ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA DE ACORDO COM O RITMO BIOLÓGICO EM USUÁRIOS DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Patricia Almeida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: COSTA, Andiárie Nogueira, FERREIRA, Elenice Gomes
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4297
Resumo: Na cidade de Maringá, no Paraná, foram instaladas academias da terceira idade(ATI’s) que tem como objetivo estimular a atividade física,melhorando a qualidade de vida dos idosos. Hoje é sabido que a atividade física traz grandes benefícios, contudo, o risco de aumentar a pressão arterial (PA) durante o exercício não supervisionado em indivíduos propensos a doenças cardiovasculares, é alto. Estudos apontam que a atividade física quando realizada de acordo com o ritmo biológico pode trazer melhoras no tratamento da hipertensão, e diminuir o risco de óbitos. Objetivo: Avaliar a alteração da pressão arterial através da atividade física nos usuários das ATI’s em horários de maior e menor incidência de óbitos por doenças cardiovasculares de acordo com o ritmo biológico. Métodos: O objetivo do estudo foi avaliar 60 pacientes hipertensos, com 50 anos ou mais, de ambos os gêneros. A avaliação foi realizada em dois dias sendo o primeiro dia durante a manhã, onde foi realizado aferição da PA pré e pós exercício sem intervenção dos pesquisadores, coleta das variáveis antropométricas e entregue o questionário Minichal- Brasil. O segundo dia foi no final da tarde, onde foi apenas aferida a PA pré e pós exercício físico. Resultados parciais:O comportamento da PA apresentou alternâncias após a prática de exercícios, ocorrendo aumento da PA sistólica, e em alguns casos houve também o aumento da PA diastólica nos dois turnos, porém, de acordo com o relógio biológico dos avaliados, foi possível observar que não houve alteração significativa entre os horários avaliados.
id UNICESU -1_b957f52962552ee89929ea6adb764107
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4297
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA DE ACORDO COM O RITMO BIOLÓGICO EM USUÁRIOS DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.Hipertensão arterialExercício físicoRelógio biológicoQualidade de vidaNa cidade de Maringá, no Paraná, foram instaladas academias da terceira idade(ATI’s) que tem como objetivo estimular a atividade física,melhorando a qualidade de vida dos idosos. Hoje é sabido que a atividade física traz grandes benefícios, contudo, o risco de aumentar a pressão arterial (PA) durante o exercício não supervisionado em indivíduos propensos a doenças cardiovasculares, é alto. Estudos apontam que a atividade física quando realizada de acordo com o ritmo biológico pode trazer melhoras no tratamento da hipertensão, e diminuir o risco de óbitos. Objetivo: Avaliar a alteração da pressão arterial através da atividade física nos usuários das ATI’s em horários de maior e menor incidência de óbitos por doenças cardiovasculares de acordo com o ritmo biológico. Métodos: O objetivo do estudo foi avaliar 60 pacientes hipertensos, com 50 anos ou mais, de ambos os gêneros. A avaliação foi realizada em dois dias sendo o primeiro dia durante a manhã, onde foi realizado aferição da PA pré e pós exercício sem intervenção dos pesquisadores, coleta das variáveis antropométricas e entregue o questionário Minichal- Brasil. O segundo dia foi no final da tarde, onde foi apenas aferida a PA pré e pós exercício físico. Resultados parciais:O comportamento da PA apresentou alternâncias após a prática de exercícios, ocorrendo aumento da PA sistólica, e em alguns casos houve também o aumento da PA diastólica nos dois turnos, porém, de acordo com o relógio biológico dos avaliados, foi possível observar que não houve alteração significativa entre os horários avaliados.UniCesumar2020-01-16T14:01:26Z2020-01-16T14:01:26Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4297otherPEREIRA, Patricia AlmeidaCOSTA, Andiárie NogueiraFERREIRA, Elenice Gomesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:21.334Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA DE ACORDO COM O RITMO BIOLÓGICO EM USUÁRIOS DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
title ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA DE ACORDO COM O RITMO BIOLÓGICO EM USUÁRIOS DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
spellingShingle ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA DE ACORDO COM O RITMO BIOLÓGICO EM USUÁRIOS DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
PEREIRA, Patricia Almeida
Hipertensão arterial
Exercício físico
Relógio biológico
Qualidade de vida
