PÉ DIABÉTICO: CARACTERÍSTICAS DAS MEDIDAS PREVENTIVAS E AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE AUTOCUIDADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Rafael Rodrigo da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Casagrande, Andressa, Guerreiro, Ana Maria da Cunha, Scardoelli, Marcia Glaciela da Cruz, Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1774
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar os hábitos de autocuidado que os portadores de diabetes mellitus realizam diariamente e as características das medidas preventivas a fim de prevenir o pé diabético. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de caráter quantitativo realizado com 122 pacientes diabéticos cadastrados no Programa “Hiperdia” de uma Unidade Básica de Saúde da cidade de São Jorge do Ivaí/PR. Para coleta das informações foi realizado uma entrevista através de um questionário semiestruturado. As análises estatísticas foram efetuadas a partir de uma planilha do Programa Excel-Microsoft e a apresentação dos resultados foram utilizados a estatística descritiva simples. Verificaram-se altos índices de doenças associadas, longo tempo de diagnóstico do diabetes mellitus e um conhecimento abrangente sobre o autocuidado com os pés. A população em estudo é esclarecida sobre o autocuidado, porém há uma minoria que está exposta ao desenvolvimento do pé diabético e agravos da diabetes mellitus. A identificação dos fatores de risco que desencadeiam o pé diabético, como a adesão ao tratamento medicamentoso e hábitos de vida saudáveis logo no início diminuem as chances de ocorrer amputações, refletindo em uma maior qualidade de vida aos portadores de diabetes mellitus.
id UNICESU -1_c11b2ae8c78398c1af00833e2859604d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1774
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PÉ DIABÉTICO: CARACTERÍSTICAS DAS MEDIDAS PREVENTIVAS E AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE AUTOCUIDADOAutocuidadoDiabetes mellitusPé diabéticoEste trabalho teve como objetivo avaliar os hábitos de autocuidado que os portadores de diabetes mellitus realizam diariamente e as características das medidas preventivas a fim de prevenir o pé diabético. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de caráter quantitativo realizado com 122 pacientes diabéticos cadastrados no Programa “Hiperdia” de uma Unidade Básica de Saúde da cidade de São Jorge do Ivaí/PR. Para coleta das informações foi realizado uma entrevista através de um questionário semiestruturado. As análises estatísticas foram efetuadas a partir de uma planilha do Programa Excel-Microsoft e a apresentação dos resultados foram utilizados a estatística descritiva simples. Verificaram-se altos índices de doenças associadas, longo tempo de diagnóstico do diabetes mellitus e um conhecimento abrangente sobre o autocuidado com os pés. A população em estudo é esclarecida sobre o autocuidado, porém há uma minoria que está exposta ao desenvolvimento do pé diabético e agravos da diabetes mellitus. A identificação dos fatores de risco que desencadeiam o pé diabético, como a adesão ao tratamento medicamentoso e hábitos de vida saudáveis logo no início diminuem as chances de ocorrer amputações, refletindo em uma maior qualidade de vida aos portadores de diabetes mellitus.Unicesumar2019-08-19T11:20:22Z2019-08-19T11:20:22Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1774otherPimentel, Rafael Rodrigo da SilvaCasagrande, AndressaGuerreiro, Ana Maria da CunhaScardoelli, Marcia Glaciela da CruzHaddad, Maria do Carmo Fernandez Lourençoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:38.238Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PÉ DIABÉTICO: CARACTERÍSTICAS DAS MEDIDAS PREVENTIVAS E AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE AUTOCUIDADO
title PÉ DIABÉTICO: CARACTERÍSTICAS DAS MEDIDAS PREVENTIVAS E AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE AUTOCUIDADO
spellingShingle PÉ DIABÉTICO: CARACTERÍSTICAS DAS MEDIDAS PREVENTIVAS E AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE AUTOCUIDADO
Pimentel, Rafael Rodrigo da Silva
Autocuidado
Diabetes mellitus
Pé diabético
