PATÓGENOS ASSOCIADOS À SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Marlon Vinicius Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: GASPAROTTO, Francielli, RODRIGUES, Larissa C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6351
Resumo: Espécies florestais nativas apresentam grande importância na recuperação de áreas degradadas e também são importantes econômicamente, porém estudos sobre sanidade de tais sementes são quase inexistentes. Assim, objetivou-se com este trabalho analisar a qualidade sanitária de sementes das espécies florestais nativas amendoim-bravo (Pterogyne nitens) e canafístula (Peltophorum dubium), utilizando-se o método de detecção em papel de filtro. As sementes foram obtidas junto ao Instituto Agronômico do Paraná, utilizou-se uma amostra de 200 sementes, colocando-se 10 sementes por gerbox, sobre três camadas de papel de filtro previamente umedecido com água destilada. Após a distribuição nas placas, as sementes foram incubadas à temperatura de 20±2ºC, por período de sete dias, com regime alternado de 12 horas de luz fluorescente branca e 12 horas de escuro. As avaliações foram realizadas após sete dias de incubação, examinando-se individualmente as sementes através de observações da morfologia do fungo ao microscópio estereoscópico comparando-se com a literatura disponível. Detectaram-se os seguintes fungos asssociados as sementes da éspecie amendoim bravo: Penicillium sp., Aspergillus sp. e Phomopsis sp. Já associado as sementes da espécie canafístula foram detectados: Aspergillus sp.; Cladosporium sp.; Stemphylium sp. e Curvularia sp. Os gêneros Penicillium e Aspergillus causam danos às sementes durante seu armazenamento, reduzindo o tempo de conservação das mesmas. Já os demais gêneros são importantes patógenos de espécies florestais, podendo ocasionar epidemias no campo caso não seja empregado nenhum método de controle para estes.
id UNICESU -1_ac49e96b796f7dfebb7d96e544493d34
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6351
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PATÓGENOS ASSOCIADOS À SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAISPatologia de sementesPeltophorum dubiumPterogyne nitensEspécies florestais nativas apresentam grande importância na recuperação de áreas degradadas e também são importantes econômicamente, porém estudos sobre sanidade de tais sementes são quase inexistentes. Assim, objetivou-se com este trabalho analisar a qualidade sanitária de sementes das espécies florestais nativas amendoim-bravo (Pterogyne nitens) e canafístula (Peltophorum dubium), utilizando-se o método de detecção em papel de filtro. As sementes foram obtidas junto ao Instituto Agronômico do Paraná, utilizou-se uma amostra de 200 sementes, colocando-se 10 sementes por gerbox, sobre três camadas de papel de filtro previamente umedecido com água destilada. Após a distribuição nas placas, as sementes foram incubadas à temperatura de 20±2ºC, por período de sete dias, com regime alternado de 12 horas de luz fluorescente branca e 12 horas de escuro. As avaliações foram realizadas após sete dias de incubação, examinando-se individualmente as sementes através de observações da morfologia do fungo ao microscópio estereoscópico comparando-se com a literatura disponível. Detectaram-se os seguintes fungos asssociados as sementes da éspecie amendoim bravo: Penicillium sp., Aspergillus sp. e Phomopsis sp. Já associado as sementes da espécie canafístula foram detectados: Aspergillus sp.; Cladosporium sp.; Stemphylium sp. e Curvularia sp. Os gêneros Penicillium e Aspergillus causam danos às sementes durante seu armazenamento, reduzindo o tempo de conservação das mesmas. Já os demais gêneros são importantes patógenos de espécies florestais, podendo ocasionar epidemias no campo caso não seja empregado nenhum método de controle para estes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-12-10T12:27:13Z2011-10-252020-12-10T12:27:13Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6351porALMEIDA, Marlon Vinicius GonçalvesGASPAROTTO, FrancielliRODRIGUES, Larissa C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-12-11T06:01:52ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PATÓGENOS ASSOCIADOS À SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS
title PATÓGENOS ASSOCIADOS À SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS
spellingShingle PATÓGENOS ASSOCIADOS À SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS
ALMEIDA, Marlon Vinicius Gonçalves
Patologia de sementes
Peltophorum dubium
Pterogyne nitens
title_short PATÓGENOS ASSOCIADOS À SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS
title_full PATÓGENOS ASSOCIADOS À SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS
title_fullStr PATÓGENOS ASSOCIADOS À SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS
title_full_unstemmed PATÓGENOS ASSOCIADOS À SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS
title_sort PATÓGENOS ASSOCIADOS À SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS
author ALMEIDA, Marlon Vinicius Gonçalves
author_facet ALMEIDA, Marlon Vinicius Gonçalves
GASPAROTTO, Francielli
RODRIGUES, Larissa C.
author_role author
author2 GASPAROTTO, Francielli
RODRIGUES, Larissa C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Marlon Vinicius Gonçalves
GASPAROTTO, Francielli
RODRIGUES, Larissa C.
dc.subject.por.fl_str_mv Patologia de sementes
Peltophorum dubium
Pterogyne nitens
topic Patologia de sementes
Peltophorum dubium
Pterogyne nitens
description Espécies florestais nativas apresentam grande importância na recuperação de áreas degradadas e também são importantes econômicamente, porém estudos sobre sanidade de tais sementes são quase inexistentes. Assim, objetivou-se com este trabalho analisar a qualidade sanitária de sementes das espécies florestais nativas amendoim-bravo (Pterogyne nitens) e canafístula (Peltophorum dubium), utilizando-se o método de detecção em papel de filtro. As sementes foram obtidas junto ao Instituto Agronômico do Paraná, utilizou-se uma amostra de 200 sementes, colocando-se 10 sementes por gerbox, sobre três camadas de papel de filtro previamente umedecido com água destilada. Após a distribuição nas placas, as sementes foram incubadas à temperatura de 20±2ºC, por período de sete dias, com regime alternado de 12 horas de luz fluorescente branca e 12 horas de escuro. As avaliações foram realizadas após sete dias de incubação, examinando-se individualmente as sementes através de observações da morfologia do fungo ao microscópio estereoscópico comparando-se com a literatura disponível. Detectaram-se os seguintes fungos asssociados as sementes da éspecie amendoim bravo: Penicillium sp., Aspergillus sp. e Phomopsis sp. Já associado as sementes da espécie canafístula foram detectados: Aspergillus sp.; Cladosporium sp.; Stemphylium sp. e Curvularia sp. Os gêneros Penicillium e Aspergillus causam danos às sementes durante seu armazenamento, reduzindo o tempo de conservação das mesmas. Já os demais gêneros são importantes patógenos de espécies florestais, podendo ocasionar epidemias no campo caso não seja empregado nenhum método de controle para estes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2011-10-25
2020-12-10T12:27:13Z
2020-12-10T12:27:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6351
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771966243209216