéria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Flexibilidade
Funcionalidade
Limitação
Lombalgia
topic Flexibilidade
Funcionalidade
Limitação
Lombalgia
dc.description.none.fl_txt_mv A dor lombar ou lombalgia é a forma mais comum de dor crônica, sendo considerada atualmente como uma doença, por constituir uma das principais entidades geradoras de incapacidade nos países desenvolvidos e gerando alto número de faltas e afastamentos nas empresas. Acarreta deterioração na qualidade de vida e comprometimento das atividades de vida diária (AVDs). O objetivo deste estudo será verificar se há correlação entre a dor, flexibilidade e grau de funcionalidade em indivíduos com lombalgia. Para isto 30 voluntários de ambos os sexos serão avaliados pelo teste de flexibilidade de sentar e alcançar (Banco de Wells). Seu nível de dor será avaliado antes e depois do teste de flexibilidade, por meio da escala visual de dor (EVA). Em seguida os participantes responderão ainda os questionários de Oswestry Disability Index e o Roland Morris, para investigação de incapacidade funcional diária. Os dados coletados serão analisados pelo coeficiente de correlação de Pearson por meio do software Prisma.
description A dor lombar ou lombalgia é a forma mais comum de dor crônica, sendo considerada atualmente como uma doença, por constituir uma das principais entidades geradoras de incapacidade nos países desenvolvidos e gerando alto número de faltas e afastamentos nas empresas. Acarreta deterioração na qualidade de vida e comprometimento das atividades de vida diária (AVDs). O objetivo deste estudo será verificar se há correlação entre a dor, flexibilidade e grau de funcionalidade em indivíduos com lombalgia. Para isto 30 voluntários de ambos os sexos serão avaliados pelo teste de flexibilidade de sentar e alcançar (Banco de Wells). Seu nível de dor será avaliado antes e depois do teste de flexibilidade, por meio da escala visual de dor (EVA). Em seguida os participantes responderão ainda os questionários de Oswestry Disability Index e o Roland Morris, para investigação de incapacidade funcional diária. Os dados coletados serão analisados pelo coeficiente de correlação de Pearson por meio do software Prisma.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-21T11:51:54Z
2020-01-21T11:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4424
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4424
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948636763521024