ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAGOS, Angélica Madurera
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: GOMES, Izabela Gonçalves Ramirez, SILVA, Stefania Caroline Claudino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2197
Resumo: A proteína BRCA1 está associada a propagação de erros gênicos por perda de controle do ciclo celular e apoptose, resultando em aumento descontrolado da taxa de proliferação celular. Em cães, os tumores de mama são as neoplasias mais comuns, e o gene BRCA1 torna-se um forte candidato a estudos moleculares, uma vez que informações de polimorfismos ainda são poucas nesta espécie. Uma maneira eficiente de validação de polimorfismos genético em populações grandes é a técnica de RFLP (Restriction Fragment Length Polymorfism), entretanto está técnica depende da escolha correta das endonucleases. Deste modo, objetivamos com esta pesquisa realizar análise de bioinformática no gene BRCA1, para que seja possível determinar sítios de restrição e endonucleases adequadas. Para tal, as sequências de éxons serão alinhadas por meio de bioinformática, utilizando o software gratuito Needleman-Wunsch Global Align Nucleotide Sequences. Após alinhamento será anotada a posição exata dos possíveis polimorfismos genéticos, e as sequências serão avaliadas por meio dos softwares gratuitos: GeneRunner. Os sítios de corte sugeridos pelo software serão testados via software e Restriction mapper 3, para evidenciar os fragmentos esperados com a restrição. Ao fim, os sítios de restrição, as endonucleases e os fragmentos esperados serão organizados em forma de tabela, como base de pesquisa para futuros estudos. Através da realização desta pesquisa, espera-se identificar por meio de bioinformática, possíveis regiões polimórficas, sítios de restrição, endonucleases e fragmentos esperados para o gene BRCA1 em cães.
id UNICESU -1_7ec60a209f73addc3b731032f3f70f62
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2197
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃESBiologia molecularOncogêneseTumor de mamaA proteína BRCA1 está associada a propagação de erros gênicos por perda de controle do ciclo celular e apoptose, resultando em aumento descontrolado da taxa de proliferação celular. Em cães, os tumores de mama são as neoplasias mais comuns, e o gene BRCA1 torna-se um forte candidato a estudos moleculares, uma vez que informações de polimorfismos ainda são poucas nesta espécie. Uma maneira eficiente de validação de polimorfismos genético em populações grandes é a técnica de RFLP (Restriction Fragment Length Polymorfism), entretanto está técnica depende da escolha correta das endonucleases. Deste modo, objetivamos com esta pesquisa realizar análise de bioinformática no gene BRCA1, para que seja possível determinar sítios de restrição e endonucleases adequadas. Para tal, as sequências de éxons serão alinhadas por meio de bioinformática, utilizando o software gratuito Needleman-Wunsch Global Align Nucleotide Sequences. Após alinhamento será anotada a posição exata dos possíveis polimorfismos genéticos, e as sequências serão avaliadas por meio dos softwares gratuitos: GeneRunner. Os sítios de corte sugeridos pelo software serão testados via software e Restriction mapper 3, para evidenciar os fragmentos esperados com a restrição. Ao fim, os sítios de restrição, as endonucleases e os fragmentos esperados serão organizados em forma de tabela, como base de pesquisa para futuros estudos. Através da realização desta pesquisa, espera-se identificar por meio de bioinformática, possíveis regiões polimórficas, sítios de restrição, endonucleases e fragmentos esperados para o gene BRCA1 em cães.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T17:28:23Z2019-08-26T17:28:23Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2197porLAGOS, Angélica MadureraGOMES, Izabela Gonçalves RamirezSILVA, Stefania Caroline Claudino dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:33ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
title ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
spellingShingle ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
LAGOS, Angélica Madurera
Biologia molecular
Oncogênese
Tumor de mama
title_short ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
title_full ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
title_fullStr ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
title_full_unstemmed ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
title_sort ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
author LAGOS, Angélica Madurera
author_facet LAGOS, Angélica Madurera
GOMES, Izabela Gonçalves Ramirez
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
author_role author
author2 GOMES, Izabela Gonçalves Ramirez
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LAGOS, Angélica Madurera
GOMES, Izabela Gonçalves Ramirez
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia molecular
Oncogênese
Tumor de mama
topic Biologia molecular
Oncogênese
Tumor de mama
description A proteína BRCA1 está associada a propagação de erros gênicos por perda de controle do ciclo celular e apoptose, resultando em aumento descontrolado da taxa de proliferação celular. Em cães, os tumores de mama são as neoplasias mais comuns, e o gene BRCA1 torna-se um forte candidato a estudos moleculares, uma vez que informações de polimorfismos ainda são poucas nesta espécie. Uma maneira eficiente de validação de polimorfismos genético em populações grandes é a técnica de RFLP (Restriction Fragment Length Polymorfism), entretanto está técnica depende da escolha correta das endonucleases. Deste modo, objetivamos com esta pesquisa realizar análise de bioinformática no gene BRCA1, para que seja possível determinar sítios de restrição e endonucleases adequadas. Para tal, as sequências de éxons serão alinhadas por meio de bioinformática, utilizando o software gratuito Needleman-Wunsch Global Align Nucleotide Sequences. Após alinhamento será anotada a posição exata dos possíveis polimorfismos genéticos, e as sequências serão avaliadas por meio dos softwares gratuitos: GeneRunner. Os sítios de corte sugeridos pelo software serão testados via software e Restriction mapper 3, para evidenciar os fragmentos esperados com a restrição. Ao fim, os sítios de restrição, as endonucleases e os fragmentos esperados serão organizados em forma de tabela, como base de pesquisa para futuros estudos. Através da realização desta pesquisa, espera-se identificar por meio de bioinformática, possíveis regiões polimórficas, sítios de restrição, endonucleases e fragmentos esperados para o gene BRCA1 em cães.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T17:28:23Z
2019-08-26T17:28:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2197
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771938055389184