MÉTODO SIMPLES E NATURAL PARA PRODUÇÃO DE SIDRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Ingrid Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: RIGHETTI, José Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4221
Resumo: O processo de fermentação de frutas consiste em transformar os açúcares presentes na fruta em álcool, para isso se obtém o suco da fruta in natura, que acrescentando a levedura, resultará na bebida alcoólica e fermentada. O processo pode ser caseiro e de baixo custo, que resultará em bebidas alcoólicas translucidas, sabor frutado com características acidas ou adocicadas, com o aroma natural das frutas. O objetivo deste trabalho é salientar a grande relevância desse produto no cenário industrial e agrícola e a possibilidade de destinação aos frutos que perderam sua aceitação comercial, diminuindo o desperdício de alimentos, além de apresentar um método artesanal e natural para produzir sidra, sem adicionar qualquer tipo de corante ou conservantes, uma bebida de baixo custo, mantendo a qualidade e fazendo o reaproveitamento de maças que estão fora do padrão de comercialização. A produção da sidra foi desenvolvida apenas com o suco das maças com cascas, acrescentadas de leveduras do gênero Saccharomyces Cerevisiae. Foi realizada analise de pH e teor alcoólico do produto final,obtendo pH 4,0 e 7% de teor alcoólico, aroma de frutas de cor amarela cristalino e levemente carbonatada, sendo elogiada e aprovada por degustadores,reforçando a ideia de Nogueira, et al (2003) e Braga, et al (2013)que pode se fabricar sidras com ótimos resultados utilizando- se métodos caseiros.
id UNICESU -1_b1ca82a33ce0cec9daaed69b6a0e32de
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4221
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling MÉTODO SIMPLES E NATURAL PARA PRODUÇÃO DE SIDRASDesperdícioAlimentoMaçãsFermentaçãoAgregaçãoO processo de fermentação de frutas consiste em transformar os açúcares presentes na fruta em álcool, para isso se obtém o suco da fruta in natura, que acrescentando a levedura, resultará na bebida alcoólica e fermentada. O processo pode ser caseiro e de baixo custo, que resultará em bebidas alcoólicas translucidas, sabor frutado com características acidas ou adocicadas, com o aroma natural das frutas. O objetivo deste trabalho é salientar a grande relevância desse produto no cenário industrial e agrícola e a possibilidade de destinação aos frutos que perderam sua aceitação comercial, diminuindo o desperdício de alimentos, além de apresentar um método artesanal e natural para produzir sidra, sem adicionar qualquer tipo de corante ou conservantes, uma bebida de baixo custo, mantendo a qualidade e fazendo o reaproveitamento de maças que estão fora do padrão de comercialização. A produção da sidra foi desenvolvida apenas com o suco das maças com cascas, acrescentadas de leveduras do gênero Saccharomyces Cerevisiae. Foi realizada analise de pH e teor alcoólico do produto final,obtendo pH 4,0 e 7% de teor alcoólico, aroma de frutas de cor amarela cristalino e levemente carbonatada, sendo elogiada e aprovada por degustadores,reforçando a ideia de Nogueira, et al (2003) e Braga, et al (2013)que pode se fabricar sidras com ótimos resultados utilizando- se métodos caseiros.UniCesumar2020-01-13T19:46:12Z2020-01-13T19:46:12Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4221otherMOREIRA, Ingrid FernandesRIGHETTI, José Sérgioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:10.657Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv MÉTODO SIMPLES E NATURAL PARA PRODUÇÃO DE SIDRAS
title MÉTODO SIMPLES E NATURAL PARA PRODUÇÃO DE SIDRAS
spellingShingle MÉTODO SIMPLES E NATURAL PARA PRODUÇÃO DE SIDRAS
MOREIRA, Ingrid Fernandes
Desperdício
Alimento
Maçãs
Fermentação
Agregação
title_short MÉTODO SIMPLES E NATURAL PARA PRODUÇÃO DE SIDRAS
title_full MÉTODO SIMPLES E NATURAL PARA PRODUÇÃO DE SIDRAS
title_fullStr MÉTODO SIMPLES E NATURAL PARA PRODUÇÃO DE SIDRAS
title_full_unstemmed MÉTODO SIMPLES E NATURAL PARA PRODUÇÃO DE SIDRAS
title_sort MÉTODO SIMPLES E NATURAL PARA PRODUÇÃO DE SIDRAS
author MOREIRA, Ingrid Fernandes
author_facet MOREIRA, Ingrid Fernandes
RIGHETTI, José Sérgio
author_role author
author2 RIGHETTI, José Sérgio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Ingrid Fernandes
RIGHETTI, José Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Desperdício
Alimento
Maçãs
Fermentação
Agregação
topic Desperdício
Alimento
Maçãs
Fermentação
Agregação
dc.description.none.fl_txt_mv O processo de fermentação de frutas consiste em transformar os açúcares presentes na fruta em álcool, para isso se obtém o suco da fruta in natura, que acrescentando a levedura, resultará na bebida alcoólica e fermentada. O processo pode ser caseiro e de baixo custo, que resultará em bebidas alcoólicas translucidas, sabor frutado com características acidas ou adocicadas, com o aroma natural das frutas. O objetivo deste trabalho é salientar a grande relevância desse produto no cenário industrial e agrícola e a possibilidade de destinação aos frutos que perderam sua aceitação comercial, diminuindo o desperdício de alimentos, além de apresentar um método artesanal e natural para produzir sidra, sem adicionar qualquer tipo de corante ou conservantes, uma bebida de baixo custo, mantendo a qualidade e fazendo o reaproveitamento de maças que estão fora do padrão de comercialização. A produção da sidra foi desenvolvida apenas com o suco das maças com cascas, acrescentadas de leveduras do gênero Saccharomyces Cerevisiae. Foi realizada analise de pH e teor alcoólico do produto final,obtendo pH 4,0 e 7% de teor alcoólico, aroma de frutas de cor amarela cristalino e levemente carbonatada, sendo elogiada e aprovada por degustadores,reforçando a ideia de Nogueira, et al (2003) e Braga, et al (2013)que pode se fabricar sidras com ótimos resultados utilizando- se métodos caseiros.
description O processo de fermentação de frutas consiste em transformar os açúcares presentes na fruta em álcool, para isso se obtém o suco da fruta in natura, que acrescentando a levedura, resultará na bebida alcoólica e fermentada. O processo pode ser caseiro e de baixo custo, que resultará em bebidas alcoólicas translucidas, sabor frutado com características acidas ou adocicadas, com o aroma natural das frutas. O objetivo deste trabalho é salientar a grande relevância desse produto no cenário industrial e agrícola e a possibilidade de destinação aos frutos que perderam sua aceitação comercial, diminuindo o desperdício de alimentos, além de apresentar um método artesanal e natural para produzir sidra, sem adicionar qualquer tipo de corante ou conservantes, uma bebida de baixo custo, mantendo a qualidade e fazendo o reaproveitamento de maças que estão fora do padrão de comercialização. A produção da sidra foi desenvolvida apenas com o suco das maças com cascas, acrescentadas de leveduras do gênero Saccharomyces Cerevisiae. Foi realizada analise de pH e teor alcoólico do produto final,obtendo pH 4,0 e 7% de teor alcoólico, aroma de frutas de cor amarela cristalino e levemente carbonatada, sendo elogiada e aprovada por degustadores,reforçando a ideia de Nogueira, et al (2003) e Braga, et al (2013)que pode se fabricar sidras com ótimos resultados utilizando- se métodos caseiros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-13T19:46:12Z
2020-01-13T19:46:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4221
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4221
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948585655926784