PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORESCHI, Lívia Karling
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SCANDALO, Mariane Hernandes, OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de, BERNUCI, Marcelo Picinin, YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3526
Resumo: O conceito de prevenção quaternária (P4) foi proposto por Jamoulle (1990) e reconhecido pelo WONCA (2003) como “o conjunto de ações para identificar pacientes em risco de medicalização, protegê-los de intervenções médicas excessivas ou desnecessárias, e propor procedimentos e cuidados eticamente aceitáveis”. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de Medicina quanto à P4. A primeira etapa consistiu da pesquisa em bases científicas. A partir do referencial teórico construiu- se um formulário composto por questões para obtenção dos seguintes dados: sexo, idade e série em que o aluno se encontra matriculado no curso de graduação, seguido das afirmativas relativas ao tema P4 para obtenção de respostas por meio de escala tipo Likert. Na segunda etapa, o link do formulário Google Form foi disponibilizado para os acadêmicos via e -mail e redes sociais. Os dados foram tabulados e analisados em planilha do Excel. Conclui- se que existe necessidade de maior abordagem sobre a temática da prevenção na grade curricular do curso de Medicina.
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