O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Elaine Ribeiro a
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: IRIYODA, Luciane dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560
Resumo: Este projeto propõe uma pesquisa qualitativa relativa a um estudo de caso, os sujeitos pesquisados serão alunos de ensino fundamental e um professor de língua portuguesa. O objetivo geral é refletir sobre o ensino da literatura para estudantes surdos-mudos, de modo a verificar, como a escola brasileira está ou não preparada, para receber, ensinar e incentivar os alunos surdos a leitura de textos literários, uma vez que pretendemos ressaltar a complexidade da língua e literatura portuguesa sob a perspectiva destes alunos. Os objetivos específicos são: comparar o currículo escolar às práticas de leitura literária realizadas em classe; descrever as aulas e a recepção dos alunos relativos a um livro literário em específico, verificar se os alunos têm conhecimento e, se na prática realizam todo processo de leiturização, tendo como auxilio a mediação do professor de português (literatura). A metodologia a ser utilizada para desenvolvimento desse projeto inclui a realização de leituras teóricas sobre surdez e ensino de literatura infanto-juvenil e observações em sala de aula. Para coleta de dados e informações, serão elaborados questionários para entrevista com o professor relativo à aula assistida e para alunos, a respeito da aula de literatura. Como resultado, espera-se que, embora o currículo escolar seja vago quanto à literatura, a aula seja baseada em teorias atuais e que a adaptação aconteça por conta da experiência do professor, pois ao mediar um aluno surdo na leitura de um livro, de forma que este interaja com o texto, o professor desenvolve neste, criticidade, abstração, criatividade, expansão vocabular e, entre outros benefícios, no caso do aluno surdo, em especial, aperfeiçoamento na decodificação e decifração de signos gráficos; habilidade que quando sobre domínio de um aluno surdo, este vem a estar apto a se comunicar com falantes de quaisquer outros dialetos da língua portuguesa, através da escrita. Quanto aos alunos, é provável que apreciem literatura e realizem leituras extra-escolares. Diante desses resultados previstos, visualiza-se a necessidade de estudos teóricos relativos ao ensino de literatura para surdos-mudos, além de instituições e profissionais especializados no assunto.
id UNICESU -1_bcf80cdd3435d350af054944a57b3719
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6560
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIALEnsino de literaturaEstudante surdo-mudoInclusão socialEste projeto propõe uma pesquisa qualitativa relativa a um estudo de caso, os sujeitos pesquisados serão alunos de ensino fundamental e um professor de língua portuguesa. O objetivo geral é refletir sobre o ensino da literatura para estudantes surdos-mudos, de modo a verificar, como a escola brasileira está ou não preparada, para receber, ensinar e incentivar os alunos surdos a leitura de textos literários, uma vez que pretendemos ressaltar a complexidade da língua e literatura portuguesa sob a perspectiva destes alunos. Os objetivos específicos são: comparar o currículo escolar às práticas de leitura literária realizadas em classe; descrever as aulas e a recepção dos alunos relativos a um livro literário em específico, verificar se os alunos têm conhecimento e, se na prática realizam todo processo de leiturização, tendo como auxilio a mediação do professor de português (literatura). A metodologia a ser utilizada para desenvolvimento desse projeto inclui a realização de leituras teóricas sobre surdez e ensino de literatura infanto-juvenil e observações em sala de aula. Para coleta de dados e informações, serão elaborados questionários para entrevista com o professor relativo à aula assistida e para alunos, a respeito da aula de literatura. Como resultado, espera-se que, embora o currículo escolar seja vago quanto à literatura, a aula seja baseada em teorias atuais e que a adaptação aconteça por conta da experiência do professor, pois ao mediar um aluno surdo na leitura de um livro, de forma que este interaja com o texto, o professor desenvolve neste, criticidade, abstração, criatividade, expansão vocabular e, entre outros benefícios, no caso do aluno surdo, em especial, aperfeiçoamento na decodificação e decifração de signos gráficos; habilidade que quando sobre domínio de um aluno surdo, este vem a estar apto a se comunicar com falantes de quaisquer outros dialetos da língua portuguesa, através da escrita. Quanto aos alunos, é provável que apreciem literatura e realizem leituras extra-escolares. Diante desses resultados previstos, visualiza-se a necessidade de estudos teóricos relativos ao ensino de literatura para surdos-mudos, além de instituições e profissionais especializados no assunto.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T12:34:39Z2007-10-232021-01-21T12:34:39Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560porSILVA, Elaine Ribeiro aIRIYODA, Luciane dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-22T06:01:34ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
title O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
spellingShingle O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
SILVA, Elaine Ribeiro a
Ensino de literatura
Estudante surdo-mudo
Inclusão social
title_short O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
title_full O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
title_fullStr O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
title_full_unstemmed O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
title_sort O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
author SILVA, Elaine Ribeiro a
author_facet SILVA, Elaine Ribeiro a
IRIYODA, Luciane dos Santos
author_role author
author2 IRIYODA, Luciane dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Elaine Ribeiro a
IRIYODA, Luciane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura
Estudante surdo-mudo
Inclusão social
topic Ensino de literatura
Estudante surdo-mudo
Inclusão social
description Este projeto propõe uma pesquisa qualitativa relativa a um estudo de caso, os sujeitos pesquisados serão alunos de ensino fundamental e um professor de língua portuguesa. O objetivo geral é refletir sobre o ensino da literatura para estudantes surdos-mudos, de modo a verificar, como a escola brasileira está ou não preparada, para receber, ensinar e incentivar os alunos surdos a leitura de textos literários, uma vez que pretendemos ressaltar a complexidade da língua e literatura portuguesa sob a perspectiva destes alunos. Os objetivos específicos são: comparar o currículo escolar às práticas de leitura literária realizadas em classe; descrever as aulas e a recepção dos alunos relativos a um livro literário em específico, verificar se os alunos têm conhecimento e, se na prática realizam todo processo de leiturização, tendo como auxilio a mediação do professor de português (literatura). A metodologia a ser utilizada para desenvolvimento desse projeto inclui a realização de leituras teóricas sobre surdez e ensino de literatura infanto-juvenil e observações em sala de aula. Para coleta de dados e informações, serão elaborados questionários para entrevista com o professor relativo à aula assistida e para alunos, a respeito da aula de literatura. Como resultado, espera-se que, embora o currículo escolar seja vago quanto à literatura, a aula seja baseada em teorias atuais e que a adaptação aconteça por conta da experiência do professor, pois ao mediar um aluno surdo na leitura de um livro, de forma que este interaja com o texto, o professor desenvolve neste, criticidade, abstração, criatividade, expansão vocabular e, entre outros benefícios, no caso do aluno surdo, em especial, aperfeiçoamento na decodificação e decifração de signos gráficos; habilidade que quando sobre domínio de um aluno surdo, este vem a estar apto a se comunicar com falantes de quaisquer outros dialetos da língua portuguesa, através da escrita. Quanto aos alunos, é provável que apreciem literatura e realizem leituras extra-escolares. Diante desses resultados previstos, visualiza-se a necessidade de estudos teóricos relativos ao ensino de literatura para surdos-mudos, além de instituições e profissionais especializados no assunto.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-21T12:34:39Z
2021-01-21T12:34:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771959383425024