APEGO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOEIRA, João Henrique Piva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BOEIRA, Vitor Hugo Piva, MILANI, Rute Grossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2371
Resumo: Partindo de uma compreensão da lógica capitalista, onde alunos inseridos na escola se deparam com um ambiente de competição e superprodutividade, entende-se que o investimento de recursos, tanto materiais quanto sociais, para a asseguração da saúde psíquica são cada vez mais necessários. Por conta de uma liquidez da modernidade e o enfraquecimento das instituições de ensino como pontos de referência, pressupõem-se que o vínculo da relação aluno-escola se encontra fragilizado. Esta pesquisa toma por objetivo analisar a relação que envolve o apego de jovens de ensino médio de duas instituições públicas, através de uma lente interdisciplinar, identificando obstáculos e falhas neste elo. Esta análise será construída através de um levantamento bibliográfico sobre o tema e sustentada pelo esquema de visão ecológica de ambientes positivos proposto por Corral Verdugo et al. (2014). Hão de ser elaborados questionários semiestruturados acompanhados de planos de observação dos espaços a serem visitados nos meses de janeiro e fevereiro, para que, com estas informações coletadas, torne-se possível traçar diretrizes, indicações e estratégias para a contribuição do fortalecimento do vínculo com os adolescentes, além de aumentar a participação destas instituições na vida dos alunos. Com as informações levantadas, espera-se desenvolver um material que será levado às escolas participantes da pesquisa em forma de construto gráfico, tal como o modelo de informativo feito por Zenith Delabrida (2017), em Agente Mirim de Educação Ambiental: Um Trabalho em Sistema. Essas entregas dos informativos serão feitas em conjunto com a abertura para um diálogo sobre o vínculo de apego à escola. Como resultado, em primeira instância, espera-se que a hipótese inicial da existência de uma fragilidade na relação escola e aluno possa ser desenvolvida por intermédio das contribuições da Psicologia Ambiental e, a longo prazo, almeja-se contribuir com um avulto na qualidade de vida mental dentro dos locais de ensino para que o afastamento dos estudos seja reduzido. Ressalta-se que a produção deste trabalho está alinhada com dois de dezessete ODS (The Global Goals For Sustainable Development) propostos em 2015, na conferência da ONU, em Nova York: o de número quatro, Educação de Qualidade, e de número dezesseis, Paz, Justiça e Instituições Fortes.
id UNICESU -1_94bd1183d94467fbc659c2cafa2a66cd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2371
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling APEGO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINOApegoEscolaPsicologia AmbientalVínculoPartindo de uma compreensão da lógica capitalista, onde alunos inseridos na escola se deparam com um ambiente de competição e superprodutividade, entende-se que o investimento de recursos, tanto materiais quanto sociais, para a asseguração da saúde psíquica são cada vez mais necessários. Por conta de uma liquidez da modernidade e o enfraquecimento das instituições de ensino como pontos de referência, pressupõem-se que o vínculo da relação aluno-escola se encontra fragilizado. Esta pesquisa toma por objetivo analisar a relação que envolve o apego de jovens de ensino médio de duas instituições públicas, através de uma lente interdisciplinar, identificando obstáculos e falhas neste elo. Esta análise será construída através de um levantamento bibliográfico sobre o tema e sustentada pelo esquema de visão ecológica de ambientes positivos proposto por Corral Verdugo et al. (2014). Hão de ser elaborados questionários semiestruturados acompanhados de planos de observação dos espaços a serem visitados nos meses de janeiro e fevereiro, para que, com estas informações coletadas, torne-se possível traçar diretrizes, indicações e estratégias para a contribuição do fortalecimento do vínculo com os adolescentes, além de aumentar a participação destas instituições na vida dos alunos. Com as informações levantadas, espera-se desenvolver um material que será levado às escolas participantes da pesquisa em forma de construto gráfico, tal como o modelo de informativo feito por Zenith Delabrida (2017), em Agente Mirim de Educação Ambiental: Um Trabalho em Sistema. Essas entregas dos informativos serão feitas em conjunto com a abertura para um diálogo sobre o vínculo de apego à escola. Como resultado, em primeira instância, espera-se