ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL COM FELINOS EM CATIVEIRO DO PARQUE DO INGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BABÁ, Adriane Yumi, ROSADO, Fábio Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5577
Resumo: Atualmente, a maioria dos zoológicos não trata adequadamente seus animais, onde o animal cativo serve apenas como exposição e com fins turísticos; não são oferecidos estímulos necessários para diminuir o tempo ocioso, doenças como estresse e obesidade e não há controle quanto à contaminação de endo e ectoparasitas. O manejo inadequado, aliado a uma má alimentação e a falta de acompanhamento veterinário, acarreta em comportamentos estereotipados; Em estudos com animais cativos, não há parâmetros a serem seguidos, pois cada animal tem personalidade e temperamento distintos, e os recintos variam de jaulas fechadas a campos abertos, influenciando no comportamento do animal. Técnicas como enriquecimento ambiental enriquecem o recinto, promovem diversificação alimentar e visam entreter o animal cativo através de brincadeiras e dificuldades propostas, podendo até estimular a reprodução. Este estudo trabalhou com os Leões (Panthera leo) e Pumas (Puma concolor) do Parque do Ingá, criando um ambiente interativo e complexo, permitindo aos animais apresentar um comportamento natural através de desafios e novidades. Foram simuladas situações que ocorreriam na natureza, oferecendo ao animal a oportunidade de escolha e controle de seu ambiente. A metodologia consistiu na utilização de caixas de papelão, coco seco, cordas de nylon e canela, estimulando os animais a se movimentar, aumentando seu período de atividade por curiosidade ou por fome. Concluí-se que as fêmeas de ambas as espécies demonstraram maior interesse ao enriquecimento ambiental e alimentar, devido ao hábito de serem as fêmeas que protegem a prole e serem mais ativas e curiosas em relação aos machos.
id UNICESU -1_acdd90d22119a76aa90bbbb875119ed2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5577
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL COM FELINOS EM CATIVEIRO DO PARQUE DO INGÁComportamentoEstresseFelinosZoológicoAtualmente, a maioria dos zoológicos não trata adequadamente seus animais, onde o animal cativo serve apenas como exposição e com fins turísticos; não são oferecidos estímulos necessários para diminuir o tempo ocioso, doenças como estresse e obesidade e não há controle quanto à contaminação de endo e ectoparasitas. O manejo inadequado, aliado a uma má alimentação e a falta de acompanhamento veterinário, acarreta em comportamentos estereotipados; Em estudos com animais cativos, não há parâmetros a serem seguidos, pois cada animal tem personalidade e temperamento distintos, e os recintos variam de jaulas fechadas a campos abertos, influenciando no comportamento do animal. Técnicas como enriquecimento ambiental enriquecem o recinto, promovem diversificação alimentar e visam entreter o animal cativo através de brincadeiras e dificuldades propostas, podendo até estimular a reprodução. Este estudo trabalhou com os Leões (Panthera leo) e Pumas (Puma concolor) do Parque do Ingá, criando um ambiente interativo e complexo, permitindo aos animais apresentar um comportamento natural através de desafios e novidades. Foram simuladas situações que ocorreriam na natureza, oferecendo ao animal a oportunidade de escolha e controle de seu ambiente. A metodologia consistiu na utilização de caixas de papelão, coco seco, cordas de nylon e canela, estimulando os animais a se movimentar, aumentando seu período de atividade por curiosidade ou por fome. Concluí-se que as fêmeas de ambas as espécies demonstraram maior interesse ao enriquecimento ambiental e alimentar, devido ao hábito de serem as fêmeas que protegem a prole e serem mais ativas e curiosas em relação aos machos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-09T20:31:51Z2020-04-09T20:31:51Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5577porCARNIATTO, Caio Henrique de OliveiraBABÁ, Adriane YumiROSADO, Fábio Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:46:53ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL COM FELINOS EM CATIVEIRO DO PARQUE DO INGÁ
title ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL COM FELINOS EM CATIVEIRO DO PARQUE DO INGÁ
spellingShingle ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL COM FELINOS EM CATIVEIRO DO PARQUE DO INGÁ
CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
Comportamento
Estresse
Felinos
Zoológico
title_short ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL COM FELINOS EM CATIVEIRO DO PARQUE DO INGÁ
title_full ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL COM FELINOS EM CATIVEIRO DO PARQUE DO INGÁ
title_fullStr ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL COM FELINOS EM CATIVEIRO DO PARQUE DO INGÁ
title_full_unstemmed ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL COM FELINOS EM CATIVEIRO DO PARQUE DO INGÁ
title_sort ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL COM FELINOS EM CATIVEIRO DO PARQUE DO INGÁ
author CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
author_facet CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
BABÁ, Adriane Yumi
ROSADO, Fábio Rogério
author_role author
author2 BABÁ, Adriane Yumi
ROSADO, Fábio Rogério
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
BABÁ, Adriane Yumi
ROSADO, Fábio Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
Estresse
Felinos
Zoológico
topic Comportamento
Estresse
Felinos
Zoológico
description Atualmente, a maioria dos zoológicos não trata adequadamente seus animais, onde o animal cativo serve apenas como exposição e com fins turísticos; não são oferecidos estímulos necessários para diminuir o tempo ocioso, doenças como estresse e obesidade e não há controle quanto à contaminação de endo e ectoparasitas. O manejo inadequado, aliado a uma má alimentação e a falta de acompanhamento veterinário, acarreta em comportamentos estereotipados; Em estudos com animais cativos, não há parâmetros a serem seguidos, pois cada animal tem personalidade e temperamento distintos, e os recintos variam de jaulas fechadas a campos abertos, influenciando no comportamento do animal. Técnicas como enriquecimento ambiental enriquecem o recinto, promovem diversificação alimentar e visam entreter o animal cativo através de brincadeiras e dificuldades propostas, podendo até estimular a reprodução. Este estudo trabalhou com os Leões (Panthera leo) e Pumas (Puma concolor) do Parque do Ingá, criando um ambiente interativo e complexo, permitindo aos animais apresentar um comportamento natural através de desafios e novidades. Foram simuladas situações que ocorreriam na natureza, oferecendo ao animal a oportunidade de escolha e controle de seu ambiente. A metodologia consistiu na utilização de caixas de papelão, coco seco, cordas de nylon e canela, estimulando os animais a se movimentar, aumentando seu período de atividade por curiosidade ou por fome. Concluí-se que as fêmeas de ambas as espécies demonstraram maior interesse ao enriquecimento ambiental e alimentar, devido ao hábito de serem as fêmeas que protegem a prole e serem mais ativas e curiosas em relação aos machos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-09T20:31:51Z
2020-04-09T20:31:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5577
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771966697242625