AVALIAÇÃO DE NOVOS HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM COMPARAÇÃO COM HÍBRIDOS COMERCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMALHO, Evandro Zibordi
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CARNIEL, Rafael Vargas, TONIATTO, Mateus, SANCHES, Rafael Egéa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4735
Resumo: O milho é um dos principais cereais cultivados em todo o mundo, sendo sua importância econômica caracterizada pelas diversas formas de sua utilização. Em programas de melhoramento, a avaliação de linhagens e híbridos é a etapa mais importante e dispendiosa, e as avaliações de Valor de Cultivo e Uso (VCU) são de suma importância para realizar junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o registro destas novas cultivares. Além disso, o primeiro passo na produção de uma cultura é a escolha da semente, pois o rendimento é o resultado do potencial genético da semente e do ambiente, sendo a cultivar responsável por 50% do rendimento final. Espera-se gerar conhecimentos, tecnologias e ações que promovam inovações no atual sistema de produção de milho visando menor utilização de agrotóxicos, redução de custos e dos riscos de contaminação. Justifica-se por obter novas alternativas de híbridos para plantio na safrinha, com menor custo e adaptabilidade à região de Maringá. Os objetivos são avaliar a adaptabilidade e estabilidade de híbridos de milho na safrinha na região de Maringá, a fim de estabelecer critérios na tomada de decisão no momento do plantio, fornecendo novas alternativas de híbridos para plantio na safrinha. O experimento teve início na Fazenda BIOTEC, os tratamentos constituíram de 15 novos híbridos em Valor de Cultivo e Uso (VCU), desenvolvidos pela empresa Sementes Nascente e 15 híbridos comerciais indicados para a época de plantio, totalizando 30 tratamentos. As unidades experimentais foram constituídas de 4 linhas com 5m de comprimento, a população utilizada foi de 5 plantas por metro linear. As sementes foram tratadas conforme recomendação, assim como a adubação, entre outros tratos culturais. Em função de alterações climáticas não foram obtidos resultados parciais e o experimento será retomado após obtenção de novas sementes utilizando a mesma metodologia citada. Após o novo plantio, serão realizadas avaliações semanais a para verificação de diversos parâmetros como: porcentagem de acamamento, níveis de infestação de doenças e de ataque de pragas, desenvolvimento dos estádios fenológicos da cultura, comprimento do ciclo, requerimento nutricional e finalmente produtividade.
id UNICESU -1_83e50a3cc14a713ed94151e7dc2d586a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4735
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE NOVOS HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM COMPARAÇÃO COM HÍBRIDOS COMERCIAISAdaptabilidadeEstabilidadeRentabilidadeO milho é um dos principais cereais cultivados em todo o mundo, sendo sua importância econômica caracterizada pelas diversas formas de sua utilização. Em programas de melhoramento, a avaliação de linhagens e híbridos é a etapa mais importante e dispendiosa, e as avaliações de Valor de Cultivo e Uso (VCU) são de suma importância para realizar junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o registro destas novas cultivares. Além disso, o primeiro passo na produção de uma cultura é a escolha da semente, pois o rendimento é o resultado do potencial genético da semente e do ambiente, sendo a cultivar responsável por 50% do rendimento final. Espera-se gerar conhecimentos, tecnologias e ações que promovam inovações no atual sistema de produção de milho visando menor utilização de agrotóxicos, redução de custos e dos riscos de contaminação. Justifica-se por obter novas alternativas de híbridos para plantio na safrinha, com menor custo e adaptabilidade à região de Maringá. Os objetivos são avaliar a adaptabilidade e estabilidade de híbridos de milho na safrinha na região de Maringá, a fim de estabelecer critérios na tomada de decisão no momento do plantio, fornecendo novas alternativas de híbridos para plantio na safrinha. O experimento teve início na Fazenda BIOTEC, os tratamentos constituíram de 15 novos híbridos em Valor de Cultivo e Uso (VCU), desenvolvidos pela empresa Sementes Nascente e 15 híbridos comerciais indicados para a época de plantio, totalizando 30 tratamentos. As unidades experimentais foram constituídas de 4 linhas com 5m de comprimento, a população utilizada foi de 5 plantas por metro linear. As sementes foram tratadas conforme recomendação, assim como a adubação, entre outros tratos culturais. Em função de alterações climáticas não foram obtidos resultados parciais e o experimento será