MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADA COM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE AMARELO CREPÚSCULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FACHINA, Yasmin Jaqueline, DEMITI, Gabriela Maria Matos, PAIXÃO, Rebecca Manesco, BERGAMASCO, Rosângela, VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3341
Resumo: Membranas vêm sendo utilizadas para o tratamento de água e efluentes, já que os métodos convencionais não são capazes de eliminar todos os microcontaminantes presentes. A incrustação é um dos principais problemas encontrados nessa tecnologia, logo a modificação da superfície das membranas é empregada a fim de melhorar suas propriedades. Dessa forma, o presente trabalho visa modificar membranas de microfiltração de poliétersulfona através da técnica de automontagem camada por camada pelo método de filtração pressurizada. Primeiramente a membrana foi submetida ao processo de sulfonação e, subsequentemente, foram filtradas as soluções de polivinilálcool e óxido de grafeno, que se ligaram via interações eletrostáticas à membrana. Foi empregada a solução de corante amarelo crepúsculo para avaliar o desempenho de filtração através da membrana, cujos resultados apontaram remoção de aproximadamente 75% deste contaminante, bem como uma taxa de incrustação moderada, e satisfatória taxa de recuperação de fluxo de permeado. Portanto, a modificação proposta é promissora para este estudo.
id UNICESU -1_7cd40d37920bf349788117e8a40d8d5b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3341
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADA COM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE AMARELO CREPÚSCULOMembranaÓxido de grafenoIncrustaçãoCorantesMembranas vêm sendo utilizadas para o tratamento de água e efluentes, já que os métodos convencionais não são capazes de eliminar todos os microcontaminantes presentes. A incrustação é um dos principais problemas encontrados nessa tecnologia, logo a modificação da superfície das membranas é empregada a fim de melhorar suas propriedades. Dessa forma, o presente trabalho visa modificar membranas de microfiltração de poliétersulfona através da técnica de automontagem camada por camada pelo método de filtração pressurizada. Primeiramente a membrana foi submetida ao processo de sulfonação e, subsequentemente, foram filtradas as soluções de polivinilálcool e óxido de grafeno, que se ligaram via interações eletrostáticas à membrana. Foi empregada a solução de corante amarelo crepúsculo para avaliar o desempenho de filtração através da membrana, cujos resultados apontaram remoção de aproximadamente 75% deste contaminante, bem como uma taxa de incrustação moderada, e satisfatória taxa de recuperação de fluxo de permeado. Portanto, a modificação proposta é promissora para este estudo.UniCesumar2019-12-06T17:58:11Z2019-12-06T17:58:11Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3341otherJANUÁRIO, Eduarda Freitas DiogoFACHINA, Yasmin JaquelineDEMITI, Gabriela Maria MatosPAIXÃO, Rebecca ManescoBERGAMASCO, RosângelaVIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:06.104Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADA COM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE AMARELO CREPÚSCULO
title MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADA COM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE AMARELO CREPÚSCULO
spellingShingle MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADA COM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE AMARELO CREPÚSCULO
JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
Membrana
Óxido de grafeno
Incrustação
Corantes
title_short MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADA COM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE AMARELO CREPÚSCULO
title_full MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADA COM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE AMARELO CREPÚSCULO
title_fullStr MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADA COM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE AMARELO CREPÚSCULO
title_full_unstemmed MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADA COM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE AMARELO CREPÚSCULO
title_sort MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADA COM ÓXIDO DE GRAFENO PARA REMOÇÃO DE AMARELO CREPÚSCULO
author JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
author_facet JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
FACHINA, Yasmin Jaqueline
DEMITI, Gabriela Maria Matos
PAIXÃO, Rebecca Manesco
BERGAMASCO, Rosângela
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
author_role author
author2 FACHINA, Yasmin Jaqueline
DEMITI, Gabriela Maria Matos
PAIXÃO, Rebecca Manesco
BERGAMASCO, Rosângela
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
FACHINA, Yasmin Jaqueline
DEMITI, Gabriela Maria Matos
PAIXÃO, Rebecca Manesco
BERGAMASCO, Rosângela
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
dc.subject.por.fl_str_mv Membrana
Óxido de grafeno
Incrustação
Corantes
topic Membrana
Óxido de grafeno
Incrustação
Corantes
dc.description.none.fl_txt_mv Membranas vêm sendo utilizadas para o tratamento de água e efluentes, já que os métodos convencionais não são capazes de eliminar todos os microcontaminantes presentes. A incrustação é um dos principais problemas encontrados nessa tecnologia, logo a modificação da superfície das membranas é empregada a fim de melhorar suas propriedades. Dessa forma, o presente trabalho visa modificar membranas de microfiltração de poliétersulfona através da técnica de automontagem camada por camada pelo método de filtração pressurizada. Primeiramente a membrana foi submetida ao processo de sulfonação e, subsequentemente, foram filtradas as soluções de polivinilálcool e óxido de grafeno, que se ligaram via interações eletrostáticas à membrana. Foi empregada a solução de corante amarelo crepúsculo para avaliar o desempenho de filtração através da membrana, cujos resultados apontaram remoção de aproximadamente 75% deste contaminante, bem como uma taxa de incrustação moderada, e satisfatória taxa de recuperação de fluxo de permeado. Portanto, a modificação proposta é promissora para este estudo.
description Membranas vêm sendo utilizadas para o tratamento de água e efluentes, já que os métodos convencionais não são capazes de eliminar todos os microcontaminantes presentes. A incrustação é um dos principais problemas encontrados nessa tecnologia, logo a modificação da superfície das membranas é empregada a fim de melhorar suas propriedades. Dessa forma, o presente trabalho visa modificar membranas de microfiltração de poliétersulfona através da técnica de automontagem camada por camada pelo método de filtração pressurizada. Primeiramente a membrana foi submetida ao processo de sulfonação e, subsequentemente, foram filtradas as soluções de polivinilálcool e óxido de grafeno, que se ligaram via interações eletrostáticas à membrana. Foi empregada a solução de corante amarelo crepúsculo para avaliar o desempenho de filtração através da membrana, cujos resultados apontaram remoção de aproximadamente 75% deste contaminante, bem como uma taxa de incrustação moderada, e satisfatória taxa de recuperação de fluxo de permeado. Portanto, a modificação proposta é promissora para este estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T17:58:11Z
2019-12-06T17:58:11Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3341
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3341
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948629013495808