LÍQUEN PLANO x DISPLASIA LIQUENÓIDE x LEUCOPLASIA (um desafio diagnóstico em Patologia Bucal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRASCARELI, Flávia Rodrigues Curi
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: HERNANDES, Fabiano Teodoro, SILVA, Mariliani Chicarelli da, VELTRINI, Vanessa C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7155
Resumo: Paciente negra, 55 anos de idade, fumante há quinze anos, compareceu à Clínica de Lesões Bucais do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Maringá, queixando-se de lesão em mucosa jugal, lado esquerdo, com evolução de dez meses, associada à ardência. Ao exame físico intrabucal, foram observadas placas brancacentas, de espessura variável, entremeadas por manchas eritematosas e enegrecidas, medindo (em conjunto) aproximadamente 3cm. Os limites eram precisos, porém bastante irregulares. Na mucosa jugal direita, a paciente apresentava máculas acastanhadas, sugestivas de pigmentação melânica fisiológica racial e, em sobreposição, uma hiperqueratose discreta. Os achados clínicos levaram às hipóteses diagnósticas de eritroleucoplasia e líquen plano erosivo. O resultado da biópsia incisional apontou para Líquen Plano Atrófico/Erosivo, mas não excluiu a possibilidade de Displasia Liquenóide, uma vez que foi observada atipia moderada. Quinze dias de corticoterapia tópica promoveram melhora considerável do aspecto clínico, especialmente nas áreas atróficas, mas optou-se por realizar uma biópsia excisional. O caso relatado oportunizou uma discussão bastante pertinente envolvendo a existência controversa das chamadas displasias liquenóides, a atribuição de condição cancerizável ao líquen plano, a intensificação da atividade melanocítica mediada por inflamação e, por fim, a dificuldade e a necessidade de se diferenciar lesões que, embora pertençam ao mesmo espectro de diagnóstico diferencial, têm implicações clínicas distintas.
id UNICESU -1_d64dda617b4f20d7af5b5fcc14a5adf6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7155
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LÍQUEN PLANO x DISPLASIA LIQUENÓIDE x LEUCOPLASIA (um desafio diagnóstico em Patologia Bucal)Líquen planoLeucoplasiaDisplasia liquenóidePaciente negra, 55 anos de idade, fumante há quinze anos, compareceu à Clínica de Lesões Bucais do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Maringá, queixando-se de lesão em mucosa jugal, lado esquerdo, com evolução de dez meses, associada à ardência. Ao exame físico intrabucal, foram observadas placas brancacentas, de espessura variável, entremeadas por manchas eritematosas e enegrecidas, medindo (em conjunto) aproximadamente 3cm. Os limites eram precisos, porém bastante irregulares. Na mucosa jugal direita, a paciente apresentava máculas acastanhadas, sugestivas de pigmentação melânica fisiológica racial e, em sobreposição, uma hiperqueratose discreta. Os achados clínicos levaram às hipóteses diagnósticas de eritroleucoplasia e líquen plano erosivo. O resultado da biópsia incisional apontou para Líquen Plano Atrófico/Erosivo, mas não excluiu a possibilidade de Displasia Liquenóide, uma vez que foi observada atipia moderada. Quinze dias de corticoterapia tópica promoveram melhora considerável do aspecto clínico, especialmente nas áreas atróficas, mas optou-se por realizar uma biópsia excisional. O caso relatado oportunizou uma discussão bastante pertinente envolvendo a existência controversa das chamadas displasias liquenóides, a atribuição de condição cancerizável ao líquen plano, a intensificação da atividade melanocítica mediada por inflamação e, por fim, a dificuldade e a necessidade de se diferenciar lesões que, embora pertençam ao mesmo espectro de diagnóstico diferencial, têm implicações clínicas distintas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-04T12:05:17Z2005-10-192021-02-04T12:05:17Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7155porFRASCARELI, Flávia Rodrigues CuriHERNANDES, Fabiano TeodoroSILVA, Mariliani Chicarelli daVELTRINI, Vanessa C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-05T06:01:39ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv LÍQUEN PLANO x DISPLASIA LIQUENÓIDE x LEUCOPLASIA (um desafio diagnóstico em Patologia Bucal)
