EDUCAÇÃO E GÊNERO: A ESCOLA E SEU COMPROMETIMENTO ÉTICO E POLÍTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Karina de Toledo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1650
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a formação inicial e continuada de professores e a atuação profissional nos diferentes níveis e modalidades de ensino frente ao projeto de lei “Escola sem Partido” no que diz respeito aos debates de gênero nas instituições escolares. Este cenário corrobora para a fragilização da formação para a atuação docente na educação básica e, consequentemente, a formação educacional individual, social e de nossa cultura. A fragilização educacional tem inúmeras consequências quando falamos de construção social em suas bases objetivas e subjetivas. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica. O projeto de lei “Escola sem Partido” destaca entre outros, os termos “doutrinação ideológica” entre as quais a “ideologia de gênero”. Entretanto, tais termos não são relatados nos planos de educação, nos estudos de gênero nenhuma vez e tampouco usado pelas ciências humanas. O gênero, na educação formalizada, é uma das inúmeras maneiras de lutar para a mudança no quadro de violência, preconceitos e estigmatização. O estudo de gênero tem entre os principais objetivos destacar a diversidade das pessoas. Busca-se “desnaturalizar” as diferenças de gênero, indicando para o modo como elas são culturalmente construídas e enfatizando o fato de que fazem parte dos interesses e processos sociais de dominação e exclusão, isto é, dos mecanismos presentes nas relações de poder que permeiam o conjunto das relações sociais.
id UNICESU -1_d21243ea497c016818957a2c5c3e1496
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1650
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EDUCAÇÃO E GÊNERO: A ESCOLA E SEU COMPROMETIMENTO ÉTICO E POLÍTICODiscriminaçãoFormação de ProfessoresIdeologia de GêneroPreconceitoO objetivo deste trabalho é discutir a formação inicial e continuada de professores e a atuação profissional nos diferentes níveis e modalidades de ensino frente ao projeto de lei “Escola sem Partido” no que diz respeito aos debates de gênero nas instituições escolares. Este cenário corrobora para a fragilização da formação para a atuação docente na educação básica e, consequentemente, a formação educacional individual, social e de nossa cultura. A fragilização educacional tem inúmeras consequências quando falamos de construção social em suas bases objetivas e subjetivas. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica. O projeto de lei “Escola sem Partido” destaca entre outros, os termos “doutrinação ideológica” entre as quais a “ideologia de gênero”. Entretanto, tais termos não são relatados nos planos de educação, nos estudos de gênero nenhuma vez e tampouco usado pelas ciências humanas. O gênero, na educação formalizada, é uma das inúmeras maneiras de lutar para a mudança no quadro de violência, preconceitos e estigmatização. O estudo de gênero tem entre os principais objetivos destacar a diversidade das pessoas. Busca-se “desnaturalizar” as diferenças de gênero, indicando para o modo como elas são culturalmente construídas e enfatizando o fato de que fazem parte dos interesses e processos sociais de dominação e exclusão, isto é, dos mecanismos presentes nas relações de poder que permeiam o conjunto das relações sociais.Unicesumar2019-08-14T19:26:14Z2019-08-14T19:26:14Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1650otherAraújo, Karina de Toledoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:47Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:48.85Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E GÊNERO: A ESCOLA E SEU COMPROMETIMENTO ÉTICO E POLÍTICO
title EDUCAÇÃO E GÊNERO: A ESCOLA E SEU COMPROMETIMENTO ÉTICO E POLÍTICO
spellingShingle EDUCAÇÃO E GÊNERO: A ESCOLA E SEU COMPROMETIMENTO ÉTICO E POLÍTICO
Araújo, Karina de Toledo
Discriminação
Formação de Professores
Ideologia de Gênero
Preconceito
title_short EDUCAÇÃO E GÊNERO: A ESCOLA E SEU COMPROMETIMENTO ÉTICO E POLÍTICO
title_full EDUCAÇÃO E GÊNERO: A ESCOLA E SEU COMPROMETIMENTO ÉTICO E POLÍTICO
title_fullStr EDUCAÇÃO E GÊNERO: A ESCOLA E SEU COMPROMETIMENTO ÉTICO E POLÍTICO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E GÊNERO: A ESCOLA E SEU COMPROMETIMENTO ÉTICO E POLÍTICO
title_sort EDUCAÇÃO E GÊNERO: A ESCOLA E SEU COMPROMETIMENTO ÉTICO E POLÍTICO
author Araújo, Karina de Toledo
author_facet Araújo, Karina de Toledo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Karina de Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Discriminação
Formação de Professores
Ideologia de Gênero
Preconceito
topic Discriminação
Formação de Professores
Ideologia de Gênero
Preconceito
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho é discutir a formação inicial e continuada de professores e a atuação profissional nos diferentes níveis e modalidades de ensino frente ao projeto de lei “Escola sem Partido” no que diz respeito aos debates de gênero nas instituições escolares. Este cenário corrobora para a fragilização da formação para a atuação docente na educação básica e, consequentemente, a formação educacional individual, social e de nossa cultura. A fragilização educacional tem inúmeras consequências quando falamos de construção social em suas bases objetivas e subjetivas. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica. O projeto de lei “Escola sem Partido” destaca entre outros, os termos “doutrinação ideológica” entre as quais a “ideologia de gênero”. Entretanto, tais termos não são relatados nos planos de educação, nos estudos de gênero nenhuma vez e tampouco usado pelas ciências humanas. O gênero, na educação formalizada, é uma das inúmeras maneiras de lutar para a mudança no quadro de violência, preconceitos e estigmatização. O estudo de gênero tem entre os principais objetivos destacar a diversidade das pessoas. Busca-se “desnaturalizar” as diferenças de gênero, indicando para o modo como elas são culturalmente construídas e enfatizando o fato de que fazem parte dos interesses e processos sociais de dominação e exclusão, isto é, dos mecanismos presentes nas relações de poder que permeiam o conjunto das relações sociais.
description O objetivo deste trabalho é discutir a formação inicial e continuada de professores e a atuação profissional nos diferentes níveis e modalidades de ensino frente ao projeto de lei “Escola sem Partido” no que diz respeito aos debates de gênero nas instituições escolares. Este cenário corrobora para a fragilização da formação para a atuação docente na educação básica e, consequentemente, a formação educacional individual, social e de nossa cultura. A fragilização educacional tem inúmeras consequências quando falamos de construção social em suas bases objetivas e subjetivas. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica. O projeto de lei “Escola sem Partido” destaca entre outros, os termos “doutrinação ideológica” entre as quais a “ideologia de gênero”. Entretanto, tais termos não são relatados nos planos de educação, nos estudos de gênero nenhuma vez e tampouco usado pelas ciências humanas. O gênero, na educação formalizada, é uma das inúmeras maneiras de lutar para a mudança no quadro de violência, preconceitos e estigmatização. O estudo de gênero tem entre os principais objetivos destacar a diversidade das pessoas. Busca-se “desnaturalizar” as diferenças de gênero, indicando para o modo como elas são culturalmente construídas e enfatizando o fato de que fazem parte dos interesses e processos sociais de dominação e exclusão, isto é, dos mecanismos presentes nas relações de poder que permeiam o conjunto das relações sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T19:26:14Z
2019-08-14T19:26:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1650
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1650
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948639200411648