SOBREVIVENTES ADULTOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Cleicia Kerlen dos Reis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: PENASSO, Natalia Lima, RISSI, Gabrieli Patricio
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9463
Resumo: O aumento exacerbado dos abusos sexuais infantis é de grande preocupação no mundo, ainda mais por deixarem sequelas que se espelham na vida destas vítimas, acarretando em problemas psicológicos e até sociais nas mesmas. O direito à vida é de todos, porém é muito desrespeitado nos casos das crianças, e isso se agrava quando envolve abusos, físicos ou sexuais com estas vidas inocentes, podendo afetar no desenvolvimento destas ao longo da vida. Visando isso, o objetivo deste artigo foi analisar à luz da literatura a prevalência e os fatores decorrentes do abuso sexual infantil, a fim de compreender e identificar as consequências resultantes na vida adulta das vítimas expostas a esse tipo de violência. Metodologia: estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa de literatura. Utilizou-se a estratégia de População-Contexto-Conceito para a elaboração da pergunta de revisão. Para coleta de dados, utilizou-se as seguintes bases de dados: SCIELO, PUBMED, BDENF e o Google Acadêmico. O período de coleta aconteceu de maio a julho de 2021, com os seguintes critérios de inclusão: artigos originais, publicados nos últimos 5 anos (2016 a 2020), nas línguas português, inglês e espanhol e que respondam à questão de pesquisa “Quais as repercussões do abuso sexual infantil na infância, adolescência e vida adulta de vítimas expostas a esse tipo de violência?”. Encontrou-se a diversidade dos fatores decorrentes do abuso sexual infantil e as suas respectivas consequências na vida adulta, onde, estatisticamente, foram analisados estes indivíduos já crescidos, suas sequelas, que foram psicológicas, sexuais e físicas, estando entre elas a depressão, ansiedade, medo, comportamento hipersexualizado, prostituição, automutilação, DSTs, abuso de drogas, entre outros, e a amplitude deste problema nos níveis populacionais.
id UNICESU -1_cfe7f1d21a0a2c15108661abe217b7f8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9463
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SOBREVIVENTES ADULTOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVAAbuso sexual na infânciaVulnerabilidade sexualExperiências adversas da infânciaO aumento exacerbado dos abusos sexuais infantis é de grande preocupação no mundo, ainda mais por deixarem sequelas que se espelham na vida destas vítimas, acarretando em problemas psicológicos e até sociais nas mesmas. O direito à vida é de todos, porém é muito desrespeitado nos casos das crianças, e isso se agrava quando envolve abusos, físicos ou sexuais com estas vidas inocentes, podendo afetar no desenvolvimento destas ao longo da vida. Visando isso, o objetivo deste artigo foi analisar à luz da literatura a prevalência e os fatores decorrentes do abuso sexual infantil, a fim de compreender e identificar as consequências resultantes na vida adulta das vítimas expostas a esse tipo de violência. Metodologia: estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa de literatura. Utilizou-se a estratégia de População-Contexto-Conceito para a elaboração da pergunta de revisão. Para coleta de dados, utilizou-se as seguintes bases de dados: SCIELO, PUBMED, BDENF e o Google Acadêmico. O período de coleta aconteceu de maio a julho de 2021, com os seguintes critérios de inclusão: artigos originais, publicados nos últimos 5 anos (2016 a 2020), nas línguas português, inglês e espanhol e que respondam à questão de pesquisa “Quais as repercussões do abuso sexual infantil na infância, adolescência e vida adulta de vítimas expostas a esse tipo de violência?”. Encontrou-se a diversidade dos fatores decorrentes do abuso sexual infantil e as suas respectivas consequências na vida adulta, onde, estatisticamente, foram analisados estes indivíduos já crescidos, suas sequelas, que foram psicológicas, sexuais e físicas, estando entre elas a depressão, ansiedade, medo, comportamento hipersexualizado, prostituição, automutilação, DSTs, abuso de drogas, entre outros, e a amplitude deste problema nos níveis populacionais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-05T18:58:03Z2022-04-05T18:58:03Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9463porEncontro Internacional de Produção CientíficaBRITO, Cleicia Kerlen dos ReisPENASSO, Natalia LimaRISSI, Gabrieli Patricioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-06T06:01:23ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv SOBREVIVENTES ADULTOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA
title SOBREVIVENTES ADULTOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle SOBREVIVENTES ADULTOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA
BRITO, Cleicia Kerlen dos Reis
Abuso sexual na infância
Vulnerabilidade sexual
Experiências adversas da infância
title_short SOBREVIVENTES ADULTOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA
title_full SOBREVIVENTES ADULTOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr SOBREVIVENTES ADULTOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed SOBREVIVENTES ADULTOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort SOBREVIVENTES ADULTOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA
author BRITO, Cleicia Kerlen dos Reis
author_facet BRITO, Cleicia Kerlen dos Reis
PENASSO, Natalia Lima
RISSI, Gabrieli Patricio
author_role author
author2 PENASSO, Natalia Lima
RISSI, Gabrieli Patricio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Cleicia Kerlen dos Reis
PENASSO, Natalia Lima
RISSI, Gabrieli Patricio
dc.subject.por.fl_str_mv Abuso sexual na infância
Vulnerabilidade sexual
Experiências adversas da infância
topic Abuso sexual na infância
Vulnerabilidade sexual
Experiências adversas da infância
description O aumento exacerbado dos abusos sexuais infantis é de grande preocupação no mundo, ainda mais por deixarem sequelas que se espelham na vida destas vítimas, acarretando em problemas psicológicos e até sociais nas mesmas. O direito à vida é de todos, porém é muito desrespeitado nos casos das crianças, e isso se agrava quando envolve abusos, físicos ou sexuais com estas vidas inocentes, podendo afetar no desenvolvimento destas ao longo da vida. Visando isso, o objetivo deste artigo foi analisar à luz da literatura a prevalência e os fatores decorrentes do abuso sexual infantil, a fim de compreender e identificar as consequências resultantes na vida adulta das vítimas expostas a esse tipo de violência. Metodologia: estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa de literatura. Utilizou-se a estratégia de População-Contexto-Conceito para a elaboração da pergunta de revisão. Para coleta de dados, utilizou-se as seguintes bases de dados: SCIELO, PUBMED, BDENF e o Google Acadêmico. O período de coleta aconteceu de maio a julho de 2021, com os seguintes critérios de inclusão: artigos originais, publicados nos últimos 5 anos (2016 a 2020), nas línguas português, inglês e espanhol e que respondam à questão de pesquisa “Quais as repercussões do abuso sexual infantil na infância, adolescência e vida adulta de vítimas expostas a esse tipo de violência?”. Encontrou-se a diversidade dos fatores decorrentes do abuso sexual infantil e as suas respectivas consequências na vida adulta, onde, estatisticamente, foram analisados estes indivíduos já crescidos, suas sequelas, que foram psicológicas, sexuais e físicas, estando entre elas a depressão, ansiedade, medo, comportamento hipersexualizado, prostituição, automutilação, DSTs, abuso de drogas, entre outros, e a amplitude deste problema nos níveis populacionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-05T18:58:03Z
2022-04-05T18:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9463
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771966287249408