FOCO NO CUIDADO:EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: GALLO, Adriana Martins, ELER, Gabrielle Jacklin, ARAUJO, J uliane Pagliari, ASSUNÇÃO, Rosana Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3041
Resumo: O curso Técnico em Enfermagem tem como componente curricular a educação para o auto cuidado. Os conteúdos trabalhados no curso podem servir de base para a educação na comunidade, principalmente na unidade escolar ensinando crianças a reconhecer a importância da saúde e prevenção de doenças, favorecendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas e aprendizagem sobre saúde. Objetivo:Realizar ações de saúde em escolas e promover ações teórico-práticas desenvolvendo aspectos e competências inerentes ao curso de enfermagem. Metodologia: Trata-se do desenvolvimento de metodologias ativas para atuar nas escolas com uma ação integrada e articulada com o serviço de saúde, de forma que possa significar a oportunidade de reflexão para educandos. Uma das atividades realizadas foi à elaboração de folder pelos alunos do curso técnico em enfermagem, o qual foi utilizado em várias outras ações de educação em saúde. As atividades foram realizadas em uma escola municipal do município de Londrina –Pr, no ano de 2014. Participaram das atividades vinte crianças de oito a dez anos.Resultados e discussão: A participação dos alunos foi realizada de forma efetiva e demonstraram interesse sobre os temas. Os folders apresentados sobre ações de saúde revelaram a capacidade cognitiva e criativa dos alunos a serem aplicados além das escolas, também em campanhas, feiras de saúde, mostra de cursos entre outros eventos e fomentar a produção de artigos acadêmicos após coleta dos dados. Os folders exploram conteúdos como prevenção da dengue e higiene e saúde.Conclusão:O projeto contribuiu para a aproximação dos alunos com a comunidade e produção de material didático pedagógico a serem utilizados em atividades acadêmicas do IFPR/Campu s Londrina. O intuito dos docentes foi deixar os alunos realizaram de forma criativa os folders como forma de complementação dos conteúdos vistos em sala de aula. Os alunos tiveram a oportunidade conhecer novas práticas de educação como meio para fomentar um ambiente produtor de conhecimento.
id UNICESU -1_97c472ffeadf74999240c1dcd23f69c7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3041
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling FOCO NO CUIDADO:EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇASCriançaCuidadoEducação em saúdeO curso Técnico em Enfermagem tem como componente curricular a educação para o auto cuidado. Os conteúdos trabalhados no curso podem servir de base para a educação na comunidade, principalmente na unidade escolar ensinando crianças a reconhecer a importância da saúde e prevenção de doenças, favorecendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas e aprendizagem sobre saúde. Objetivo:Realizar ações de saúde em escolas e promover ações teórico-práticas desenvolvendo aspectos e competências inerentes ao curso de enfermagem. Metodologia: Trata-se do desenvolvimento de metodologias ativas para atuar nas escolas com uma ação integrada e articulada com o serviço de saúde, de forma que possa significar a oportunidade de reflexão para educandos. Uma das atividades realizadas foi à elaboração de folder pelos alunos do curso técnico em enfermagem, o qual foi utilizado em várias outras ações de educação em saúde. As atividades foram realizadas em uma escola municipal do município de Londrina –Pr, no ano de 2014. Participaram das atividades vinte crianças de oito a dez anos.Resultados e discussão: A participação dos alunos foi realizada de forma efetiva e demonstraram interesse sobre os temas. Os folders apresentados sobre ações de saúde revelaram a capacidade cognitiva e criativa dos alunos a serem aplicados além das escolas, também em campanhas, feiras de saúde, mostra de cursos entre outros eventos e fomentar a produção de artigos acadêmicos após coleta dos dados. Os folders exploram conteúdos como prevenção da dengue e higiene e saúde.Conclusão:O projeto contribuiu para a aproximação dos alunos com a comunidade e produção de material didático pedagógico a serem utilizados em atividades acadêmicas do IFPR/Campu s Londrina. O intuito dos docentes foi deixar os alunos realizaram de forma criativa os folders como forma de complementação dos conteúdos vistos em sala de aula. Os alunos tiveram a oportunidade conhecer novas práticas de educação como meio para fomentar um ambiente produtor de conhecimento.UniCesumar2019-11-25T19:33:05Z2019-11-25T19:33:05Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3041otherCARVALHO, Cesar Junior Aparecido deGALLO, Adriana MartinsELER, Gabrielle JacklinARAUJO, J uliane PagliariASSUNÇÃO, Rosana Cláudiareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:48.991Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FOCO NO CUIDADO:EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS
title FOCO NO CUIDADO:EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS
spellingShingle FOCO NO CUIDADO:EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS
CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
Criança
Cuidado
Educação em saúde
title_short FOCO NO CUIDADO:EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS
title_full FOCO NO CUIDADO:EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS
title_fullStr FOCO NO CUIDADO:EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS
title_full_unstemmed FOCO NO CUIDADO:EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS
title_sort FOCO NO CUIDADO:EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS
author CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
author_facet CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
GALLO, Adriana Martins
ELER, Gabrielle Jacklin
ARAUJO, J uliane Pagliari
ASSUNÇÃO, Rosana Cláudia
author_role author
author2 GALLO, Adriana Martins
ELER, Gabrielle Jacklin
ARAUJO, J uliane Pagliari
ASSUNÇÃO, Rosana Cláudia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
GALLO, Adriana Martins
ELER, Gabrielle Jacklin
ARAUJO, J uliane Pagliari
ASSUNÇÃO, Rosana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Cuidado
Educação em saúde
topic Criança
Cuidado
Educação em saúde
dc.description.none.fl_txt_mv O curso Técnico em Enfermagem tem como componente curricular a educação para o auto cuidado. Os conteúdos trabalhados no curso podem servir de base para a educação na comunidade, principalmente na unidade escolar ensinando crianças a reconhecer a importância da saúde e prevenção de doenças, favorecendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas e aprendizagem sobre saúde. Objetivo:Realizar ações de saúde em escolas e promover ações teórico-práticas desenvolvendo aspectos e competências inerentes ao curso de enfermagem. Metodologia: Trata-se do desenvolvimento de metodologias ativas para atuar nas escolas com uma ação integrada e articulada com o serviço de saúde, de forma que possa significar a oportunidade de reflexão para educandos. Uma das atividades realizadas foi à elaboração de folder pelos alunos do curso técnico em enfermagem, o qual foi utilizado em várias outras ações de educação em saúde. As atividades foram realizadas em uma escola municipal do município de Londrina –Pr, no ano de 2014. Participaram das atividades vinte crianças de oito a dez anos.Resultados e discussão: A participação dos alunos foi realizada de forma efetiva e demonstraram interesse sobre os temas. Os folders apresentados sobre ações de saúde revelaram a capacidade cognitiva e criativa dos alunos a serem aplicados além das escolas, também em campanhas, feiras de saúde, mostra de cursos entre outros eventos e fomentar a produção de artigos acadêmicos após coleta dos dados. Os folders exploram conteúdos como prevenção da dengue e higiene e saúde.Conclusão:O projeto contribuiu para a aproximação dos alunos com a comunidade e produção de material didático pedagógico a serem utilizados em atividades acadêmicas do IFPR/Campu s Londrina. O intuito dos docentes foi deixar os alunos realizaram de forma criativa os folders como forma de complementação dos conteúdos vistos em sala de aula. Os alunos tiveram a oportunidade conhecer novas práticas de educação como meio para fomentar um ambiente produtor de conhecimento.
description O curso Técnico em Enfermagem tem como componente curricular a educação para o auto cuidado. Os conteúdos trabalhados no curso podem servir de base para a educação na comunidade, principalmente na unidade escolar ensinando crianças a reconhecer a importância da saúde e prevenção de doenças, favorecendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas e aprendizagem sobre saúde. Objetivo:Realizar ações de saúde em escolas e promover ações teórico-práticas desenvolvendo aspectos e competências inerentes ao curso de enfermagem. Metodologia: Trata-se do desenvolvimento de metodologias ativas para atuar nas escolas com uma ação integrada e articulada com o serviço de saúde, de forma que possa significar a oportunidade de reflexão para educandos. Uma das atividades realizadas foi à elaboração de folder pelos alunos do curso técnico em enfermagem, o qual foi utilizado em várias outras ações de educação em saúde. As atividades foram realizadas em uma escola municipal do município de Londrina –Pr, no ano de 2014. Participaram das atividades vinte crianças de oito a dez anos.Resultados e discussão: A participação dos alunos foi realizada de forma efetiva e demonstraram interesse sobre os temas. Os folders apresentados sobre ações de saúde revelaram a capacidade cognitiva e criativa dos alunos a serem aplicados além das escolas, também em campanhas, feiras de saúde, mostra de cursos entre outros eventos e fomentar a produção de artigos acadêmicos após coleta dos dados. Os folders exploram conteúdos como prevenção da dengue e higiene e saúde.Conclusão:O projeto contribuiu para a aproximação dos alunos com a comunidade e produção de material didático pedagógico a serem utilizados em atividades acadêmicas do IFPR/Campu s Londrina. O intuito dos docentes foi deixar os alunos realizaram de forma criativa os folders como forma de complementação dos conteúdos vistos em sala de aula. Os alunos tiveram a oportunidade conhecer novas práticas de educação como meio para fomentar um ambiente produtor de conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-25T19:33:05Z
2019-11-25T19:33:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3041
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3041
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948599197237248