title_short PÉ DIABÉTICO: CARACTERÍSTICAS DAS MEDIDAS PREVENTIVAS E AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE AUTOCUIDADO
title_full PÉ DIABÉTICO: CARACTERÍSTICAS DAS MEDIDAS PREVENTIVAS E AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE AUTOCUIDADO
title_fullStr PÉ DIABÉTICO: CARACTERÍSTICAS DAS MEDIDAS PREVENTIVAS E AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE AUTOCUIDADO
title_full_unstemmed PÉ DIABÉTICO: CARACTERÍSTICAS DAS MEDIDAS PREVENTIVAS E AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE AUTOCUIDADO
title_sort PÉ DIABÉTICO: CARACTERÍSTICAS DAS MEDIDAS PREVENTIVAS E AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE AUTOCUIDADO
author Pimentel, Rafael Rodrigo da Silva
author_facet Pimentel, Rafael Rodrigo da Silva
Casagrande, Andressa
Guerreiro, Ana Maria da Cunha
Scardoelli, Marcia Glaciela da Cruz
Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
author_role author
author2 Casagrande, Andressa
Guerreiro, Ana Maria da Cunha
Scardoelli, Marcia Glaciela da Cruz
Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Rafael Rodrigo da Silva
Casagrande, Andressa
Guerreiro, Ana Maria da Cunha
Scardoelli, Marcia Glaciela da Cruz
Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Autocuidado
Diabetes mellitus
Pé diabético
topic Autocuidado
Diabetes mellitus
Pé diabético
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho teve como objetivo avaliar os hábitos de autocuidado que os portadores de diabetes mellitus realizam diariamente e as características das medidas preventivas a fim de prevenir o pé diabético. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de caráter quantitativo realizado com 122 pacientes diabéticos cadastrados no Programa “Hiperdia” de uma Unidade Básica de Saúde da cidade de São Jorge do Ivaí/PR. Para coleta das informações foi realizado uma entrevista através de um questionário semiestruturado. As análises estatísticas foram efetuadas a partir de uma planilha do Programa Excel-Microsoft e a apresentação dos resultados foram utilizados a estatística descritiva simples. Verificaram-se altos índices de doenças associadas, longo tempo de diagnóstico do diabetes mellitus e um conhecimento abrangente sobre o autocuidado com os pés. A população em estudo é esclarecida sobre o autocuidado, porém há uma minoria que está exposta ao desenvolvimento do pé diabético e agravos da diabetes mellitus. A identificação dos fatores de risco que desencadeiam o pé diabético, como a adesão ao tratamento medicamentoso e hábitos de vida saudáveis logo no início diminuem as chances de ocorrer amputações, refletindo em uma maior qualidade de vida aos portadores de diabetes mellitus.
description Este trabalho teve como objetivo avaliar os hábitos de autocuidado que os portadores de diabetes mellitus realizam diariamente e as características das medidas preventivas a fim de prevenir o pé diabético. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de caráter quantitativo realizado com 122 pacientes diabéticos cadastrados no Programa “Hiperdia” de uma Unidade Básica de Saúde da cidade de São Jorge do Ivaí/PR. Para coleta das informações foi realizado uma entrevista através de um questionário semiestruturado. As análises estatísticas foram efetuadas a partir de uma planilha do Programa Excel-Microsoft e a apresentação dos resultados foram utilizados a estatística descritiva simples. Verificaram-se altos índices de doenças associadas, longo tempo de diagnóstico do diabetes mellitus e um conhecimento abrangente sobre o autocuidado com os pés. A população em estudo é esclarecida sobre o autocuidado, porém há uma minoria que está exposta ao desenvolvimento do pé diabético e agravos da diabetes mellitus. A identificação dos fatores de risco que desencadeiam o pé diabético, como a adesão ao tratamento medicamentoso e hábitos de vida saudáveis logo no início diminuem as chances de ocorrer amputações, refletindo em uma maior qualidade de vida aos portadores de diabetes mellitus.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T11:20:22Z
2019-08-19T11:20:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1774
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1774
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641274494976