PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Diego Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2454
Resumo: O atual modelo de desenvolvimento baseado na exploração acentuada dos recursos naturais não renováveis tem evidenciado a dificuldade do planeta em se recuperar dos impactos decorrentes do consumo irracional e da exploração irresponsável, expondo assim, a eminente necessidade da adoção de modelos mais sustentáveis, que visem formas de exploração menos nocivas ao meio ambiente. Sendo assim, a geração de resíduos se configura como consequência dessa realidade. Dentre as principais atividades econômicas do país, responsável direta pela criação de diversos postos de trabalho, a construção civil se caracteriza como uma das grandes fontes consumidoras de recursos naturais não renováveis e na geração de resíduos, atraindo as atenções da sociedade, no que diz respeito a medidas capazes de amenizar esta realidade. Dessa forma, algumas iniciativas, como os Centros de Reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (CRCD), surgem como importantes alternativas para a gestão sustentável de resíduos, proporcionando benefícios diversos, como a redução no volume de resíduos provenientes da construção civil nos aterros sanitários e consequente diminuição nos gastos públicos destinados a manutenção destes espaços, o controle de zoonoses, entre outros. Muitos destes benefícios podem ser atribuídos à iniciativa de se transformar resíduos em matéria prima, passível de uso no próprio canteiro de obras, como fonte para a produção de novos materiais empregados no processo construtivo ou a incorporação de agregados ao processo convencional. Sendo assim, o presente trabalho expõe os resultados obtidos com a implantação das CRCDs, explanando as vantagens sociais, ambientais e econômicos desta iniciativa para os municípios que as possuem e também para a sociedade que usufrui dos produtos produzidos a partir desse processo.
id UNICESU -1_72a2b644056306cd5500e70ad706330f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2454
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD)Construção CivilResíduosSustentabilidadeO atual modelo de desenvolvimento baseado na exploração acentuada dos recursos naturais não renováveis tem evidenciado a dificuldade do planeta em se recuperar dos impactos decorrentes do consumo irracional e da exploração irresponsável, expondo assim, a eminente necessidade da adoção de modelos mais sustentáveis, que visem formas de exploração menos nocivas ao meio ambiente. Sendo assim, a geração de resíduos se configura como consequência dessa realidade. Dentre as principais atividades econômicas do país, responsável direta pela criação de diversos postos de trabalho, a construção civil se caracteriza como uma das grandes fontes consumidoras de recursos naturais não renováveis e na geração de resíduos, atraindo as atenções da sociedade, no que diz respeito a medidas capazes de amenizar esta realidade. Dessa forma, algumas iniciativas, como os Centros de Reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (CRCD), surgem como importantes alternativas para a gestão sustentável de resíduos, proporcionando benefícios diversos, como a redução no volume de resíduos provenientes da construção civil nos aterros sanitários e consequente diminuição nos gastos públicos destinados a manutenção destes espaços, o controle de zoonoses, entre outros. Muitos destes benefícios podem ser atribuídos à iniciativa de se transformar resíduos em matéria prima, passível de uso no próprio canteiro de obras, como fonte para a produção de novos materiais empregados no processo construtivo ou a incorporação de agregados ao processo convencional. Sendo assim, o presente trabalho expõe os resultados obtidos com a implantação das CRCDs, explanando as vantagens sociais, ambientais e econômicos desta iniciativa para os municípios que as possuem e também para a sociedade que usufrui dos produtos produzidos a partir desse processo.Unicesumar2019-09-13T11:40:33Z2019-09-13T11:40:33Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2454otherRamos, Diego Vieirareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:05Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:08.853Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD)
title PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD)
spellingShingle PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD)
Ramos, Diego Vieira
Construção Civil
Resíduos
Sustentabilidade
title_short PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD)
title_full PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD)
title_fullStr PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD)
title_full_unstemmed PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD)
title_sort PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD)
author Ramos, Diego Vieira
author_facet Ramos, Diego Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Diego Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Construção Civil
Resíduos
Sustentabilidade
topic Construção Civil
Resíduos
Sustentabilidade
dc.description.none.fl_txt_mv O atual modelo de desenvolvimento baseado na exploração acentuada dos recursos naturais não renováveis tem evidenciado a dificuldade do planeta em se recuperar dos impactos decorrentes do consumo irracional e da exploração irresponsável, expondo assim, a eminente necessidade da adoção de modelos mais sustentáveis, que visem formas de exploração menos nocivas ao meio ambiente. Sendo assim, a geração de resíduos se configura como consequência dessa realidade. Dentre as principais atividades econômicas do país, responsável direta pela criação de diversos postos de trabalho, a construção civil se caracteriza como uma das grandes fontes consumidoras de recursos naturais não renováveis e na geração de resíduos, atraindo as atenções da sociedade, no que diz respeito a medidas capazes de amenizar esta realidade. Dessa forma, algumas iniciativas, como os Centros de Reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (CRCD), surgem como importantes alternativas para a gestão sustentável de resíduos, proporcionando benefícios diversos, como a redução no volume de resíduos provenientes da construção civil nos aterros sanitários e consequente diminuição nos gastos públicos destinados a manutenção destes espaços, o controle de zoonoses, entre outros. Muitos destes benefícios podem ser atribuídos à iniciativa de se transformar resíduos em matéria prima, passível de uso no próprio canteiro de obras, como fonte para a produção de novos materiais empregados no processo construtivo ou a incorporação de agregados ao processo convencional. Sendo assim, o presente trabalho expõe os resultados obtidos com a implantação das CRCDs, explanando as vantagens sociais, ambientais e econômicos desta iniciativa para os municípios que as possuem e também para a sociedade que usufrui dos produtos produzidos a partir desse processo.
description O atual modelo de desenvolvimento baseado na exploração acentuada dos recursos naturais não renováveis tem evidenciado a dificuldade do planeta em se recuperar dos impactos decorrentes do consumo irracional e da exploração irresponsável, expondo assim, a eminente necessidade da adoção de modelos mais sustentáveis, que visem formas de exploração menos nocivas ao meio ambiente. Sendo assim, a geração de resíduos se configura como consequência dessa realidade. Dentre as principais atividades econômicas do país, responsável direta pela criação de diversos postos de trabalho, a construção civil se caracteriza como uma das grandes fontes consumidoras de recursos naturais não renováveis e na geração de resíduos, atraindo as atenções da sociedade, no que diz respeito a medidas capazes de amenizar esta realidade. Dessa forma, algumas iniciativas, como os Centros de Reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (CRCD), surgem como importantes alternativas para a gestão sustentável de resíduos, proporcionando benefícios diversos, como a redução no volume de resíduos provenientes da construção civil nos aterros sanitários e consequente diminuição nos gastos públicos destinados a manutenção destes espaços, o controle de zoonoses, entre outros. Muitos destes benefícios podem ser atribuídos à iniciativa de se transformar resíduos em matéria prima, passível de uso no próprio canteiro de obras, como fonte para a produção de novos materiais empregados no processo construtivo ou a incorporação de agregados ao processo convencional. Sendo assim, o presente trabalho expõe os resultados obtidos com a implantação das CRCDs, explanando as vantagens sociais, ambientais e econômicos desta iniciativa para os municípios que as possuem e também para a sociedade que usufrui dos produtos produzidos a partir desse processo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T11:40:33Z
2019-09-13T11:40:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2454
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2454
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948596727840768