IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3695 |
Resumo: | O conhecimento vem sendo utilizado nas organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para aprimorar o conhecimento organizacional por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação desse conhecimento. Nas organizações que trabalham fundamentalmente com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final (software) satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, desenvolver um software é uma tarefa complexa que envolve conhecimento técnico apurado da equipe executora. Diante desse cenário pouco amistoso, é comum e, muitas vezes inevitável, a entrega aos clientes de um software contendo defeitos, que são comumente denominados de bug. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar rapidamente ao fornecedor do produto para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos ao cliente. Contudo, na maioria das vezes, o reporte de bug não é estruturado e torna-se insuficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema. Isso se deve à falta de estrutura, informação ou padrão na maioria dos reportes de bug utilizados. Assim, entender e representar o conhecimento referente aos reportes de bug é fundamental para o sucesso na tarefa de solucioná-los, que é normalmente conhecida como bug fixing. Portanto, o objetivo desta pesquisa é modelar uma ontologia para reportar bugs nas organizações da indústria de software. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica e cinco entrevistas com profissionais de uma organização da indústria de software. Os resultados apontaram para uma ontologia que busca facilitar o reporte de bugs na indústria de software. |
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IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ONTOLOGIA PARA RELATOS DE BUGGestão do conhecimentoRepresentação do conhecimentoO conhecimento vem sendo utilizado nas organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para aprimorar o conhecimento organizacional por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação desse conhecimento. Nas organizações que trabalham fundamentalmente com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final (software) satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, desenvolver um software é uma tarefa complexa que envolve conhecimento técnico apurado da equipe executora. Diante desse cenário pouco amistoso, é comum e, muitas vezes inevitável, a entrega aos clientes de um software contendo defeitos, que são comumente denominados de bug. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar rapidamente ao fornecedor do produto para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos ao cliente. Contudo, na maioria das vezes, o reporte de bug não é estruturado e torna-se insuficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema. Isso se deve à falta de estrutura, informação ou padrão na maioria dos reportes de bug utilizados. Assim, entender e representar o conhecimento referente aos reportes de bug é fundamental para o sucesso na tarefa de solucioná-los, que é normalmente conhecida como bug fixing. Portanto, o objetivo desta pesquisa é modelar uma ontologia para reportar bugs nas organizações da indústria de software. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica e cinco entrevistas com profissionais de uma organização da indústria de software. Os resultados apontaram para uma ontologia que busca facilitar o reporte de bugs na indústria de software.UniCesumar2019-12-30T20:53:06Z2019-12-30T20:53:06Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3695otherGALVANI, Alison Luan FernandesOLIVEIRA, MarianaTENÓRIO, Nelsonreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:36Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:38.769Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
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O conhecimento vem sendo utilizado nas organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para aprimorar o conhecimento organizacional por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação desse conhecimento. Nas organizações que trabalham fundamentalmente com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final (software) satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, desenvolver um software é uma tarefa complexa que envolve conhecimento técnico apurado da equipe executora. Diante desse cenário pouco amistoso, é comum e, muitas vezes inevitável, a entrega aos clientes de um software contendo defeitos, que são comumente denominados de bug. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar rapidamente ao fornecedor do produto para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos ao cliente. Contudo, na maioria das vezes, o reporte de bug não é estruturado e torna-se insuficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema. Isso se deve à falta de estrutura, informação ou padrão na maioria dos reportes de bug utilizados. Assim, entender e representar o conhecimento referente aos reportes de bug é fundamental para o sucesso na tarefa de solucioná-los, que é normalmente conhecida como bug fixing. Portanto, o objetivo desta pesquisa é modelar uma ontologia para reportar bugs nas organizações da indústria de software. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica e cinco entrevistas com profissionais de uma organização da indústria de software. Os resultados apontaram para uma ontologia que busca facilitar o reporte de bugs na indústria de software. |
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O conhecimento vem sendo utilizado nas organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para aprimorar o conhecimento organizacional por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação desse conhecimento. Nas organizações que trabalham fundamentalmente com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final (software) satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, desenvolver um software é uma tarefa complexa que envolve conhecimento técnico apurado da equipe executora. Diante desse cenário pouco amistoso, é comum e, muitas vezes inevitável, a entrega aos clientes de um software contendo defeitos, que são comumente denominados de bug. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar rapidamente ao fornecedor do produto para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos ao cliente. Contudo, na maioria das vezes, o reporte de bug não é estruturado e torna-se insuficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema. Isso se deve à falta de estrutura, informação ou padrão na maioria dos reportes de bug utilizados. Assim, entender e representar o conhecimento referente aos reportes de bug é fundamental para o sucesso na tarefa de solucioná-los, que é normalmente conhecida como bug fixing. Portanto, o objetivo desta pesquisa é modelar uma ontologia para reportar bugs nas organizações da indústria de software. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica e cinco entrevistas com profissionais de uma organização da indústria de software. Os resultados apontaram para uma ontologia que busca facilitar o reporte de bugs na indústria de software. |
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