PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E FATORES ASSOCIADOS EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABIKO, Rafael Hideki
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: TAMURA, Silvia Harumi, BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3199
Resumo: O objetivo do presente estudo é verificar a prevalência de lesões musculoesqueléticas e fatores associados em indivíduos participantes de corrida de rua. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa de caráter transversal do tipo observacional, com amostra de conveniência de 150 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 18 e 60 anos. A coleta será realizada na XII Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima -"Pare de Fumar Correndo", na qual todos os participantes da pesquisa assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido e depois responderão ao questionário estruturado submetido a teste de clareza e confiabilidade por três especialistas da área. O instrumento é comporto por três seções compostas por dados antropométricos, dados relacionados ao treinamento e informações sobre a ocorrência de lesões musculoesqueléticas. Para análise dos dados a idade será agrupada em intervalos de décadas.Os dados serão tratados por meio das estatísticas descritiva (média, desvio padrão, frequência relativa) e inferencial, cujos testes dependerão dos critérios de normalidade dos dados.Espera-se identificar a prevalência de lesões em praticantes de corrida de rua, caracterizar o perfil dos corredores, bem como verificar a associação das lesões musculoesqueléticas com o sobrepeso e o treinamento resistido.
id UNICESU -1_73b79ae647e3feaefc4ccd75eeb8e17b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3199
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E FATORES ASSOCIADOS EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUALesões do esportePrevenção de acidentesPromoção da saúdeO objetivo do presente estudo é verificar a prevalência de lesões musculoesqueléticas e fatores associados em indivíduos participantes de corrida de rua. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa de caráter transversal do tipo observacional, com amostra de conveniência de 150 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 18 e 60 anos. A coleta será realizada na XII Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima -"Pare de Fumar Correndo", na qual todos os participantes da pesquisa assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido e depois responderão ao questionário estruturado submetido a teste de clareza e confiabilidade por três especialistas da área. O instrumento é comporto por três seções compostas por dados antropométricos, dados relacionados ao treinamento e informações sobre a ocorrência de lesões musculoesqueléticas. Para análise dos dados a idade será agrupada em intervalos de décadas.Os dados serão tratados por meio das estatísticas descritiva (média, desvio padrão, frequência relativa) e inferencial, cujos testes dependerão dos critérios de normalidade dos dados.Espera-se identificar a prevalência de lesões em praticantes de corrida de rua, caracterizar o perfil dos corredores, bem como verificar a associação das lesões musculoesqueléticas com o sobrepeso e o treinamento resistido.UniCesumar2019-11-27T20:33:17Z2019-11-27T20:33:17Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3199otherABIKO, Rafael HidekiTAMURA, Silvia HarumiBERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:16Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:23.007Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E FATORES ASSOCIADOS EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
title PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E FATORES ASSOCIADOS EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
spellingShingle PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E FATORES ASSOCIADOS EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
ABIKO, Rafael Hideki
Lesões do esporte
Prevenção de acidentes
Promoção da saúde
title_short PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E FATORES ASSOCIADOS EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
title_full PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E FATORES ASSOCIADOS EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
title_fullStr PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E FATORES ASSOCIADOS EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
title_full_unstemmed PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E FATORES ASSOCIADOS EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
title_sort PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E FATORES ASSOCIADOS EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
author ABIKO, Rafael Hideki
author_facet ABIKO, Rafael Hideki
TAMURA, Silvia Harumi
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
author_role author
author2 TAMURA, Silvia Harumi
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ABIKO, Rafael Hideki
TAMURA, Silvia Harumi
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Lesões do esporte
Prevenção de acidentes
Promoção da saúde
topic Lesões do esporte
Prevenção de acidentes
Promoção da saúde
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo do presente estudo é verificar a prevalência de lesões musculoesqueléticas e fatores associados em indivíduos participantes de corrida de rua. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa de caráter transversal do tipo observacional, com amostra de conveniência de 150 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 18 e 60 anos. A coleta será realizada na XII Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima -"Pare de Fumar Correndo", na qual todos os participantes da pesquisa assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido e depois responderão ao questionário estruturado submetido a teste de clareza e confiabilidade por três especialistas da área. O instrumento é comporto por três seções compostas por dados antropométricos, dados relacionados ao treinamento e informações sobre a ocorrência de lesões musculoesqueléticas. Para análise dos dados a idade será agrupada em intervalos de décadas.Os dados serão tratados por meio das estatísticas descritiva (média, desvio padrão, frequência relativa) e inferencial, cujos testes dependerão dos critérios de normalidade dos dados.Espera-se identificar a prevalência de lesões em praticantes de corrida de rua, caracterizar o perfil dos corredores, bem como verificar a associação das lesões musculoesqueléticas com o sobrepeso e o treinamento resistido.
description O objetivo do presente estudo é verificar a prevalência de lesões musculoesqueléticas e fatores associados em indivíduos participantes de corrida de rua. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa de caráter transversal do tipo observacional, com amostra de conveniência de 150 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 18 e 60 anos. A coleta será realizada na XII Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima -"Pare de Fumar Correndo", na qual todos os participantes da pesquisa assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido e depois responderão ao questionário estruturado submetido a teste de clareza e confiabilidade por três especialistas da área. O instrumento é comporto por três seções compostas por dados antropométricos, dados relacionados ao treinamento e informações sobre a ocorrência de lesões musculoesqueléticas. Para análise dos dados a idade será agrupada em intervalos de décadas.Os dados serão tratados por meio das estatísticas descritiva (média, desvio padrão, frequência relativa) e inferencial, cujos testes dependerão dos critérios de normalidade dos dados.Espera-se identificar a prevalência de lesões em praticantes de corrida de rua, caracterizar o perfil dos corredores, bem como verificar a associação das lesões musculoesqueléticas com o sobrepeso e o treinamento resistido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-27T20:33:17Z
2019-11-27T20:33:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3199
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3199
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948640179781632