A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ASPECTOS DA DIGNIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALZÃO, Nicole Fernandes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: KUNKEL, Liliane Caroline, SILVA, Mauro Luís Siqueira da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2896
Resumo: Instalado o projeto da modernidade calcado na razão libertadora que orienta toda a formação social e política da renascença; surge o movimento constitucionalista que se funda na necessidade de que o Estado de Direito se funde em um documento escrito capaz de organizá-lo política e estruturalmente e ainda signifique a proteção do indivíduo contra o Estado. Nesse cenário, a realidade ultrapassa a base territorial produzindo profundas mudanças estruturais no comportamento humano, agora globalizado, tratando-se de uma multicolor identidade cultural. Assim, entre meio as relações globalizadas, encontramos o indivíduo, não como ator social, mas sim de forma reflexa, como que uma projeção de rupturas do sistema, tendo como pano de fundo o problema sociedade e natureza, e da clássica contradição entre capital e trabalho. Assim, o fato é que as condições da existência humana representam uma realidade que se forma dentro das fronteiras dos Estados, muito embora siga parâmetros que se formam no contexto da própria globalização, assim, o espaço nacional é palco de uma crise sistêmica onde a própria realidade cultural é negada por conta de uma pretensa hegemonia cultural globalizada. Daí há uma crise a determinar a formação daquilo que se entende por dignidade, cumprindo ao Estado emprestar soluções para as rupturas estruturais do sistema global. Portanto, a pesquisa em tela pretende desvendar através de uma revisão bibliográfica, bem como realizando entrevistas no meio acadêmico, objetivando identificar quais as bases e pressupostos da formação da crise cultural do homem contemporâneo, e identificar se existem parâmetros que justifiquem a formação de um conteúdo válido à formação da dignidade da pessoa humana diante da crise de identidade cultural.
id UNICESU -1_78fd9aa42bec7e490d6712ef3565ef07
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2896
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ASPECTOS DA DIGNIDADECulturaDignidade da pessoa humanaGlobalizaçãoIdentidadeInstalado o projeto da modernidade calcado na razão libertadora que orienta toda a formação social e política da renascença; surge o movimento constitucionalista que se funda na necessidade de que o Estado de Direito se funde em um documento escrito capaz de organizá-lo política e estruturalmente e ainda signifique a proteção do indivíduo contra o Estado. Nesse cenário, a realidade ultrapassa a base territorial produzindo profundas mudanças estruturais no comportamento humano, agora globalizado, tratando-se de uma multicolor identidade cultural. Assim, entre meio as relações globalizadas, encontramos o indivíduo, não como ator social, mas sim de forma reflexa, como que uma projeção de rupturas do sistema, tendo como pano de fundo o problema sociedade e natureza, e da clássica contradição entre capital e trabalho. Assim, o fato é que as condições da existência humana representam uma realidade que se forma dentro das fronteiras dos Estados, muito embora siga parâmetros que se formam no contexto da própria globalização, assim, o espaço nacional é palco de uma crise sistêmica onde a própria realidade cultural é negada por conta de uma pretensa hegemonia cultural globalizada. Daí há uma crise a determinar a formação daquilo que se entende por dignidade, cumprindo ao Estado emprestar soluções para as rupturas estruturais do sistema global. Portanto, a pesquisa em tela pretende desvendar através de uma revisão bibliográfica, bem como realizando entrevistas no meio acadêmico, objetivando identificar quais as bases e pressupostos da formação da crise cultural do homem contemporâneo, e identificar se existem parâmetros que justifiquem a formação de um conteúdo válido à formação da dignidade da pessoa humana diante da crise de identidade cultural.UniCesumar2019-11-19T20:04:02Z2019-11-19T20:04:02Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2896otherALZÃO, Nicole FernandesKUNKEL, Liliane CarolineSILVA, Mauro Luís Siqueira dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:06.98Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ASPECTOS DA DIGNIDADE
title A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ASPECTOS DA DIGNIDADE
spellingShingle A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ASPECTOS DA DIGNIDADE
ALZÃO, Nicole Fernandes
Cultura
Dignidade da pessoa humana
Globalização
Identidade
title_short A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ASPECTOS DA DIGNIDADE
