COMPOSIÇÃO DO ZOO PLÂNCTON EM UM LAGO URBANOARTIFICIAL, EM DOIS PERÍODOS HIDROLÓGICOS DISTINTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA, Anna Julya de Macedo Machado
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTOS, Gabriela Naomi Tanaka dos, MANTOVANO, Tatiane, BONECKER, Claudia Costa
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3603
Resumo: O zooplâncton é responsável pela transferência de energia entre os produtores primários e outros consumidores nos ambientes aquáticos, além de contribuir para ciclagem de nutrientes. Neste estudo, investigou- se a composição dessa comunidade em um lago urbano, localizado no Parque do Ingá, Maringá- PR. Amostragens foram realizadas durante 10 dias em maio/junho de 2018 (período seco) e 10 dias em janeiro/fevereiro de 2019 (período chuvoso). As amostras foram obtidas em três pontos, na região pelágica, na sub- superfície, meio e fundo, sendo filtrados 100 litros por amostra em rede de plâncton (68μm), com auxílio de moto- bomba. A contagem dos organismos e a identificação das espécies foram realizadas sob microscópio óptico, com auxílio da câmara de Sedegwick-Rafter, modificada. Foram estimados a riqueza e o índice de constância das espécies. A composição zooplanctônica foi descrita por 43 espécies, com o predomínio dos rotíferos (31 espécies). A maior riqueza de espécies foi registrada no período de seca (32 espécies). A maioria das espécies ocorreu de forma acidental, e não diferiu entre os períodos. Por outro lado, a maioria das espécies constantes e acessórias ocorreu no período de seca. Os resultados mostraram uma maior representatividade da comunidade no período de seca, porém a raridade das espécies predominou nos dois períodos.
id UNICESU -1_ab8f12e7f5751c99ec6762032dd8dfa8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3603
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling COMPOSIÇÃO DO ZOO PLÂNCTON EM UM LAGO URBANOARTIFICIAL, EM DOIS PERÍODOS HIDROLÓGICOS DISTINTOSÍndice de constânciaRiqueza de espéciesRotíferosZooplanctônicaO zooplâncton é responsável pela transferência de energia entre os produtores primários e outros consumidores nos ambientes aquáticos, além de contribuir para ciclagem de nutrientes. Neste estudo, investigou- se a composição dessa comunidade em um lago urbano, localizado no Parque do Ingá, Maringá- PR. Amostragens foram realizadas durante 10 dias em maio/junho de 2018 (período seco) e 10 dias em janeiro/fevereiro de 2019 (período chuvoso). As amostras foram obtidas em três pontos, na região pelágica, na sub- superfície, meio e fundo, sendo filtrados 100 litros por amostra em rede de plâncton (68μm), com auxílio de moto- bomba. A contagem dos organismos e a identificação das espécies foram realizadas sob microscópio óptico, com auxílio da câmara de Sedegwick-Rafter, modificada. Foram estimados a riqueza e o índice de constância das espécies. A composição zooplanctônica foi descrita por 43 espécies, com o predomínio dos rotíferos (31 espécies). A maior riqueza de espécies foi registrada no período de seca (32 espécies). A maioria das espécies ocorreu de forma acidental, e não diferiu entre os períodos. Por outro lado, a maioria das espécies constantes e acessórias ocorreu no período de seca. Os resultados mostraram uma maior representatividade da comunidade no período de seca, porém a raridade das espécies predominou nos dois períodos.UniCesumar2019-12-12T19:14:24Z2019-12-12T19:14:24Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3603otherMOTA, Anna Julya de Macedo MachadoSANTOS, Gabriela Naomi Tanaka dosMANTOVANO, TatianeBONECKER, Claudia Costareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:09Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:11.804Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv COMPOSIÇÃO DO ZOO PLÂNCTON EM UM LAGO URBANOARTIFICIAL, EM DOIS PERÍODOS HIDROLÓGICOS DISTINTOS
title COMPOSIÇÃO DO ZOO PLÂNCTON EM UM LAGO URBANOARTIFICIAL, EM DOIS PERÍODOS HIDROLÓGICOS DISTINTOS
spellingShingle COMPOSIÇÃO DO ZOO PLÂNCTON EM UM LAGO URBANOARTIFICIAL, EM DOIS PERÍODOS HIDROLÓGICOS DISTINTOS
MOTA, Anna Julya de Macedo Machado
Índice de constância
Riqueza de espécies
Rotíferos
