ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CAFEÍNA DO MEIO AQUOSO POR ÓXIDO DE GRAFENO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUERRA, Ana Carolina Sestito
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ANDRADE, Murilo Barbosa de, SANTOS, Tássia Rhuna Tonial dos, ARAUJO, Lennon Alonso, BERGAMASCO, Rosângela
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3352
Resumo: A contaminação da água por fármacos têm sua ocorrência já registrada nos sedimentos, esgoto doméstico e águas superficiais e subterrâneas e constituem um sério problema em todo o mundo. A cafeína é um contaminante emergente ligado às atividades humanas e pode ser considerada representante de algumas classes de compostos farmacêuticos por ser utilizada na composição de diversos medicamentos.Este estudo explorou a capacidade de adsorção de cafeína (CAF) a partir de uma solução aquosa por na nolâminas de óxido de grafeno (GO). O material foi sintetizado pelo método de Hummers modificado e posteriormente caracterizado quanto à sua estrutura e morfologia de superfície para avaliar seu potencial para aplicação na adsorção da CAF. Os efeitos de parâmetros como do tempo de adsorção, pH da solução e massa de GO foram estudados e otimizados. Além disso, a cinética de adsorção foi investigada utilizando os modelos de pseudoprimeira ordem e pseudossegunda ordem. O estudo da influência do pH na capacidade de adsorção revelou melhores resultados trabalhando com soluções de pH ácido, enquanto que a avaliação do efeito da massa de GO na capacidade de adsorção evidenciou uma maior capacidade de adsorção utilizando massas menores de adsorvente. Os dados experimentais de equilíbrio foram bem ajustados ao modelo cinético de pseudoprimeira ordem.O GO apresentou bons resultados na adsorção da CAF e potencial para estudos posteriores de adsorção com fármacos.
id UNICESU -1_baf53ad9b5a42d1a3b02308643758772
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3352
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CAFEÍNA DO MEIO AQUOSO POR ÓXIDO DE GRAFENOAdsorvente de carbonoFármacoRemoçãoA contaminação da água por fármacos têm sua ocorrência já registrada nos sedimentos, esgoto doméstico e águas superficiais e subterrâneas e constituem um sério problema em todo o mundo. A cafeína é um contaminante emergente ligado às atividades humanas e pode ser considerada representante de algumas classes de compostos farmacêuticos por ser utilizada na composição de diversos medicamentos.Este estudo explorou a capacidade de adsorção de cafeína (CAF) a partir de uma solução aquosa por na nolâminas de óxido de grafeno (GO). O material foi sintetizado pelo método de Hummers modificado e posteriormente caracterizado quanto à sua estrutura e morfologia de superfície para avaliar seu potencial para aplicação na adsorção da CAF. Os efeitos de parâmetros como do tempo de adsorção, pH da solução e massa de GO foram estudados e otimizados. Além disso, a cinética de adsorção foi investigada utilizando os modelos de pseudoprimeira ordem e pseudossegunda ordem. O estudo da influência do pH na capacidade de adsorção revelou melhores resultados trabalhando com soluções de pH ácido, enquanto que a avaliação do efeito da massa de GO na capacidade de adsorção evidenciou uma maior capacidade de adsorção utilizando massas menores de adsorvente. Os dados experimentais de equilíbrio foram bem ajustados ao modelo cinético de pseudoprimeira ordem.O GO apresentou bons resultados na adsorção da CAF e potencial para estudos posteriores de adsorção com fármacos.UniCesumar2019-12-06T19:29:17Z2019-12-06T19:29:17Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3352otherGUERRA, Ana Carolina SestitoANDRADE, Murilo Barbosa deSANTOS, Tássia Rhuna Tonial dosARAUJO, Lennon AlonsoBERGAMASCO, Rosângelareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:22Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:43.811Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CAFEÍNA DO MEIO AQUOSO POR ÓXIDO DE GRAFENO
title ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CAFEÍNA DO MEIO AQUOSO POR ÓXIDO DE GRAFENO
spellingShingle ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CAFEÍNA DO MEIO AQUOSO POR ÓXIDO DE GRAFENO
GUERRA, Ana Carolina Sestito
Adsorvente de carbono
Fármaco
Remoção