que a hipótese inicial da existência de uma fragilidade na relação escola e aluno possa ser desenvolvida por intermédio das contribuições da Psicologia Ambiental e, a longo prazo, almeja-se contribuir com um avulto na qualidade de vida mental dentro dos locais de ensino para que o afastamento dos estudos seja reduzido. Ressalta-se que a produção deste trabalho está alinhada com dois de dezessete ODS (The Global Goals For Sustainable Development) propostos em 2015, na conferência da ONU, em Nova York: o de número quatro, Educação de Qualidade, e de número dezesseis, Paz, Justiça e Instituições Fortes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-28T17:40:52Z2019-08-28T17:40:52Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2371porBOEIRA, João Henrique PivaBOEIRA, Vitor Hugo PivaMILANI, Rute Grossiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:21ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv APEGO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
title APEGO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
spellingShingle APEGO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
BOEIRA, João Henrique Piva
Apego
Escola
Psicologia Ambiental
Vínculo
title_short APEGO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
title_full APEGO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
title_fullStr APEGO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
title_full_unstemmed APEGO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
title_sort APEGO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
author BOEIRA, João Henrique Piva
author_facet BOEIRA, João Henrique Piva
BOEIRA, Vitor Hugo Piva
MILANI, Rute Grossi
author_role author
author2 BOEIRA, Vitor Hugo Piva
MILANI, Rute Grossi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOEIRA, João Henrique Piva
BOEIRA, Vitor Hugo Piva
MILANI, Rute Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Apego
Escola
Psicologia Ambiental
Vínculo
topic Apego
Escola
Psicologia Ambiental
Vínculo
description Partindo de uma compreensão da lógica capitalista, onde alunos inseridos na escola se deparam com um ambiente de competição e superprodutividade, entende-se que o investimento de recursos, tanto materiais quanto sociais, para a asseguração da saúde psíquica são cada vez mais necessários. Por conta de uma liquidez da modernidade e o enfraquecimento das instituições de ensino como pontos de referência, pressupõem-se que o vínculo da relação aluno-escola se encontra fragilizado. Esta pesquisa toma por objetivo analisar a relação que envolve o apego de jovens de ensino médio de duas instituições públicas, através de uma lente interdisciplinar, identificando obstáculos e falhas neste elo. Esta análise será construída através de um levantamento bibliográfico sobre o tema e sustentada pelo esquema de visão ecológica de ambientes positivos proposto por Corral Verdugo et al. (2014). Hão de ser elaborados questionários semiestruturados acompanhados de planos de observação dos espaços a serem visitados nos meses de janeiro e fevereiro, para que, com estas informações coletadas, torne-se possível traçar diretrizes, indicações e estratégias para a contribuição do fortalecimento do vínculo com os adolescentes, além de aumentar a participação destas instituições na vida dos alunos. Com as informações levantadas, espera-se desenvolver um material que será levado às escolas participantes da pesquisa em forma de construto gráfico, tal como o modelo de informativo feito por Zenith Delabrida (2017), em Agente Mirim de Educação Ambiental: Um Trabalho em Sistema. Essas entregas dos informativos serão feitas em conjunto com a abertura para um diálogo sobre o vínculo de apego à escola. Como resultado, em primeira instância, espera-se que a hipótese inicial da existência de uma fragilidade na relação escola e aluno possa ser desenvolvida por intermédio das contribuições da Psicologia Ambiental e, a longo prazo, almeja-se contribuir com um avulto na qualidade de vida mental dentro dos locais de ensino para que o afastamento dos estudos seja reduzido. Ressalta-se que a produção deste trabalho está alinhada com dois de dezessete ODS (The Global Goals For Sustainable Development) propostos em 2015, na conferência da ONU, em Nova York: o de número quatro, Educação de Qualidade, e de número dezesseis, Paz, Justiça e Instituições Fortes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-28T17:40:52Z
2019-08-28T17:40:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2371
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771929495863296