TEORIA DA AGÊNCIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: FATORES SOCIOECONÔMICOS NO ENVELHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORENO, Rafael Busto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MASSUDA, Ely Mitie, COSTA, Cássia Kely Favoretto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4851
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender a Teoria da Agência no âmbito da promoção da saúde e conhecer a realidade socioeconômica da população idosa da região da AMUSEP de modo a identificar os fatores econômicos contribuintes no processo de envelhecimento da população da região da AMUSEP. O envelhecimento da população é um fenômeno que ocorre mundialmente, fazendo emergir questões de ordem social e econômica em razão das consequências que o fato aporta sobre as políticas públicas, em especial, a saúde. Embora o envelhecimento da população constitua-se em grande conquista da ciência, suas consequências acarretam preocupações por colocar desafios para a sociedade de modo geral. O Estado, os setores produtivos e as famílias são colocados em situação de busca de novas estruturas para as demandas de uma sociedade cujas características etárias da população evoluem rapidamente. No Brasil, em particular, tais mudanças ocorrem em processo muito mais acelerado do ocorrido em países desenvolvidos, de modo que a pressão para as mudanças vem no mesmo ritmo. A teoria da Agência e o conhecimento da realidade regional no que se referem esses aspectos se tornam importantes elementos para a análise e interpretação da evolução que ora ocorre. Será realizada revisão de literatura de periódicos nacionais e internacionais especializados em promoção da saúde, economia da saúde, teoria da agência. Os aspectos demográficos e socioeconômicos deverão ser levantados em institutos de pesquisa, a exemplo do IBGE, IPARDES, Prefeituras Municipais e órgãos regionais. As classificações etárias e as categorizações de renda serão efetuadas por meio de análise estatística descritiva e inferencial.Espera-se que a partir da revisão da literatura e os dados coletados e analisados, auxiliem na compreensão dos fatores contribuintes no envelhecimento ativo aplicáveis à região da AMUSEP para a promoção da saúde.
id UNICESU -1_878793a3d2ee60e91c9fd4ac573a1eae
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4851
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling TEORIA DA AGÊNCIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: FATORES SOCIOECONÔMICOS NO ENVELHECIMENTOInformação assimétricaAMUSEPIdososA presente pesquisa tem por objetivo compreender a Teoria da Agência no âmbito da promoção da saúde e conhecer a realidade socioeconômica da população idosa da região da AMUSEP de modo a identificar os fatores econômicos contribuintes no processo de envelhecimento da população da região da AMUSEP. O envelhecimento da população é um fenômeno que ocorre mundialmente, fazendo emergir questões de ordem social e econômica em razão das consequências que o fato aporta sobre as políticas públicas, em especial, a saúde. Embora o envelhecimento da população constitua-se em grande conquista da ciência, suas consequências acarretam preocupações por colocar desafios para a sociedade de modo geral. O Estado, os setores produtivos e as famílias são colocados em situação de busca de novas estruturas para as demandas de uma sociedade cujas características etárias da população evoluem rapidamente. No Brasil, em particular, tais mudanças ocorrem em processo muito mais acelerado do ocorrido em países desenvolvidos, de modo que a pressão para as mudanças vem no mesmo ritmo. A teoria da Agência e o conhecimento da realidade regional no que se referem esses aspectos se tornam importantes elementos para a análise e interpretação da evolução que ora ocorre. Será realizada revisão de literatura de periódicos nacionais e internacionais especializados em promoção da saúde, economia da saúde, teoria da agência. Os aspectos demográficos e socioeconômicos deverão ser levantados em institutos de pesquisa, a exemplo do IBGE, IPARDES, Prefeituras Municipais e órgãos regionais. As classificações etárias e as categorizações de renda serão efetuadas por meio de análise estatística descritiva e inferencial.Espera-se que a partir da revisão da literatura e os dados coletados e analisados, auxiliem na compreensão dos fatores contribuintes no envelhecimento ativo aplicáveis à região da AMUSEP para a promoção da saúde.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-04T14:44:20Z2020-02-04T14:44:20Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4851porMORENO, Rafael BustoMASSUDA, Ely MitieCOSTA, Cássia Kely Favorettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:38:18ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv TEORIA DA AGÊNCIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: FATORES SOCIOECONÔMICOS NO ENVELHECIMENTO
title TEORIA DA AGÊNCIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: FATORES SOCIOECONÔMICOS NO ENVELHECIMENTO
spellingShingle TEORIA DA AGÊNCIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: FATORES SOCIOECONÔMICOS NO ENVELHECIMENTO
MORENO, Rafael Busto
Informação assimétrica
AMUSEP
Idosos
title_short TEORIA DA AGÊNCIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: FATORES SOCIOECONÔMICOS NO ENVELHECIMENTO
title_full TEORIA DA AGÊNCIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: FATORES SOCIOECONÔMICOS NO ENVELHECIMENTO
title_fullStr TEORIA DA AGÊNCIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: FATORES SOCIOECONÔMICOS NO ENVELHECIMENTO
title_full_unstemmed TEORIA DA AGÊNCIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: FATORES SOCIOECONÔMICOS NO ENVELHECIMENTO
title_sort TEORIA DA AGÊNCIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: FATORES SOCIOECONÔMICOS NO ENVELHECIMENTO
author MORENO, Rafael Busto
author_facet MORENO, Rafael Busto
MASSUDA, Ely Mitie
COSTA, Cássia Kely Favoretto
author_role author
author2 MASSUDA, Ely Mitie
COSTA, Cássia Kely Favoretto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORENO, Rafael Busto
MASSUDA, Ely Mitie
COSTA, Cássia Kely Favoretto
dc.subject.por.fl_str_mv Informação assimétrica
AMUSEP
Idosos
topic Informação assimétrica
AMUSEP
Idosos
description A presente pesquisa tem por objetivo compreender a Teoria da Agência no âmbito da promoção da saúde e conhecer a realidade socioeconômica da população idosa da região da AMUSEP de modo a identificar os fatores econômicos contribuintes no processo de envelhecimento da população da região da AMUSEP. O envelhecimento da população é um fenômeno que ocorre mundialmente, fazendo emergir questões de ordem social e econômica em razão das consequências que o fato aporta sobre as políticas públicas, em especial, a saúde. Embora o envelhecimento da população constitua-se em grande conquista da ciência, suas consequências acarretam preocupações por colocar desafios para a sociedade de modo geral. O Estado, os setores produtivos e as famílias são colocados em situação de busca de novas estruturas para as demandas de uma sociedade cujas características etárias da população evoluem rapidamente. No Brasil, em particular, tais mudanças ocorrem em processo muito mais acelerado do ocorrido em países desenvolvidos, de modo que a pressão para as mudanças vem no mesmo ritmo. A teoria da Agência e o conhecimento da realidade regional no que se referem esses aspectos se tornam importantes elementos para a análise e interpretação da evolução que ora ocorre. Será realizada revisão de literatura de periódicos nacionais e internacionais especializados em promoção da saúde, economia da saúde, teoria da agência. Os aspectos demográficos e socioeconômicos deverão ser levantados em institutos de pesquisa, a exemplo do IBGE, IPARDES, Prefeituras Municipais e órgãos regionais. As classificações etárias e as categorizações de renda serão efetuadas por meio de análise estatística descritiva e inferencial.Espera-se que a partir da revisão da literatura e os dados coletados e analisados, auxiliem na compreensão dos fatores contribuintes no envelhecimento ativo aplicáveis à região da AMUSEP para a promoção da saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-04T14:44:20Z
2020-02-04T14:44:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4851
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771956325777408