O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560 |
Resumo: | Este projeto propõe uma pesquisa qualitativa relativa a um estudo de caso, os sujeitos pesquisados serão alunos de ensino fundamental e um professor de língua portuguesa. O objetivo geral é refletir sobre o ensino da literatura para estudantes surdos-mudos, de modo a verificar, como a escola brasileira está ou não preparada, para receber, ensinar e incentivar os alunos surdos a leitura de textos literários, uma vez que pretendemos ressaltar a complexidade da língua e literatura portuguesa sob a perspectiva destes alunos. Os objetivos específicos são: comparar o currículo escolar às práticas de leitura literária realizadas em classe; descrever as aulas e a recepção dos alunos relativos a um livro literário em específico, verificar se os alunos têm conhecimento e, se na prática realizam todo processo de leiturização, tendo como auxilio a mediação do professor de português (literatura). A metodologia a ser utilizada para desenvolvimento desse projeto inclui a realização de leituras teóricas sobre surdez e ensino de literatura infanto-juvenil e observações em sala de aula. Para coleta de dados e informações, serão elaborados questionários para entrevista com o professor relativo à aula assistida e para alunos, a respeito da aula de literatura. Como resultado, espera-se que, embora o currículo escolar seja vago quanto à literatura, a aula seja baseada em teorias atuais e que a adaptação aconteça por conta da experiência do professor, pois ao mediar um aluno surdo na leitura de um livro, de forma que este interaja com o texto, o professor desenvolve neste, criticidade, abstração, criatividade, expansão vocabular e, entre outros benefícios, no caso do aluno surdo, em especial, aperfeiçoamento na decodificação e decifração de signos gráficos; habilidade que quando sobre domínio de um aluno surdo, este vem a estar apto a se comunicar com falantes de quaisquer outros dialetos da língua portuguesa, através da escrita. Quanto aos alunos, é provável que apreciem literatura e realizem leituras extra-escolares. Diante desses resultados previstos, visualiza-se a necessidade de estudos teóricos relativos ao ensino de literatura para surdos-mudos, além de instituições e profissionais especializados no assunto. |
id |
UNICESU -1_bcf80cdd3435d350af054944a57b3719 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6560 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIALEnsino de literaturaEstudante surdo-mudoInclusão socialEste projeto propõe uma pesquisa qualitativa relativa a um estudo de caso, os sujeitos pesquisados serão alunos de ensino fundamental e um professor de língua portuguesa. O objetivo geral é refletir sobre o ensino da literatura para estudantes surdos-mudos, de modo a verificar, como a escola brasileira está ou não preparada, para receber, ensinar e incentivar os alunos surdos a leitura de textos literários, uma vez que pretendemos ressaltar a complexidade da língua e literatura portuguesa sob a perspectiva destes alunos. Os objetivos específicos são: comparar o currículo escolar às práticas de leitura literária realizadas em classe; descrever as aulas e a recepção dos alunos relativos a um livro literário em específico, verificar se os alunos têm conhecimento e, se na prática realizam todo processo de leiturização, tendo como auxilio a mediação do professor de português (literatura). A metodologia a ser utilizada para desenvolvimento desse projeto inclui a realização de leituras teóricas sobre surdez e ensino de literatura infanto-juvenil e observações em sala de aula. Para coleta de dados e informações, serão elaborados questionários para entrevista com o professor relativo à aula assistida e para alunos, a respeito da aula de literatura. Como resultado, espera-se que, embora o currículo escolar seja vago quanto à literatura, a aula seja baseada em teorias atuais e que a adaptação aconteça por conta da experiência do professor, pois ao mediar um aluno surdo na leitura de um livro, de forma que este interaja com o texto, o professor desenvolve neste, criticidade, abstração, criatividade, expansão vocabular e, entre outros benefícios, no caso do aluno surdo, em especial, aperfeiçoamento na decodificação e decifração de signos gráficos; habilidade que quando sobre domínio de um aluno surdo, este vem a estar apto a se comunicar com falantes de quaisquer outros dialetos da língua portuguesa, através da escrita. Quanto aos alunos, é provável que apreciem literatura e realizem leituras extra-escolares. Diante desses resultados previstos, visualiza-se a necessidade de estudos teóricos relativos ao ensino de literatura para surdos-mudos, além de instituições e profissionais especializados no assunto.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T12:34:39Z2007-10-232021-01-21T12:34:39Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560porSILVA, Elaine Ribeiro aIRIYODA, Luciane dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-22T06:01:34ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL |
title |
O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL |
spellingShingle |
O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL SILVA, Elaine Ribeiro a Ensino de literatura Estudante surdo-mudo Inclusão social |
title_short |
O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL |
title_full |
O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL |
title_fullStr |
O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL |
title_full_unstemmed |
O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL |
title_sort |
O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL |
author |
SILVA, Elaine Ribeiro a |
author_facet |
SILVA, Elaine Ribeiro a IRIYODA, Luciane dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
IRIYODA, Luciane dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Elaine Ribeiro a IRIYODA, Luciane dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de literatura Estudante surdo-mudo Inclusão social |
topic |
Ensino de literatura Estudante surdo-mudo Inclusão social |
description |
Este projeto propõe uma pesquisa qualitativa relativa a um estudo de caso, os sujeitos pesquisados serão alunos de ensino fundamental e um professor de língua portuguesa. O objetivo geral é refletir sobre o ensino da literatura para estudantes surdos-mudos, de modo a verificar, como a escola brasileira está ou não preparada, para receber, ensinar e incentivar os alunos surdos a leitura de textos literários, uma vez que pretendemos ressaltar a complexidade da língua e literatura portuguesa sob a perspectiva destes alunos. Os objetivos específicos são: comparar o currículo escolar às práticas de leitura literária realizadas em classe; descrever as aulas e a recepção dos alunos relativos a um livro literário em específico, verificar se os alunos têm conhecimento e, se na prática realizam todo processo de leiturização, tendo como auxilio a mediação do professor de português (literatura). A metodologia a ser utilizada para desenvolvimento desse projeto inclui a realização de leituras teóricas sobre surdez e ensino de literatura infanto-juvenil e observações em sala de aula. Para coleta de dados e informações, serão elaborados questionários para entrevista com o professor relativo à aula assistida e para alunos, a respeito da aula de literatura. Como resultado, espera-se que, embora o currículo escolar seja vago quanto à literatura, a aula seja baseada em teorias atuais e que a adaptação aconteça por conta da experiência do professor, pois ao mediar um aluno surdo na leitura de um livro, de forma que este interaja com o texto, o professor desenvolve neste, criticidade, abstração, criatividade, expansão vocabular e, entre outros benefícios, no caso do aluno surdo, em especial, aperfeiçoamento na decodificação e decifração de signos gráficos; habilidade que quando sobre domínio de um aluno surdo, este vem a estar apto a se comunicar com falantes de quaisquer outros dialetos da língua portuguesa, através da escrita. Quanto aos alunos, é provável que apreciem literatura e realizem leituras extra-escolares. Diante desses resultados previstos, visualiza-se a necessidade de estudos teóricos relativos ao ensino de literatura para surdos-mudos, além de instituições e profissionais especializados no assunto. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-21T12:34:39Z 2021-01-21T12:34:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771959383425024 |