ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CREMON, Alexandre dos Santos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: HINTZE, Luzia Jaeger, HERMOSO, Danielle Aparecida Munhos, MOREIRA, Nilson Roberto, NARDO JUNIOR, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4902
Resumo: A prevalência da obesidade tem aumentado de tal maneira que é considerada um problema de saúde pública, que vem acometendo pessoas de todas as idades. Por conta disso, está se tornando também uma condição cada vez mais frequente na população idosa. Assim, o presente estudo teve o objetivo de estimar a prevalência de sobrepeso e obesidade na população idosa por meio de um indicador antropométrico (IMC) e outro de composição corporal (bioimpedância) e comparar os resultados encontrados. O estudo possui delineamento transversal, realizado na cidade de Maringá - PR com 42 idosos fisicamente ativos. Para a análise estatística foi utilizado o teste paramétrico t de Student para amostras independentes e o teste não paramétrico de Mann-Whitney, além do Qui- quadrado na comparação entre os grupos. Foi possível observar em toda a amostra valores acima do normal tanto para os pontos de corte do IMC quanto para os de %G. Houve diferença significativa entre os métodos e o %G diagnosticou 95,24% (40) da amostra com valores classificados como “Muito Altos”, já o IMC apresentou 26,19% (11) da amostra classificados como “Obesidade”. Ambos os indicadores apresentaram resultados alarmantes quanto à prevalência de excesso de adiposidade e obesidade e demonstram a necessária de uma avaliação mais cuidadosa do estado nutricional de idosos, bem como de programas de intervenção para essa população.
id UNICESU -1_a061345cc61e341032b91ed4cc470652
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4902
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORESComposição corporalEstado nutricionalIdososIMCA prevalência da obesidade tem aumentado de tal maneira que é considerada um problema de saúde pública, que vem acometendo pessoas de todas as idades. Por conta disso, está se tornando também uma condição cada vez mais frequente na população idosa. Assim, o presente estudo teve o objetivo de estimar a prevalência de sobrepeso e obesidade na população idosa por meio de um indicador antropométrico (IMC) e outro de composição corporal (bioimpedância) e comparar os resultados encontrados. O estudo possui delineamento transversal, realizado na cidade de Maringá - PR com 42 idosos fisicamente ativos. Para a análise estatística foi utilizado o teste paramétrico t de Student para amostras independentes e o teste não paramétrico de Mann-Whitney, além do Qui- quadrado na comparação entre os grupos. Foi possível observar em toda a amostra valores acima do normal tanto para os pontos de corte do IMC quanto para os de %G. Houve diferença significativa entre os métodos e o %G diagnosticou 95,24% (40) da amostra com valores classificados como “Muito Altos”, já o IMC apresentou 26,19% (11) da amostra classificados como “Obesidade”. Ambos os indicadores apresentaram resultados alarmantes quanto à prevalência de excesso de adiposidade e obesidade e demonstram a necessária de uma avaliação mais cuidadosa do estado nutricional de idosos, bem como de programas de intervenção para essa população.UniCesumar2020-02-05T11:45:50Z2020-02-05T11:45:50Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4902otherCREMON, Alexandre dos SantosHINTZE, Luzia JaegerHERMOSO, Danielle Aparecida MunhosMOREIRA, Nilson RobertoNARDO JUNIOR, Nelsonreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:43Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:57.991Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORES
title ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORES
spellingShingle ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORES
CREMON, Alexandre dos Santos
Composição corporal
Estado nutricional
Idosos
IMC
title_short ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORES
title_full ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORES
title_fullStr ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORES
title_full_unstemmed ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORES
title_sort ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORES
author CREMON, Alexandre dos Santos
author_facet CREMON, Alexandre dos Santos
HINTZE, Luzia Jaeger
HERMOSO, Danielle Aparecida Munhos
MOREIRA, Nilson Roberto
NARDO JUNIOR, Nelson
author_role author
author2 HINTZE, Luzia Jaeger
HERMOSO, Danielle Aparecida Munhos
MOREIRA, Nilson Roberto
NARDO JUNIOR, Nelson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CREMON, Alexandre dos Santos
HINTZE, Luzia Jaeger
HERMOSO, Danielle Aparecida Munhos
MOREIRA, Nilson Roberto
NARDO JUNIOR, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Composição corporal
Estado nutricional
Idosos
IMC
topic Composição corporal
Estado nutricional
Idosos
IMC
dc.description.none.fl_txt_mv A prevalência da obesidade tem aumentado de tal maneira que é considerada um problema de saúde pública, que vem acometendo pessoas de todas as idades. Por conta disso, está se tornando também uma condição cada vez mais frequente na população idosa. Assim, o presente estudo teve o objetivo de estimar a prevalência de sobrepeso e obesidade na população idosa por meio de um indicador antropométrico (IMC) e outro de composição corporal (bioimpedância) e comparar os resultados encontrados. O estudo possui delineamento transversal, realizado na cidade de Maringá - PR com 42 idosos fisicamente ativos. Para a análise estatística foi utilizado o teste paramétrico t de Student para amostras independentes e o teste não paramétrico de Mann-Whitney, além do Qui- quadrado na comparação entre os grupos. Foi possível observar em toda a amostra valores acima do normal tanto para os pontos de corte do IMC quanto para os de %G. Houve diferença significativa entre os métodos e o %G diagnosticou 95,24% (40) da amostra com valores classificados como “Muito Altos”, já o IMC apresentou 26,19% (11) da amostra classificados como “Obesidade”. Ambos os indicadores apresentaram resultados alarmantes quanto à prevalência de excesso de adiposidade e obesidade e demonstram a necessária de uma avaliação mais cuidadosa do estado nutricional de idosos, bem como de programas de intervenção para essa população.
description A prevalência da obesidade tem aumentado de tal maneira que é considerada um problema de saúde pública, que vem acometendo pessoas de todas as idades. Por conta disso, está se tornando também uma condição cada vez mais frequente na população idosa. Assim, o presente estudo teve o objetivo de estimar a prevalência de sobrepeso e obesidade na população idosa por meio de um indicador antropométrico (IMC) e outro de composição corporal (bioimpedância) e comparar os resultados encontrados. O estudo possui delineamento transversal, realizado na cidade de Maringá - PR com 42 idosos fisicamente ativos. Para a análise estatística foi utilizado o teste paramétrico t de Student para amostras independentes e o teste não paramétrico de Mann-Whitney, além do Qui- quadrado na comparação entre os grupos. Foi possível observar em toda a amostra valores acima do normal tanto para os pontos de corte do IMC quanto para os de %G. Houve diferença significativa entre os métodos e o %G diagnosticou 95,24% (40) da amostra com valores classificados como “Muito Altos”, já o IMC apresentou 26,19% (11) da amostra classificados como “Obesidade”. Ambos os indicadores apresentaram resultados alarmantes quanto à prevalência de excesso de adiposidade e obesidade e demonstram a necessária de uma avaliação mais cuidadosa do estado nutricional de idosos, bem como de programas de intervenção para essa população.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-05T11:45:50Z
2020-02-05T11:45:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4902
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4902
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948618264543232