title LÍQUEN PLANO x DISPLASIA LIQUENÓIDE x LEUCOPLASIA (um desafio diagnóstico em Patologia Bucal)
spellingShingle LÍQUEN PLANO x DISPLASIA LIQUENÓIDE x LEUCOPLASIA (um desafio diagnóstico em Patologia Bucal)
FRASCARELI, Flávia Rodrigues Curi
Líquen plano
Leucoplasia
Displasia liquenóide
title_short LÍQUEN PLANO x DISPLASIA LIQUENÓIDE x LEUCOPLASIA (um desafio diagnóstico em Patologia Bucal)
title_full LÍQUEN PLANO x DISPLASIA LIQUENÓIDE x LEUCOPLASIA (um desafio diagnóstico em Patologia Bucal)
title_fullStr LÍQUEN PLANO x DISPLASIA LIQUENÓIDE x LEUCOPLASIA (um desafio diagnóstico em Patologia Bucal)
title_full_unstemmed LÍQUEN PLANO x DISPLASIA LIQUENÓIDE x LEUCOPLASIA (um desafio diagnóstico em Patologia Bucal)
title_sort LÍQUEN PLANO x DISPLASIA LIQUENÓIDE x LEUCOPLASIA (um desafio diagnóstico em Patologia Bucal)
author FRASCARELI, Flávia Rodrigues Curi
author_facet FRASCARELI, Flávia Rodrigues Curi
HERNANDES, Fabiano Teodoro
SILVA, Mariliani Chicarelli da
VELTRINI, Vanessa C.
author_role author
author2 HERNANDES, Fabiano Teodoro
SILVA, Mariliani Chicarelli da
VELTRINI, Vanessa C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRASCARELI, Flávia Rodrigues Curi
HERNANDES, Fabiano Teodoro
SILVA, Mariliani Chicarelli da
VELTRINI, Vanessa C.
dc.subject.por.fl_str_mv Líquen plano
Leucoplasia
Displasia liquenóide
topic Líquen plano
Leucoplasia
Displasia liquenóide
description Paciente negra, 55 anos de idade, fumante há quinze anos, compareceu à Clínica de Lesões Bucais do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Maringá, queixando-se de lesão em mucosa jugal, lado esquerdo, com evolução de dez meses, associada à ardência. Ao exame físico intrabucal, foram observadas placas brancacentas, de espessura variável, entremeadas por manchas eritematosas e enegrecidas, medindo (em conjunto) aproximadamente 3cm. Os limites eram precisos, porém bastante irregulares. Na mucosa jugal direita, a paciente apresentava máculas acastanhadas, sugestivas de pigmentação melânica fisiológica racial e, em sobreposição, uma hiperqueratose discreta. Os achados clínicos levaram às hipóteses diagnósticas de eritroleucoplasia e líquen plano erosivo. O resultado da biópsia incisional apontou para Líquen Plano Atrófico/Erosivo, mas não excluiu a possibilidade de Displasia Liquenóide, uma vez que foi observada atipia moderada. Quinze dias de corticoterapia tópica promoveram melhora considerável do aspecto clínico, especialmente nas áreas atróficas, mas optou-se por realizar uma biópsia excisional. O caso relatado oportunizou uma discussão bastante pertinente envolvendo a existência controversa das chamadas displasias liquenóides, a atribuição de condição cancerizável ao líquen plano, a intensificação da atividade melanocítica mediada por inflamação e, por fim, a dificuldade e a necessidade de se diferenciar lesões que, embora pertençam ao mesmo espectro de diagnóstico diferencial, têm implicações clínicas distintas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-04T12:05:17Z
2021-02-04T12:05:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7155
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771941903663104