IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALVANI, Alison Luan Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: OLIVEIRA, Mariana, TENÓRIO, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3695
Resumo: O conhecimento vem sendo utilizado nas organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para aprimorar o conhecimento organizacional por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação desse conhecimento. Nas organizações que trabalham fundamentalmente com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final (software) satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, desenvolver um software é uma tarefa complexa que envolve conhecimento técnico apurado da equipe executora. Diante desse cenário pouco amistoso, é comum e, muitas vezes inevitável, a entrega aos clientes de um software contendo defeitos, que são comumente denominados de bug. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar rapidamente ao fornecedor do produto para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos ao cliente. Contudo, na maioria das vezes, o reporte de bug não é estruturado e torna-se insuficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema. Isso se deve à falta de estrutura, informação ou padrão na maioria dos reportes de bug utilizados. Assim, entender e representar o conhecimento referente aos reportes de bug é fundamental para o sucesso na tarefa de solucioná-los, que é normalmente conhecida como bug fixing. Portanto, o objetivo desta pesquisa é modelar uma ontologia para reportar bugs nas organizações da indústria de software. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica e cinco entrevistas com profissionais de uma organização da indústria de software. Os resultados apontaram para uma ontologia que busca facilitar o reporte de bugs na indústria de software.
id UNICESU -1_7d327c8fbb26b5a63a9cf6510172dca8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3695
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUGGestão do conhecimentoRepresentação do conhecimentoO conhecimento vem sendo utilizado nas organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para aprimorar o conhecimento organizacional por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação desse conhecimento. Nas organizações que trabalham fundamentalmente com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final (software) satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, desenvolver um software é uma tarefa complexa que envolve conhecimento técnico apurado da equipe executora. Diante desse cenário pouco amistoso, é comum e, muitas vezes inevitável, a entrega aos clientes de um software contendo defeitos, que são comumente denominados de bug. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar rapidamente ao fornecedor do produto para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos ao cliente. Contudo, na maioria das vezes, o reporte de bug não é estruturado e torna-se insuficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema. Isso se deve à falta de estrutura, informação ou padrão na maioria dos reportes de bug utilizados. Assim, entender e representar o conhecimento referente aos reportes de bug é fundamental para o sucesso na tarefa de solucioná-los, que é normalmente conhecida como bug fixing. Portanto, o objetivo desta pesquisa é modelar uma ontologia para reportar bugs nas organizações da indústria de software. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica e cinco entrevistas com profissionais de uma organização da indústria de software. Os resultados apontaram para uma ontologia que busca facilitar o reporte de bugs na indústria de software.UniCesumar2019-12-30T20:53:06Z2019-12-30T20:53:06Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3695otherGALVANI, Alison Luan FernandesOLIVEIRA, MarianaTENÓRIO, Nelsonreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:36Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:38.769Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUG
title IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUG
spellingShingle IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUG
GALVANI, Alison Luan Fernandes
Gestão do conhecimento
Representação do conhecimento
title_short IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUG
title_full IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUG
title_fullStr IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUG
title_full_unstemmed IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUG
title_sort IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUG
author GALVANI, Alison Luan Fernandes
author_facet GALVANI, Alison Luan Fernandes
OLIVEIRA, Mariana
TENÓRIO, Nelson
author_role author
author2 OLIVEIRA, Mariana
TENÓRIO, Nelson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GALVANI, Alison Luan Fernandes
OLIVEIRA, Mariana
TENÓRIO, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Representação do conhecimento
topic Gestão do conhecimento
Representação do conhecimento
dc.description.none.fl_txt_mv O conhecimento vem sendo utilizado nas organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para aprimorar o conhecimento organizacional por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação desse conhecimento. Nas organizações que trabalham fundamentalmente com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final (software) satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, desenvolver um software é uma tarefa complexa que envolve conhecimento técnico apurado da equipe executora. Diante desse cenário pouco amistoso, é comum e, muitas vezes inevitável, a entrega aos clientes de um software contendo defeitos, que são comumente denominados de bug. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar rapidamente ao fornecedor do produto para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos ao cliente. Contudo, na maioria das vezes, o reporte de bug não é estruturado e torna-se insuficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema. Isso se deve à falta de estrutura, informação ou padrão na maioria dos reportes de bug utilizados. Assim, entender e representar o conhecimento referente aos reportes de bug é fundamental para o sucesso na tarefa de solucioná-los, que é normalmente conhecida como bug fixing. Portanto, o objetivo desta pesquisa é modelar uma ontologia para reportar bugs nas organizações da indústria de software. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica e cinco entrevistas com profissionais de uma organização da indústria de software. Os resultados apontaram para uma ontologia que busca facilitar o reporte de bugs na indústria de software.
description O conhecimento vem sendo utilizado nas organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para aprimorar o conhecimento organizacional por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação desse conhecimento. Nas organizações que trabalham fundamentalmente com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final (software) satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, desenvolver um software é uma tarefa complexa que envolve conhecimento técnico apurado da equipe executora. Diante desse cenário pouco amistoso, é comum e, muitas vezes inevitável, a entrega aos clientes de um software contendo defeitos, que são comumente denominados de bug. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar rapidamente ao fornecedor do produto para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos ao cliente. Contudo, na maioria das vezes, o reporte de bug não é estruturado e torna-se insuficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema. Isso se deve à falta de estrutura, informação ou padrão na maioria dos reportes de bug utilizados. Assim, entender e representar o conhecimento referente aos reportes de bug é fundamental para o sucesso na tarefa de solucioná-los, que é normalmente conhecida como bug fixing. Portanto, o objetivo desta pesquisa é modelar uma ontologia para reportar bugs nas organizações da indústria de software. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica e cinco entrevistas com profissionais de uma organização da indústria de software. Os resultados apontaram para uma ontologia que busca facilitar o reporte de bugs na indústria de software.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30T20:53:06Z
2019-12-30T20:53:06Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3695
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3695
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948583485374464