GORDURA TRANS E ROTULAGEM NUTRICIONAL : AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO CONSUMIDOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMBONI, Hellen Karoline Bom
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CALDERELLI, Valéria Alcântara Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5850
Resumo: O presente projeto tem por objetivo avaliação da conscientização de 100 consumidores de biscoitos industrializados com faixa etária acima de 18 anos de dois supermercados da região de Doutor Camargo quanto aos rótulos alimentícios que contenham gordura trans caracterizando o conhecimento do que é, como é formada, onde é encontrada e o que significa essa gordura trans Também tem como intuito analisar a adequação dos rótulos desses produtos mais consumidos pelos pesquisados com a legislação vigente, já que o processo de hidrogenação transforma um óleo liquido em semi–líquido então quanto mais hidrogenado o óleo mais sólido será em temperatura ambiente e maior os teores de gordura trans. A falta de informação ao consumidor e esclarecimento sobre o que é gordura trans, tornou obrigatória a sua declaração no rótulo nutricional, uma vez que a ciência vem constatando os seus malefícios ao organismo, como aumento do LDL e redução do HDL sanguíneo. As maiores fontes de gordura trans provem de alimentos produzidos com gordura vegetal hidrogenada, apesar de alimentos de origem animal de ruminantes e de seus derivados também possuírem, porém em menor quantidade. A rotulagem nutricional de alimentos é um apoio valioso para os consumidores, dando-lhes a oportunidade de conhecer a composição do alimento, a segurança quanto à ingestão de nutrientes e energia, bem como informações importantes para a manutenção de sua saúde. A legislação na área de alimentos deve ser vista como estratégia para auxiliar na redução dos índices de obesidade, das deficiências nutricionais e das doenças crônicas não-transmissíveis associadas ao padrão de consumo. Para saber se os consumidores têm conhecimento sobre gordura trans, foi aplicado um questionário elaborado com base em estudos científicos, e a rotulagem nutricional foi analisada em cada produto de maior consumo pelos pesquisados, sendo essas informações coletadas para posterior comparação com a legislação vigente. O questionário foi elaborado de acordo coma legislação vigente sobre gordura trans e padrão socioeconômico e cultural da população, que compreendeu questões fechadas que avaliaram o conhecimento dos consumidores de biscoitos industrializados sobre a gordura trans, sendo aplicados aos participantes pela pesquisadora individualmente, além ter sido analisado idade e sexo, para saber qual faixa etária da população é mais acometida pela falta de informação sobre a gordura trans. O levantamento dos dados foi obtido através da análise de 100 questionários de consumidores presentes em dois supermercados, no dia da coleta com livre consentimento dos mesmos. Quanto ao resultado observou-se que 67% dos entrevistados eram do sexo feminino e 33% do sexo masculino, com relação à faixa etária 46% mantinham-se entre os 31 a 43 anos.
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