ESTUDO DAS MANOBRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TANGANELLI, Emanuelle Fanton
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7087
Resumo: Colabamento do meato acústico externo é o estreitamento ou fechamento total e/ou parcial do meato acústico externo. Isso dificulta a passagem do som da orelha externa para orelha interna, podendo determinar uma falsa perda auditiva.O colabamento pode ser resultado da compressão atípica do pavilhão auricular sobre o canal auditivo, determinada por uma menor elasticidade dos tecidos neste nível ocorrendo uni ou bilateralmete. Este pode ser encontrado em todas as idades, especialmente em indivíduos idosos devido ao processo natural de envelhecimento. OBJETIVO:O presente estudo tem como objetivo caracterizar um método mais eficaz para evitar o efeito do colabamento em indivíduos idosos, visando a obtenção de respostas fidedignas dos limiares auditivos, durante a avaliação audiológica subjetiva. MÉTODO: Fará parte desta pesquisa 15 indivíduos de ambos os sexos, com idade variando entre 60 a 65 anos. A pesquisa dos Limiares de via aérea será realizados por meio de três procedimentos: a) Fone de ouvido TDH 39, b) Colocação da oliva imitanciométricas, c) Fone de inserção. Inicialmente será realizado a inspeção do meato acústico externo, Medidas de imitâncio acústica e pesquisa dos reflexos acústicos dos músculo do estapédio. RESULTADO: Os dados parciais indicam que esta pesquisa leva-nos a importância de se realizar uma avaliação auditiva cuidando das variáveis que possam dificultar as respostas fidedignas dos limiares auditivos, durante a avaliação audiológicas subjetiva. Essas variáveis podem resultar de uma piora dos auditivos, em decorrência de um fechamento total e/ou parcial do meato acústico externo (colabamento). Este fato pode ocorrer pela pressão inadequada dos fones fazendo com que haja escape de pressão sonora. CONCLUSÃO: Verifica-se a importância de estar aplicando as manobras na avaliação audiológica subjetiva na pesquisa dos limiares auditivos.
id UNICESU -1_75094b5a08d5b938b23544c30e3bef07
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7087
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTUDO DAS MANOBRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICAColabamento do meato acústicoFone de ouvidoLimiares auditivosColabamento do meato acústico externo é o estreitamento ou fechamento total e/ou parcial do meato acústico externo. Isso dificulta a passagem do som da orelha externa para orelha interna, podendo determinar uma falsa perda auditiva.O colabamento pode ser resultado da compressão atípica do pavilhão auricular sobre o canal auditivo, determinada por uma menor elasticidade dos tecidos neste nível ocorrendo uni ou bilateralmete. Este pode ser encontrado em todas as idades, especialmente em indivíduos idosos devido ao processo natural de envelhecimento. OBJETIVO:O presente estudo tem como objetivo caracterizar um método mais eficaz para evitar o efeito do colabamento em indivíduos idosos, visando a obtenção de respostas fidedignas dos limiares auditivos, durante a avaliação audiológica subjetiva. MÉTODO: Fará parte desta pesquisa 15 indivíduos de ambos os sexos, com idade variando entre 60 a 65 anos. A pesquisa dos Limiares de via aérea será realizados por meio de três procedimentos: a) Fone de ouvido TDH 39, b) Colocação da oliva imitanciométricas, c) Fone de inserção. Inicialmente será realizado a inspeção do meato acústico externo, Medidas de imitâncio acústica e pesquisa dos reflexos acústicos dos músculo do estapédio. RESULTADO: Os dados parciais indicam que esta pesquisa leva-nos a importância de se realizar uma avaliação auditiva cuidando das variáveis que possam dificultar as respostas fidedignas dos limiares auditivos, durante a avaliação audiológicas subjetiva. Essas variáveis podem resultar de uma piora dos auditivos, em decorrência de um fechamento total e/ou parcial do meato acústico externo (colabamento). Este fato pode ocorrer pela pressão inadequada dos fones fazendo com que haja escape de pressão sonora. CONCLUSÃO: Verifica-se a importância de estar aplicando as manobras na avaliação audiológica subjetiva na pesquisa dos limiares auditivos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-03T11:27:28Z2005-10-192021-02-03T11:27:28Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7087porTANGANELLI, Emanuelle Fantoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-04T05:40:50ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DAS MANOBRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA
title ESTUDO DAS MANOBRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA
spellingShingle ESTUDO DAS MANOBRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA
TANGANELLI, Emanuelle Fanton
Colabamento do meato acústico
Fone de ouvido
Limiares auditivos
title_short ESTUDO DAS MANOBRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA
title_full ESTUDO DAS MANOBRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA
title_fullStr ESTUDO DAS MANOBRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA
title_full_unstemmed ESTUDO DAS MANOBRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA
title_sort ESTUDO DAS MANOBRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA
author TANGANELLI, Emanuelle Fanton
author_facet TANGANELLI, Emanuelle Fanton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TANGANELLI, Emanuelle Fanton
dc.subject.por.fl_str_mv Colabamento do meato acústico
Fone de ouvido
Limiares auditivos
topic Colabamento do meato acústico
Fone de ouvido
Limiares auditivos
description Colabamento do meato acústico externo é o estreitamento ou fechamento total e/ou parcial do meato acústico externo. Isso dificulta a passagem do som da orelha externa para orelha interna, podendo determinar uma falsa perda auditiva.O colabamento pode ser resultado da compressão atípica do pavilhão auricular sobre o canal auditivo, determinada por uma menor elasticidade dos tecidos neste nível ocorrendo uni ou bilateralmete. Este pode ser encontrado em todas as idades, especialmente em indivíduos idosos devido ao processo natural de envelhecimento. OBJETIVO:O presente estudo tem como objetivo caracterizar um método mais eficaz para evitar o efeito do colabamento em indivíduos idosos, visando a obtenção de respostas fidedignas dos limiares auditivos, durante a avaliação audiológica subjetiva. MÉTODO: Fará parte desta pesquisa 15 indivíduos de ambos os sexos, com idade variando entre 60 a 65 anos. A pesquisa dos Limiares de via aérea será realizados por meio de três procedimentos: a) Fone de ouvido TDH 39, b) Colocação da oliva imitanciométricas, c) Fone de inserção. Inicialmente será realizado a inspeção do meato acústico externo, Medidas de imitâncio acústica e pesquisa dos reflexos acústicos dos músculo do estapédio. RESULTADO: Os dados parciais indicam que esta pesquisa leva-nos a importância de se realizar uma avaliação auditiva cuidando das variáveis que possam dificultar as respostas fidedignas dos limiares auditivos, durante a avaliação audiológicas subjetiva. Essas variáveis podem resultar de uma piora dos auditivos, em decorrência de um fechamento total e/ou parcial do meato acústico externo (colabamento). Este fato pode ocorrer pela pressão inadequada dos fones fazendo com que haja escape de pressão sonora. CONCLUSÃO: Verifica-se a importância de estar aplicando as manobras na avaliação audiológica subjetiva na pesquisa dos limiares auditivos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-03T11:27:28Z
2021-02-03T11:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7087
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771948957433856