AVALIAÇÃO NUTRIONAL DE CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHIS, Andréia Barbosa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SAMPAIO, Arlinda Jesus, ALVES, Bruna Diana, STEINCHK, Juraci de Fátima, AGUIAR, Joana Ercilia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6484
Resumo: Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2006) a obesidade, já encarada em todo o mundo como epidemia, atinge 6 milhões de jovens brasileiros. O objetivo do projeto foi avaliar as condições nutricionais de crianças em idade escolar. Realizado através de pesquisa quantitativa exploratória, tendo como sujeitos do estudo 60 crianças entre 5 a 11 anos de idade. Para o procedimento garantiu-se, previamente, o perfeito funcionamento da balança, para informar o peso da criança o mais exato possível, colocamos a criança no centro do equipamento, ereto, com os pés juntos e os braços estendidos ao longo do corpo, mantendo a criança parada nesta posição. Coletamos os dados peso/estatura da mesma. Os dados foram classificados de acordo com os pontos propostos por Must (1991) que definem como sobrepeso crianças entre os percentiis 75 e 95, e obesas com percentil acima de 95. Que apresentou as seguintes situações: sobrepeso em 8,33% (n = 5) das crianças do sexo masculino e 3,33(n = 2) das crianças do sexo feminino, a obesidade aparece em 5% (n = 3) das crianças do sexo masculino e 1,66% (N = 1) das crianças do sexo feminino. O estudo mostrou uma realidade diferente, a evidência da necessidade de estudos populacionais e clínicos que orientem a adoção de critério único para assistência e planejamento em saúde e nutrição. Sugerimos a elaboração de um projeto para acompanhamento nutricional. Assim como programa que possa acompanhar os agravos a saúde associados à alimentação inadequada.
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