METODOLOGIAS ATIVAS E A SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GREMASCHI, Isabela Caroroline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FONTES, Maria Eduarda Rodelli Mendes, SILVA, Maria Fernanda Piffer Tomasi Baldez da, LADEIA, Matheus Salles, FREITAS, Rafael Mosconi de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3869
Resumo: A saúde mental dos estudantes de Medicina é um assunto que gera discussões há muito tempo e merece seu devido espaço nas produções científicas, prova disso é a taxa de depressão e a de suicídio, que são maiores nesse meio do que no restante da população. Somando- se a isso, encontram- se quantidades alarmantes de transtornos psiquiátricos em estudantes de medicina, demonstrando o desgaste psicológico vivenciado pelos acadêmicos durante o curso. Este trabalho em questão se propôs a analisar, de forma qualitativa, os estudantes de medicina de uma universidade do sul do Brasil para ter melhor domínio dos paramentos que permeiam essas taxas. Entre os objetivos, foi proposto analisar o que pode influenciar na qualidade de vida desses estudantes, identificar e pontuar críticas mais frequentes, estabelecer quais foram as mudanças no convívio social e pontuar fatores de alívio e de piora do bem- estar dos pesquisados, por fim, identificar drogas lícitas e ilícitas utilizadas por eles. Foi utilizado um questionário semiestruturado para a realização de entrevistas individuais com alunos do primeiro ao quarto ano do curso, elaborado pelos autores do trabalho, com a finalidade de servir apenas de guia das entrevistas. As entrevistas foram gravadas, transcritas e por fim analisados por meio da técnica de Análise Temática de Conteúdo para fim dos resultados.
id UNICESU -1_a1032f3b30333f9c4b409884518a503c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3869
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling METODOLOGIAS ATIVAS E A SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA ANÁLISE QUALITATIVASaúde mentalEducação médicaMetodologia ativaA saúde mental dos estudantes de Medicina é um assunto que gera discussões há muito tempo e merece seu devido espaço nas produções científicas, prova disso é a taxa de depressão e a de suicídio, que são maiores nesse meio do que no restante da população. Somando- se a isso, encontram- se quantidades alarmantes de transtornos psiquiátricos em estudantes de medicina, demonstrando o desgaste psicológico vivenciado pelos acadêmicos durante o curso. Este trabalho em questão se propôs a analisar, de forma qualitativa, os estudantes de medicina de uma universidade do sul do Brasil para ter melhor domínio dos paramentos que permeiam essas taxas. Entre os objetivos, foi proposto analisar o que pode influenciar na qualidade de vida desses estudantes, identificar e pontuar críticas mais frequentes, estabelecer quais foram as mudanças no convívio social e pontuar fatores de alívio e de piora do bem- estar dos pesquisados, por fim, identificar drogas lícitas e ilícitas utilizadas por eles. Foi utilizado um questionário semiestruturado para a realização de entrevistas individuais com alunos do primeiro ao quarto ano do curso, elaborado pelos autores do trabalho, com a finalidade de servir apenas de guia das entrevistas. As entrevistas foram gravadas, transcritas e por fim analisados por meio da técnica de Análise Temática de Conteúdo para fim dos resultados.UniCesumar2020-01-07T11:22:03Z2020-01-07T11:22:03Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3869otherGREMASCHI, Isabela CarorolineFONTES, Maria Eduarda Rodelli MendesSILVA, Maria Fernanda Piffer Tomasi Baldez daLADEIA, Matheus SallesFREITAS, Rafael Mosconi dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:53.884Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS E A SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title METODOLOGIAS ATIVAS E A SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS E A SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
GREMASCHI, Isabela Caroroline
Saúde mental
Educação médica
Metodologia ativa
title_short METODOLOGIAS ATIVAS E A SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_full METODOLOGIAS ATIVAS E A SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS E A SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS E A SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS E A SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
author GREMASCHI, Isabela Caroroline
author_facet GREMASCHI, Isabela Caroroline
FONTES, Maria Eduarda Rodelli Mendes
SILVA, Maria Fernanda Piffer Tomasi Baldez da
LADEIA, Matheus Salles
FREITAS, Rafael Mosconi de
author_role author
author2 FONTES, Maria Eduarda Rodelli Mendes
SILVA, Maria Fernanda Piffer Tomasi Baldez da
LADEIA, Matheus Salles
FREITAS, Rafael Mosconi de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GREMASCHI, Isabela Caroroline
FONTES, Maria Eduarda Rodelli Mendes
SILVA, Maria Fernanda Piffer Tomasi Baldez da
LADEIA, Matheus Salles
FREITAS, Rafael Mosconi de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Educação médica
Metodologia ativa
topic Saúde mental
Educação médica
Metodologia ativa
dc.description.none.fl_txt_mv A saúde mental dos estudantes de Medicina é um assunto que gera discussões há muito tempo e merece seu devido espaço nas produções científicas, prova disso é a taxa de depressão e a de suicídio, que são maiores nesse meio do que no restante da população. Somando- se a isso, encontram- se quantidades alarmantes de transtornos psiquiátricos em estudantes de medicina, demonstrando o desgaste psicológico vivenciado pelos acadêmicos durante o curso. Este trabalho em questão se propôs a analisar, de forma qualitativa, os estudantes de medicina de uma universidade do sul do Brasil para ter melhor domínio dos paramentos que permeiam essas taxas. Entre os objetivos, foi proposto analisar o que pode influenciar na qualidade de vida desses estudantes, identificar e pontuar críticas mais frequentes, estabelecer quais foram as mudanças no convívio social e pontuar fatores de alívio e de piora do bem- estar dos pesquisados, por fim, identificar drogas lícitas e ilícitas utilizadas por eles. Foi utilizado um questionário semiestruturado para a realização de entrevistas individuais com alunos do primeiro ao quarto ano do curso, elaborado pelos autores do trabalho, com a finalidade de servir apenas de guia das entrevistas. As entrevistas foram gravadas, transcritas e por fim analisados por meio da técnica de Análise Temática de Conteúdo para fim dos resultados.
description A saúde mental dos estudantes de Medicina é um assunto que gera discussões há muito tempo e merece seu devido espaço nas produções científicas, prova disso é a taxa de depressão e a de suicídio, que são maiores nesse meio do que no restante da população. Somando- se a isso, encontram- se quantidades alarmantes de transtornos psiquiátricos em estudantes de medicina, demonstrando o desgaste psicológico vivenciado pelos acadêmicos durante o curso. Este trabalho em questão se propôs a analisar, de forma qualitativa, os estudantes de medicina de uma universidade do sul do Brasil para ter melhor domínio dos paramentos que permeiam essas taxas. Entre os objetivos, foi proposto analisar o que pode influenciar na qualidade de vida desses estudantes, identificar e pontuar críticas mais frequentes, estabelecer quais foram as mudanças no convívio social e pontuar fatores de alívio e de piora do bem- estar dos pesquisados, por fim, identificar drogas lícitas e ilícitas utilizadas por eles. Foi utilizado um questionário semiestruturado para a realização de entrevistas individuais com alunos do primeiro ao quarto ano do curso, elaborado pelos autores do trabalho, com a finalidade de servir apenas de guia das entrevistas. As entrevistas foram gravadas, transcritas e por fim analisados por meio da técnica de Análise Temática de Conteúdo para fim dos resultados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-07T11:22:03Z
2020-01-07T11:22:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3869
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3869
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948628953726976