retomado após obtenção de novas sementes utilizando a mesma metodologia citada. Após o novo plantio, serão realizadas avaliações semanais a para verificação de diversos parâmetros como: porcentagem de acamamento, níveis de infestação de doenças e de ataque de pragas, desenvolvimento dos estádios fenológicos da cultura, comprimento do ciclo, requerimento nutricional e finalmente produtividade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-31T17:38:27Z2020-01-31T17:38:27Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4735porRAMALHO, Evandro ZibordiCARNIEL, Rafael VargasTONIATTO, MateusSANCHES, Rafael Egéainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:36:01ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE NOVOS HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM COMPARAÇÃO COM HÍBRIDOS COMERCIAIS
title AVALIAÇÃO DE NOVOS HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM COMPARAÇÃO COM HÍBRIDOS COMERCIAIS
spellingShingle AVALIAÇÃO DE NOVOS HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM COMPARAÇÃO COM HÍBRIDOS COMERCIAIS
RAMALHO, Evandro Zibordi
Adaptabilidade
Estabilidade
Rentabilidade
title_short AVALIAÇÃO DE NOVOS HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM COMPARAÇÃO COM HÍBRIDOS COMERCIAIS
title_full AVALIAÇÃO DE NOVOS HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM COMPARAÇÃO COM HÍBRIDOS COMERCIAIS
title_fullStr AVALIAÇÃO DE NOVOS HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM COMPARAÇÃO COM HÍBRIDOS COMERCIAIS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE NOVOS HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM COMPARAÇÃO COM HÍBRIDOS COMERCIAIS
title_sort AVALIAÇÃO DE NOVOS HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM COMPARAÇÃO COM HÍBRIDOS COMERCIAIS
author RAMALHO, Evandro Zibordi
author_facet RAMALHO, Evandro Zibordi
CARNIEL, Rafael Vargas
TONIATTO, Mateus
SANCHES, Rafael Egéa
author_role author
author2 CARNIEL, Rafael Vargas
TONIATTO, Mateus
SANCHES, Rafael Egéa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMALHO, Evandro Zibordi
CARNIEL, Rafael Vargas
TONIATTO, Mateus
SANCHES, Rafael Egéa
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptabilidade
Estabilidade
Rentabilidade
topic Adaptabilidade
Estabilidade
Rentabilidade
description O milho é um dos principais cereais cultivados em todo o mundo, sendo sua importância econômica caracterizada pelas diversas formas de sua utilização. Em programas de melhoramento, a avaliação de linhagens e híbridos é a etapa mais importante e dispendiosa, e as avaliações de Valor de Cultivo e Uso (VCU) são de suma importância para realizar junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o registro destas novas cultivares. Além disso, o primeiro passo na produção de uma cultura é a escolha da semente, pois o rendimento é o resultado do potencial genético da semente e do ambiente, sendo a cultivar responsável por 50% do rendimento final. Espera-se gerar conhecimentos, tecnologias e ações que promovam inovações no atual sistema de produção de milho visando menor utilização de agrotóxicos, redução de custos e dos riscos de contaminação. Justifica-se por obter novas alternativas de híbridos para plantio na safrinha, com menor custo e adaptabilidade à região de Maringá. Os objetivos são avaliar a adaptabilidade e estabilidade de híbridos de milho na safrinha na região de Maringá, a fim de estabelecer critérios na tomada de decisão no momento do plantio, fornecendo novas alternativas de híbridos para plantio na safrinha. O experimento teve início na Fazenda BIOTEC, os tratamentos constituíram de 15 novos híbridos em Valor de Cultivo e Uso (VCU), desenvolvidos pela empresa Sementes Nascente e 15 híbridos comerciais indicados para a época de plantio, totalizando 30 tratamentos. As unidades experimentais foram constituídas de 4 linhas com 5m de comprimento, a população utilizada foi de 5 plantas por metro linear. As sementes foram tratadas conforme recomendação, assim como a adubação, entre outros tratos culturais. Em função de alterações climáticas não foram obtidos resultados parciais e o experimento será retomado após obtenção de novas sementes utilizando a mesma metodologia citada. Após o novo plantio, serão realizadas avaliações semanais a para verificação de diversos parâmetros como: porcentagem de acamamento, níveis de infestação de doenças e de ataque de pragas, desenvolvimento dos estádios fenológicos da cultura, comprimento do ciclo, requerimento nutricional e finalmente produtividade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-01-31T17:38:27Z
2020-01-31T17:38:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4735
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771946620157952