Zooplanctônica
title_short COMPOSIÇÃO DO ZOO PLÂNCTON EM UM LAGO URBANOARTIFICIAL, EM DOIS PERÍODOS HIDROLÓGICOS DISTINTOS
title_full COMPOSIÇÃO DO ZOO PLÂNCTON EM UM LAGO URBANOARTIFICIAL, EM DOIS PERÍODOS HIDROLÓGICOS DISTINTOS
title_fullStr COMPOSIÇÃO DO ZOO PLÂNCTON EM UM LAGO URBANOARTIFICIAL, EM DOIS PERÍODOS HIDROLÓGICOS DISTINTOS
title_full_unstemmed COMPOSIÇÃO DO ZOO PLÂNCTON EM UM LAGO URBANOARTIFICIAL, EM DOIS PERÍODOS HIDROLÓGICOS DISTINTOS
title_sort COMPOSIÇÃO DO ZOO PLÂNCTON EM UM LAGO URBANOARTIFICIAL, EM DOIS PERÍODOS HIDROLÓGICOS DISTINTOS
author MOTA, Anna Julya de Macedo Machado
author_facet MOTA, Anna Julya de Macedo Machado
SANTOS, Gabriela Naomi Tanaka dos
MANTOVANO, Tatiane
BONECKER, Claudia Costa
author_role author
author2 SANTOS, Gabriela Naomi Tanaka dos
MANTOVANO, Tatiane
BONECKER, Claudia Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOTA, Anna Julya de Macedo Machado
SANTOS, Gabriela Naomi Tanaka dos
MANTOVANO, Tatiane
BONECKER, Claudia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Índice de constância
Riqueza de espécies
Rotíferos
Zooplanctônica
topic Índice de constância
Riqueza de espécies
Rotíferos
Zooplanctônica
dc.description.none.fl_txt_mv O zooplâncton é responsável pela transferência de energia entre os produtores primários e outros consumidores nos ambientes aquáticos, além de contribuir para ciclagem de nutrientes. Neste estudo, investigou- se a composição dessa comunidade em um lago urbano, localizado no Parque do Ingá, Maringá- PR. Amostragens foram realizadas durante 10 dias em maio/junho de 2018 (período seco) e 10 dias em janeiro/fevereiro de 2019 (período chuvoso). As amostras foram obtidas em três pontos, na região pelágica, na sub- superfície, meio e fundo, sendo filtrados 100 litros por amostra em rede de plâncton (68μm), com auxílio de moto- bomba. A contagem dos organismos e a identificação das espécies foram realizadas sob microscópio óptico, com auxílio da câmara de Sedegwick-Rafter, modificada. Foram estimados a riqueza e o índice de constância das espécies. A composição zooplanctônica foi descrita por 43 espécies, com o predomínio dos rotíferos (31 espécies). A maior riqueza de espécies foi registrada no período de seca (32 espécies). A maioria das espécies ocorreu de forma acidental, e não diferiu entre os períodos. Por outro lado, a maioria das espécies constantes e acessórias ocorreu no período de seca. Os resultados mostraram uma maior representatividade da comunidade no período de seca, porém a raridade das espécies predominou nos dois períodos.
description O zooplâncton é responsável pela transferência de energia entre os produtores primários e outros consumidores nos ambientes aquáticos, além de contribuir para ciclagem de nutrientes. Neste estudo, investigou- se a composição dessa comunidade em um lago urbano, localizado no Parque do Ingá, Maringá- PR. Amostragens foram realizadas durante 10 dias em maio/junho de 2018 (período seco) e 10 dias em janeiro/fevereiro de 2019 (período chuvoso). As amostras foram obtidas em três pontos, na região pelágica, na sub- superfície, meio e fundo, sendo filtrados 100 litros por amostra em rede de plâncton (68μm), com auxílio de moto- bomba. A contagem dos organismos e a identificação das espécies foram realizadas sob microscópio óptico, com auxílio da câmara de Sedegwick-Rafter, modificada. Foram estimados a riqueza e o índice de constância das espécies. A composição zooplanctônica foi descrita por 43 espécies, com o predomínio dos rotíferos (31 espécies). A maior riqueza de espécies foi registrada no período de seca (32 espécies). A maioria das espécies ocorreu de forma acidental, e não diferiu entre os períodos. Por outro lado, a maioria das espécies constantes e acessórias ocorreu no período de seca. Os resultados mostraram uma maior representatividade da comunidade no período de seca, porém a raridade das espécies predominou nos dois períodos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T19:14:24Z
2019-12-12T19:14:24Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3603
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3603
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948629963505664