REPRODUÇÃO ARTIFICIAL EM PEIXES: REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Beatrice Ramos da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira, REFUDINI, Gislaine Aparecida Garcia, SILVA, Stefânia Caroline Claudino da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3984
Resumo: Os peixes pertencem ao filo Chordata, subfilo Vertebrata e superclasse Pisces. São classificados principalmente em osteíctes, condrícte e ciclóstomos. Sua alimentação é extremamente diversificada variando de acordo com a espécie, podendo ser herbívoros, carnívoros, onívoros, detritívoros e ilíofagos. Os peixes servem de alimento para diversas espécies, principalmente para os seres humanos. Devido ao significante crescimento da população, bem como sua busca por alimentos saudáveis, a procura pelo pescado, em consequência, vem aumentando muito nos últimos anos. A redução e o aumento da temperatura corpórea ideal, determinada por cada espécie, ocasionam mudanças fisiológicas em seu organismo, provocando diversas alterações, entre elas a redução da fecundidade. Visto que o consumo pelo pescado vem aumentando e as variações na temperatura decorrentes das mudanças climáticas prejudicam o sucesso reprodutivo dos peixes, se faz indispensável a utilização de métodos alternativos de cultivo com o intuito complementar a produção natural. São diversas as técnicas de reprodução artificial em peixes, tais como hipofisação e aplicação de hormônio sintético, cálculo de dose hormonal, indução hormonal, manejo pré- estrusão, estrusão de gametas, taxa de fecundação e eclosão, e incubação de ovos. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi elaborar um material de apoio, com o intuito de proporcionar aos produtores e pesquisadores informações concretas, de forma que os auxiliem com maior eficiência reproduzir as técnicas utilizadas na reprodução artificial de diversas espécies de peixes.
id UNICESU -1_bb8f8888de5c93dfcad05c657e154022
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3984
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling REPRODUÇÃO ARTIFICIAL EM PEIXES: REVISÃO DE LITERATURAExtrato de hipófiseHipofisaçãoHormônio sintéticoPeixes reofílicosOs peixes pertencem ao filo Chordata, subfilo Vertebrata e superclasse Pisces. São classificados principalmente em osteíctes, condrícte e ciclóstomos. Sua alimentação é extremamente diversificada variando de acordo com a espécie, podendo ser herbívoros, carnívoros, onívoros, detritívoros e ilíofagos. Os peixes servem de alimento para diversas espécies, principalmente para os seres humanos. Devido ao significante crescimento da população, bem como sua busca por alimentos saudáveis, a procura pelo pescado, em consequência, vem aumentando muito nos últimos anos. A redução e o aumento da temperatura corpórea ideal, determinada por cada espécie, ocasionam mudanças fisiológicas em seu organismo, provocando diversas alterações, entre elas a redução da fecundidade. Visto que o consumo pelo pescado vem aumentando e as variações na temperatura decorrentes das mudanças climáticas prejudicam o sucesso reprodutivo dos peixes, se faz indispensável a utilização de métodos alternativos de cultivo com o intuito complementar a produção natural. São diversas as técnicas de reprodução artificial em peixes, tais como hipofisação e aplicação de hormônio sintético, cálculo de dose hormonal, indução hormonal, manejo pré- estrusão, estrusão de gametas, taxa de fecundação e eclosão, e incubação de ovos. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi elaborar um material de apoio, com o intuito de proporcionar aos produtores e pesquisadores informações concretas, de forma que os auxiliem com maior eficiência reproduzir as técnicas utilizadas na reprodução artificial de diversas espécies de peixes.UniCesumar2020-01-08T16:52:00Z2020-01-08T16:52:00Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3984otherSILVA, Beatrice Ramos daCARNIATTO, Caio Henrique de OliveiraREFUDINI, Gislaine Aparecida GarciaSILVA, Stefânia Caroline Claudino dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:13Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:26.116Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv REPRODUÇÃO ARTIFICIAL EM PEIXES: REVISÃO DE LITERATURA
title REPRODUÇÃO ARTIFICIAL EM PEIXES: REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle REPRODUÇÃO ARTIFICIAL EM PEIXES: REVISÃO DE LITERATURA
SILVA, Beatrice Ramos da
Extrato de hipófise
Hipofisação
Hormônio sintético
Peixes reofílicos
title_short REPRODUÇÃO ARTIFICIAL EM PEIXES: REVISÃO DE LITERATURA