title_full A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ASPECTOS DA DIGNIDADE
title_fullStr A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ASPECTOS DA DIGNIDADE
title_full_unstemmed A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ASPECTOS DA DIGNIDADE
title_sort A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ASPECTOS DA DIGNIDADE
author ALZÃO, Nicole Fernandes
author_facet ALZÃO, Nicole Fernandes
KUNKEL, Liliane Caroline
SILVA, Mauro Luís Siqueira da
author_role author
author2 KUNKEL, Liliane Caroline
SILVA, Mauro Luís Siqueira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALZÃO, Nicole Fernandes
KUNKEL, Liliane Caroline
SILVA, Mauro Luís Siqueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Dignidade da pessoa humana
Globalização
Identidade
topic Cultura
Dignidade da pessoa humana
Globalização
Identidade
dc.description.none.fl_txt_mv Instalado o projeto da modernidade calcado na razão libertadora que orienta toda a formação social e política da renascença; surge o movimento constitucionalista que se funda na necessidade de que o Estado de Direito se funde em um documento escrito capaz de organizá-lo política e estruturalmente e ainda signifique a proteção do indivíduo contra o Estado. Nesse cenário, a realidade ultrapassa a base territorial produzindo profundas mudanças estruturais no comportamento humano, agora globalizado, tratando-se de uma multicolor identidade cultural. Assim, entre meio as relações globalizadas, encontramos o indivíduo, não como ator social, mas sim de forma reflexa, como que uma projeção de rupturas do sistema, tendo como pano de fundo o problema sociedade e natureza, e da clássica contradição entre capital e trabalho. Assim, o fato é que as condições da existência humana representam uma realidade que se forma dentro das fronteiras dos Estados, muito embora siga parâmetros que se formam no contexto da própria globalização, assim, o espaço nacional é palco de uma crise sistêmica onde a própria realidade cultural é negada por conta de uma pretensa hegemonia cultural globalizada. Daí há uma crise a determinar a formação daquilo que se entende por dignidade, cumprindo ao Estado emprestar soluções para as rupturas estruturais do sistema global. Portanto, a pesquisa em tela pretende desvendar através de uma revisão bibliográfica, bem como realizando entrevistas no meio acadêmico, objetivando identificar quais as bases e pressupostos da formação da crise cultural do homem contemporâneo, e identificar se existem parâmetros que justifiquem a formação de um conteúdo válido à formação da dignidade da pessoa humana diante da crise de identidade cultural.
description Instalado o projeto da modernidade calcado na razão libertadora que orienta toda a formação social e política da renascença; surge o movimento constitucionalista que se funda na necessidade de que o Estado de Direito se funde em um documento escrito capaz de organizá-lo política e estruturalmente e ainda signifique a proteção do indivíduo contra o Estado. Nesse cenário, a realidade ultrapassa a base territorial produzindo profundas mudanças estruturais no comportamento humano, agora globalizado, tratando-se de uma multicolor identidade cultural. Assim, entre meio as relações globalizadas, encontramos o indivíduo, não como ator social, mas sim de forma reflexa, como que uma projeção de rupturas do sistema, tendo como pano de fundo o problema sociedade e natureza, e da clássica contradição entre capital e trabalho. Assim, o fato é que as condições da existência humana representam uma realidade que se forma dentro das fronteiras dos Estados, muito embora siga parâmetros que se formam no contexto da própria globalização, assim, o espaço nacional é palco de uma crise sistêmica onde a própria realidade cultural é negada por conta de uma pretensa hegemonia cultural globalizada. Daí há uma crise a determinar a formação daquilo que se entende por dignidade, cumprindo ao Estado emprestar soluções para as rupturas estruturais do sistema global. Portanto, a pesquisa em tela pretende desvendar através de uma revisão bibliográfica, bem como realizando entrevistas no meio acadêmico, objetivando identificar quais as bases e pressupostos da formação da crise cultural do homem contemporâneo, e identificar se existem parâmetros que justifiquem a formação de um conteúdo válido à formação da dignidade da pessoa humana diante da crise de identidade cultural.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-19T20:04:02Z
2019-11-19T20:04:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2896
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2896
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948590508736512