ELABORAÇÃO DE CONCENTRADOS PROTEICOS PROVENIENTES DE TILÁPIA DO NILO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ANIZELLI, Adriana Cristina, FARAONI, Jhenifer Bufalo, CORADINI, Melina Franco, BRACCINI, Graciela Lucca
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3988
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo produzir um composto alimentício proveniente da filetagem de tilápia para consumo humano. Para tanto, a matéria- prima para elaboração dos concentrados proteicos de tilápia do Nilo será proveniente da empresa Smart Fish. A elaboração dos concentrados proteicos de tilápia do Nilo ocorrerá através da obtenção da Carne Mecanicamente Separada (CMS), e após a produção os concentrados proteicos passarão pelo processo de desodorização. Serão elaborados quatro tratamentos, sendo esses, tratamento 1: concentrado proteico cozido sem desodorização, tratamento 2: concentrado proteico cozido com desodorização, tratamento 3: concentrado proteico lavado sem desodorização, tratamento 4: concentrado proteico lavado com desodorização. O processamento dos concentrados proteicos cozidos (tratamentos 1 e 2), após o preparo das matérias primas, a massa de CMS será pesada e submetida ao cozimento em panela de pressão com antioxidante (0,5 mg/kg de BHT, antioxidante) e peroxitane (0,1mg/Kg ®1512AL), por 40 minutos. Para a obtenção dos concentrados proteicos lavados (tratamentos 3 e 4), serão realizados 3 ciclos de lavagem. Todos os tratamentos serão submetidos a prensagem em prensa hidráulica para retirada do excesso de água e gordura, e moídos em moedor de carne. As massas obtidas serão desidratadas em estufa de secagem de ar forçada a 60°C, por 24 horas. Após o produto desidratado o mesmo será triturado e novamente moído em moinho tipo faca, e os concentrados proteicos serão embalados a vácuo e armazenados em freezer até o momento das análises e da desodorização.
id UNICESU -1_9c28ef06f627ff55d4810ceffd9ac253
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3988
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ELABORAÇÃO DE CONCENTRADOS PROTEICOS PROVENIENTES DE TILÁPIA DO NILOCarne mecanicamente separadaNutriçãoPeixesPisciculturaSustentabilidadeO presente estudo tem como principal objetivo produzir um composto alimentício proveniente da filetagem de tilápia para consumo humano. Para tanto, a matéria- prima para elaboração dos concentrados proteicos de tilápia do Nilo será proveniente da empresa Smart Fish. A elaboração dos concentrados proteicos de tilápia do Nilo ocorrerá através da obtenção da Carne Mecanicamente Separada (CMS), e após a produção os concentrados proteicos passarão pelo processo de desodorização. Serão elaborados quatro tratamentos, sendo esses, tratamento 1: concentrado proteico cozido sem desodorização, tratamento 2: concentrado proteico cozido com desodorização, tratamento 3: concentrado proteico lavado sem desodorização, tratamento 4: concentrado proteico lavado com desodorização. O processamento dos concentrados proteicos cozidos (tratamentos 1 e 2), após o preparo das matérias primas, a massa de CMS será pesada e submetida ao cozimento em panela de pressão com antioxidante (0,5 mg/kg de BHT, antioxidante) e peroxitane (0,1mg/Kg ®1512AL), por 40 minutos. Para a obtenção dos concentrados proteicos lavados (tratamentos 3 e 4), serão realizados 3 ciclos de lavagem. Todos os tratamentos serão submetidos a prensagem em prensa hidráulica para retirada do excesso de água e gordura, e moídos em moedor de carne. As massas obtidas serão desidratadas em estufa de secagem de ar forçada a 60°C, por 24 horas. Após o produto desidratado o mesmo será triturado e novamente moído em moinho tipo faca, e os concentrados proteicos serão embalados a vácuo e armazenados em freezer até o momento das análises e da desodorização.UniCesumar2020-01-08T17:09:19Z2020-01-08T17:09:19Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3988otherCARNIATTO, Caio Henrique de OliveiraANIZELLI, Adriana CristinaFARAONI, Jhenifer BufaloCORADINI, Melina FrancoBRACCINI, Graciela Luccareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:43Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:57.396Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ELABORAÇÃO DE CONCENTRADOS PROTEICOS PROVENIENTES DE TILÁPIA DO NILO
title ELABORAÇÃO DE CONCENTRADOS PROTEICOS PROVENIENTES DE TILÁPIA DO NILO
spellingShingle ELABORAÇÃO DE CONCENTRADOS PROTEICOS PROVENIENTES DE TILÁPIA DO NILO
CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
Carne mecanicamente separada
Nutrição
Peixes
Piscicultura
Sustentabilidade