title_full REPRODUÇÃO ARTIFICIAL EM PEIXES: REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr REPRODUÇÃO ARTIFICIAL EM PEIXES: REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed REPRODUÇÃO ARTIFICIAL EM PEIXES: REVISÃO DE LITERATURA
title_sort REPRODUÇÃO ARTIFICIAL EM PEIXES: REVISÃO DE LITERATURA
author SILVA, Beatrice Ramos da
author_facet SILVA, Beatrice Ramos da
CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
REFUDINI, Gislaine Aparecida Garcia
SILVA, Stefânia Caroline Claudino da
author_role author
author2 CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
REFUDINI, Gislaine Aparecida Garcia
SILVA, Stefânia Caroline Claudino da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Beatrice Ramos da
CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
REFUDINI, Gislaine Aparecida Garcia
SILVA, Stefânia Caroline Claudino da
dc.subject.por.fl_str_mv Extrato de hipófise
Hipofisação
Hormônio sintético
Peixes reofílicos
topic Extrato de hipófise
Hipofisação
Hormônio sintético
Peixes reofílicos
dc.description.none.fl_txt_mv Os peixes pertencem ao filo Chordata, subfilo Vertebrata e superclasse Pisces. São classificados principalmente em osteíctes, condrícte e ciclóstomos. Sua alimentação é extremamente diversificada variando de acordo com a espécie, podendo ser herbívoros, carnívoros, onívoros, detritívoros e ilíofagos. Os peixes servem de alimento para diversas espécies, principalmente para os seres humanos. Devido ao significante crescimento da população, bem como sua busca por alimentos saudáveis, a procura pelo pescado, em consequência, vem aumentando muito nos últimos anos. A redução e o aumento da temperatura corpórea ideal, determinada por cada espécie, ocasionam mudanças fisiológicas em seu organismo, provocando diversas alterações, entre elas a redução da fecundidade. Visto que o consumo pelo pescado vem aumentando e as variações na temperatura decorrentes das mudanças climáticas prejudicam o sucesso reprodutivo dos peixes, se faz indispensável a utilização de métodos alternativos de cultivo com o intuito complementar a produção natural. São diversas as técnicas de reprodução artificial em peixes, tais como hipofisação e aplicação de hormônio sintético, cálculo de dose hormonal, indução hormonal, manejo pré- estrusão, estrusão de gametas, taxa de fecundação e eclosão, e incubação de ovos. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi elaborar um material de apoio, com o intuito de proporcionar aos produtores e pesquisadores informações concretas, de forma que os auxiliem com maior eficiência reproduzir as técnicas utilizadas na reprodução artificial de diversas espécies de peixes.
description Os peixes pertencem ao filo Chordata, subfilo Vertebrata e superclasse Pisces. São classificados principalmente em osteíctes, condrícte e ciclóstomos. Sua alimentação é extremamente diversificada variando de acordo com a espécie, podendo ser herbívoros, carnívoros, onívoros, detritívoros e ilíofagos. Os peixes servem de alimento para diversas espécies, principalmente para os seres humanos. Devido ao significante crescimento da população, bem como sua busca por alimentos saudáveis, a procura pelo pescado, em consequência, vem aumentando muito nos últimos anos. A redução e o aumento da temperatura corpórea ideal, determinada por cada espécie, ocasionam mudanças fisiológicas em seu organismo, provocando diversas alterações, entre elas a redução da fecundidade. Visto que o consumo pelo pescado vem aumentando e as variações na temperatura decorrentes das mudanças climáticas prejudicam o sucesso reprodutivo dos peixes, se faz indispensável a utilização de métodos alternativos de cultivo com o intuito complementar a produção natural. São diversas as técnicas de reprodução artificial em peixes, tais como hipofisação e aplicação de hormônio sintético, cálculo de dose hormonal, indução hormonal, manejo pré- estrusão, estrusão de gametas, taxa de fecundação e eclosão, e incubação de ovos. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi elaborar um material de apoio, com o intuito de proporcionar aos produtores e pesquisadores informações concretas, de forma que os auxiliem com maior eficiência reproduzir as técnicas utilizadas na reprodução artificial de diversas espécies de peixes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-08T16:52:00Z
2020-01-08T16:52:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3984
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3984
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948601591136256