title_short ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CAFEÍNA DO MEIO AQUOSO POR ÓXIDO DE GRAFENO
title_full ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CAFEÍNA DO MEIO AQUOSO POR ÓXIDO DE GRAFENO
title_fullStr ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CAFEÍNA DO MEIO AQUOSO POR ÓXIDO DE GRAFENO
title_full_unstemmed ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CAFEÍNA DO MEIO AQUOSO POR ÓXIDO DE GRAFENO
title_sort ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CAFEÍNA DO MEIO AQUOSO POR ÓXIDO DE GRAFENO
author GUERRA, Ana Carolina Sestito
author_facet GUERRA, Ana Carolina Sestito
ANDRADE, Murilo Barbosa de
SANTOS, Tássia Rhuna Tonial dos
ARAUJO, Lennon Alonso
BERGAMASCO, Rosângela
author_role author
author2 ANDRADE, Murilo Barbosa de
SANTOS, Tássia Rhuna Tonial dos
ARAUJO, Lennon Alonso
BERGAMASCO, Rosângela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUERRA, Ana Carolina Sestito
ANDRADE, Murilo Barbosa de
SANTOS, Tássia Rhuna Tonial dos
ARAUJO, Lennon Alonso
BERGAMASCO, Rosângela
dc.subject.por.fl_str_mv Adsorvente de carbono
Fármaco
Remoção
topic Adsorvente de carbono
Fármaco
Remoção
dc.description.none.fl_txt_mv A contaminação da água por fármacos têm sua ocorrência já registrada nos sedimentos, esgoto doméstico e águas superficiais e subterrâneas e constituem um sério problema em todo o mundo. A cafeína é um contaminante emergente ligado às atividades humanas e pode ser considerada representante de algumas classes de compostos farmacêuticos por ser utilizada na composição de diversos medicamentos.Este estudo explorou a capacidade de adsorção de cafeína (CAF) a partir de uma solução aquosa por na nolâminas de óxido de grafeno (GO). O material foi sintetizado pelo método de Hummers modificado e posteriormente caracterizado quanto à sua estrutura e morfologia de superfície para avaliar seu potencial para aplicação na adsorção da CAF. Os efeitos de parâmetros como do tempo de adsorção, pH da solução e massa de GO foram estudados e otimizados. Além disso, a cinética de adsorção foi investigada utilizando os modelos de pseudoprimeira ordem e pseudossegunda ordem. O estudo da influência do pH na capacidade de adsorção revelou melhores resultados trabalhando com soluções de pH ácido, enquanto que a avaliação do efeito da massa de GO na capacidade de adsorção evidenciou uma maior capacidade de adsorção utilizando massas menores de adsorvente. Os dados experimentais de equilíbrio foram bem ajustados ao modelo cinético de pseudoprimeira ordem.O GO apresentou bons resultados na adsorção da CAF e potencial para estudos posteriores de adsorção com fármacos.
description A contaminação da água por fármacos têm sua ocorrência já registrada nos sedimentos, esgoto doméstico e águas superficiais e subterrâneas e constituem um sério problema em todo o mundo. A cafeína é um contaminante emergente ligado às atividades humanas e pode ser considerada representante de algumas classes de compostos farmacêuticos por ser utilizada na composição de diversos medicamentos.Este estudo explorou a capacidade de adsorção de cafeína (CAF) a partir de uma solução aquosa por na nolâminas de óxido de grafeno (GO). O material foi sintetizado pelo método de Hummers modificado e posteriormente caracterizado quanto à sua estrutura e morfologia de superfície para avaliar seu potencial para aplicação na adsorção da CAF. Os efeitos de parâmetros como do tempo de adsorção, pH da solução e massa de GO foram estudados e otimizados. Além disso, a cinética de adsorção foi investigada utilizando os modelos de pseudoprimeira ordem e pseudossegunda ordem. O estudo da influência do pH na capacidade de adsorção revelou melhores resultados trabalhando com soluções de pH ácido, enquanto que a avaliação do efeito da massa de GO na capacidade de adsorção evidenciou uma maior capacidade de adsorção utilizando massas menores de adsorvente. Os dados experimentais de equilíbrio foram bem ajustados ao modelo cinético de pseudoprimeira ordem.O GO apresentou bons resultados na adsorção da CAF e potencial para estudos posteriores de adsorção com fármacos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T19:29:17Z
2019-12-06T19:29:17Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3352
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3352
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948611811606528