title_short ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA DE ACORDO COM O RITMO BIOLÓGICO EM USUÁRIOS DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
title_full ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA DE ACORDO COM O RITMO BIOLÓGICO EM USUÁRIOS DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
title_fullStr ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA DE ACORDO COM O RITMO BIOLÓGICO EM USUÁRIOS DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
title_full_unstemmed ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA DE ACORDO COM O RITMO BIOLÓGICO EM USUÁRIOS DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
title_sort ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA DE ACORDO COM O RITMO BIOLÓGICO EM USUÁRIOS DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
author PEREIRA, Patricia Almeida
author_facet PEREIRA, Patricia Almeida
COSTA, Andiárie Nogueira
FERREIRA, Elenice Gomes
author_role author
author2 COSTA, Andiárie Nogueira
FERREIRA, Elenice Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Patricia Almeida
COSTA, Andiárie Nogueira
FERREIRA, Elenice Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertensão arterial
Exercício físico
Relógio biológico
Qualidade de vida
topic Hipertensão arterial
Exercício físico
Relógio biológico
Qualidade de vida
dc.description.none.fl_txt_mv Na cidade de Maringá, no Paraná, foram instaladas academias da terceira idade(ATI’s) que tem como objetivo estimular a atividade física,melhorando a qualidade de vida dos idosos. Hoje é sabido que a atividade física traz grandes benefícios, contudo, o risco de aumentar a pressão arterial (PA) durante o exercício não supervisionado em indivíduos propensos a doenças cardiovasculares, é alto. Estudos apontam que a atividade física quando realizada de acordo com o ritmo biológico pode trazer melhoras no tratamento da hipertensão, e diminuir o risco de óbitos. Objetivo: Avaliar a alteração da pressão arterial através da atividade física nos usuários das ATI’s em horários de maior e menor incidência de óbitos por doenças cardiovasculares de acordo com o ritmo biológico. Métodos: O objetivo do estudo foi avaliar 60 pacientes hipertensos, com 50 anos ou mais, de ambos os gêneros. A avaliação foi realizada em dois dias sendo o primeiro dia durante a manhã, onde foi realizado aferição da PA pré e pós exercício sem intervenção dos pesquisadores, coleta das variáveis antropométricas e entregue o questionário Minichal- Brasil. O segundo dia foi no final da tarde, onde foi apenas aferida a PA pré e pós exercício físico. Resultados parciais:O comportamento da PA apresentou alternâncias após a prática de exercícios, ocorrendo aumento da PA sistólica, e em alguns casos houve também o aumento da PA diastólica nos dois turnos, porém, de acordo com o relógio biológico dos avaliados, foi possível observar que não houve alteração significativa entre os horários avaliados.
description Na cidade de Maringá, no Paraná, foram instaladas academias da terceira idade(ATI’s) que tem como objetivo estimular a atividade física,melhorando a qualidade de vida dos idosos. Hoje é sabido que a atividade física traz grandes benefícios, contudo, o risco de aumentar a pressão arterial (PA) durante o exercício não supervisionado em indivíduos propensos a doenças cardiovasculares, é alto. Estudos apontam que a atividade física quando realizada de acordo com o ritmo biológico pode trazer melhoras no tratamento da hipertensão, e diminuir o risco de óbitos. Objetivo: Avaliar a alteração da pressão arterial através da atividade física nos usuários das ATI’s em horários de maior e menor incidência de óbitos por doenças cardiovasculares de acordo com o ritmo biológico. Métodos: O objetivo do estudo foi avaliar 60 pacientes hipertensos, com 50 anos ou mais, de ambos os gêneros. A avaliação foi realizada em dois dias sendo o primeiro dia durante a manhã, onde foi realizado aferição da PA pré e pós exercício sem intervenção dos pesquisadores, coleta das variáveis antropométricas e entregue o questionário Minichal- Brasil. O segundo dia foi no final da tarde, onde foi apenas aferida a PA pré e pós exercício físico. Resultados parciais:O comportamento da PA apresentou alternâncias após a prática de exercícios, ocorrendo aumento da PA sistólica, e em alguns casos houve também o aumento da PA diastólica nos dois turnos, porém, de acordo com o relógio biológico dos avaliados, foi possível observar que não houve alteração significativa entre os horários avaliados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-16T14:01:26Z
2020-01-16T14:01:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4297
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4297
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605302046720