title_short ELABORAÇÃO DE CONCENTRADOS PROTEICOS PROVENIENTES DE TILÁPIA DO NILO
title_full ELABORAÇÃO DE CONCENTRADOS PROTEICOS PROVENIENTES DE TILÁPIA DO NILO
title_fullStr ELABORAÇÃO DE CONCENTRADOS PROTEICOS PROVENIENTES DE TILÁPIA DO NILO
title_full_unstemmed ELABORAÇÃO DE CONCENTRADOS PROTEICOS PROVENIENTES DE TILÁPIA DO NILO
title_sort ELABORAÇÃO DE CONCENTRADOS PROTEICOS PROVENIENTES DE TILÁPIA DO NILO
author CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
author_facet CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
ANIZELLI, Adriana Cristina
FARAONI, Jhenifer Bufalo
CORADINI, Melina Franco
BRACCINI, Graciela Lucca
author_role author
author2 ANIZELLI, Adriana Cristina
FARAONI, Jhenifer Bufalo
CORADINI, Melina Franco
BRACCINI, Graciela Lucca
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
ANIZELLI, Adriana Cristina
FARAONI, Jhenifer Bufalo
CORADINI, Melina Franco
BRACCINI, Graciela Lucca
dc.subject.por.fl_str_mv Carne mecanicamente separada
Nutrição
Peixes
Piscicultura
Sustentabilidade
topic Carne mecanicamente separada
Nutrição
Peixes
Piscicultura
Sustentabilidade
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo tem como principal objetivo produzir um composto alimentício proveniente da filetagem de tilápia para consumo humano. Para tanto, a matéria- prima para elaboração dos concentrados proteicos de tilápia do Nilo será proveniente da empresa Smart Fish. A elaboração dos concentrados proteicos de tilápia do Nilo ocorrerá através da obtenção da Carne Mecanicamente Separada (CMS), e após a produção os concentrados proteicos passarão pelo processo de desodorização. Serão elaborados quatro tratamentos, sendo esses, tratamento 1: concentrado proteico cozido sem desodorização, tratamento 2: concentrado proteico cozido com desodorização, tratamento 3: concentrado proteico lavado sem desodorização, tratamento 4: concentrado proteico lavado com desodorização. O processamento dos concentrados proteicos cozidos (tratamentos 1 e 2), após o preparo das matérias primas, a massa de CMS será pesada e submetida ao cozimento em panela de pressão com antioxidante (0,5 mg/kg de BHT, antioxidante) e peroxitane (0,1mg/Kg ®1512AL), por 40 minutos. Para a obtenção dos concentrados proteicos lavados (tratamentos 3 e 4), serão realizados 3 ciclos de lavagem. Todos os tratamentos serão submetidos a prensagem em prensa hidráulica para retirada do excesso de água e gordura, e moídos em moedor de carne. As massas obtidas serão desidratadas em estufa de secagem de ar forçada a 60°C, por 24 horas. Após o produto desidratado o mesmo será triturado e novamente moído em moinho tipo faca, e os concentrados proteicos serão embalados a vácuo e armazenados em freezer até o momento das análises e da desodorização.
description O presente estudo tem como principal objetivo produzir um composto alimentício proveniente da filetagem de tilápia para consumo humano. Para tanto, a matéria- prima para elaboração dos concentrados proteicos de tilápia do Nilo será proveniente da empresa Smart Fish. A elaboração dos concentrados proteicos de tilápia do Nilo ocorrerá através da obtenção da Carne Mecanicamente Separada (CMS), e após a produção os concentrados proteicos passarão pelo processo de desodorização. Serão elaborados quatro tratamentos, sendo esses, tratamento 1: concentrado proteico cozido sem desodorização, tratamento 2: concentrado proteico cozido com desodorização, tratamento 3: concentrado proteico lavado sem desodorização, tratamento 4: concentrado proteico lavado com desodorização. O processamento dos concentrados proteicos cozidos (tratamentos 1 e 2), após o preparo das matérias primas, a massa de CMS será pesada e submetida ao cozimento em panela de pressão com antioxidante (0,5 mg/kg de BHT, antioxidante) e peroxitane (0,1mg/Kg ®1512AL), por 40 minutos. Para a obtenção dos concentrados proteicos lavados (tratamentos 3 e 4), serão realizados 3 ciclos de lavagem. Todos os tratamentos serão submetidos a prensagem em prensa hidráulica para retirada do excesso de água e gordura, e moídos em moedor de carne. As massas obtidas serão desidratadas em estufa de secagem de ar forçada a 60°C, por 24 horas. Após o produto desidratado o mesmo será triturado e novamente moído em moinho tipo faca, e os concentrados proteicos serão embalados a vácuo e armazenados em freezer até o momento das análises e da desodorização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-08T17:09:19Z
2020-01-08T17:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3988
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3988
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948618260348928