O METIL JASMONATO MELHORA A INFLAMAÇÃO E O ESTRESSE OXIDATIVO NO CÉREBRO DE RATOS COM ARTRITE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARÓSTICA, Heloisa V. Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CASTILHO, Pâmela Alves, CASTRO, Lorena S., COMAR, Jurandir F., SÁ-NAKANISHI, Anacharis B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3675
Resumo: O metil jasmonato (MeJA) é amplamente encontrado no reino vegetal e alguns benefícios do seu uso estão associados com a redução da inflamação articular e hepática, e do estresse oxidativo hepático em ratos com artrite induzida por adjuvante (AIA). A AIA é uma imunopatologia experimental que compartilha muitas características com a artrite reumatoide. A inflamação na artrite induzida por adjuvante tem caráter sistêmico, afetando vários tecidos, inclusive o cérebro. É relatado que o MeJA administrado por via intraperitoneal em camundongos, reverte o comprometimento da memória causado pela escopolamina, e essa ação foi associada à melhora dos níveis de biomarcadores de estresse oxidativo no cérebro. Desse modo, o objetivo desse estudo foi investigar as ações do MeJA administrado por via oral (75 a 300 mg·Kg-1) sobre a inflamação, o estado oxidativo e as atividades enzimáticas no cérebro de ratos com artrite induzida por adjuvante. Os resultados mostram que o MeJA reduziu a inflamação e aumentou a atividade das enzimas antioxidantes (catalase e superóxido dismutase) assim como também o conteúdo de glutationa reduzida em cérebro de ratos artríticos. Por outro lado, o MeJA promoveu o deslocamento da hexoquinase da membrana mitocondrial externa de cérebros sadios e artríticos, e este efeito pode prejudicar potencialmente a fosforilação e o metabolismo da glicose. No entanto, em termos gerais, o MeJA reduz consideravelmente o estresse oxidativo e a inflamação causados pela artrite em cérebro de ratos.
id UNICESU -1_d78cb60834c3eeab96cbb8c4f3acd1ab
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3675
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O METIL JASMONATO MELHORA A INFLAMAÇÃO E O ESTRESSE OXIDATIVO NO CÉREBRO DE RATOS COM ARTRITECérebroEstresse oxidativoInflamaçãoMetil-jasmonatoO metil jasmonato (MeJA) é amplamente encontrado no reino vegetal e alguns benefícios do seu uso estão associados com a redução da inflamação articular e hepática, e do estresse oxidativo hepático em ratos com artrite induzida por adjuvante (AIA). A AIA é uma imunopatologia experimental que compartilha muitas características com a artrite reumatoide. A inflamação na artrite induzida por adjuvante tem caráter sistêmico, afetando vários tecidos, inclusive o cérebro. É relatado que o MeJA administrado por via intraperitoneal em camundongos, reverte o comprometimento da memória causado pela escopolamina, e essa ação foi associada à melhora dos níveis de biomarcadores de estresse oxidativo no cérebro. Desse modo, o objetivo desse estudo foi investigar as ações do MeJA administrado por via oral (75 a 300 mg·Kg-1) sobre a inflamação, o estado oxidativo e as atividades enzimáticas no cérebro de ratos com artrite induzida por adjuvante. Os resultados mostram que o MeJA reduziu a inflamação e aumentou a atividade das enzimas antioxidantes (catalase e superóxido dismutase) assim como também o conteúdo de glutationa reduzida em cérebro de ratos artríticos. Por outro lado, o MeJA promoveu o deslocamento da hexoquinase da membrana mitocondrial externa de cérebros sadios e artríticos, e este efeito pode prejudicar potencialmente a fosforilação e o metabolismo da glicose. No entanto, em termos gerais, o MeJA reduz consideravelmente o estresse oxidativo e a inflamação causados pela artrite em cérebro de ratos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-30T17:50:52Z2019-12-30T17:50:52Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3675porMARÓSTICA, Heloisa V. PereiraCASTILHO, Pâmela AlvesCASTRO, Lorena S.COMAR, Jurandir F.SÁ-NAKANISHI, Anacharis B.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:20:44ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O METIL JASMONATO MELHORA A INFLAMAÇÃO E O ESTRESSE OXIDATIVO NO CÉREBRO DE RATOS COM ARTRITE
title O METIL JASMONATO MELHORA A INFLAMAÇÃO E O ESTRESSE OXIDATIVO NO CÉREBRO DE RATOS COM ARTRITE
spellingShingle O METIL JASMONATO MELHORA A INFLAMAÇÃO E O ESTRESSE OXIDATIVO NO CÉREBRO DE RATOS COM ARTRITE
MARÓSTICA, Heloisa V. Pereira
Cérebro
Estresse oxidativo
Inflamação
Metil-jasmonato
title_short O METIL JASMONATO MELHORA A INFLAMAÇÃO E O ESTRESSE OXIDATIVO NO CÉREBRO DE RATOS COM ARTRITE
title_full O METIL JASMONATO MELHORA A INFLAMAÇÃO E O ESTRESSE OXIDATIVO NO CÉREBRO DE RATOS COM ARTRITE
title_fullStr O METIL JASMONATO MELHORA A INFLAMAÇÃO E O ESTRESSE OXIDATIVO NO CÉREBRO DE RATOS COM ARTRITE
title_full_unstemmed O METIL JASMONATO MELHORA A INFLAMAÇÃO E O ESTRESSE OXIDATIVO NO CÉREBRO DE RATOS COM ARTRITE
title_sort O METIL JASMONATO MELHORA A INFLAMAÇÃO E O ESTRESSE OXIDATIVO NO CÉREBRO DE RATOS COM ARTRITE
author MARÓSTICA, Heloisa V. Pereira
author_facet MARÓSTICA, Heloisa V. Pereira
CASTILHO, Pâmela Alves
CASTRO, Lorena S.
COMAR, Jurandir F.
SÁ-NAKANISHI, Anacharis B.
author_role author
author2 CASTILHO, Pâmela Alves
CASTRO, Lorena S.
COMAR, Jurandir F.
SÁ-NAKANISHI, Anacharis B.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARÓSTICA, Heloisa V. Pereira
CASTILHO, Pâmela Alves
CASTRO, Lorena S.
COMAR, Jurandir F.
SÁ-NAKANISHI, Anacharis B.
dc.subject.por.fl_str_mv Cérebro
Estresse oxidativo
Inflamação
Metil-jasmonato
topic Cérebro
Estresse oxidativo
Inflamação
Metil-jasmonato
description O metil jasmonato (MeJA) é amplamente encontrado no reino vegetal e alguns benefícios do seu uso estão associados com a redução da inflamação articular e hepática, e do estresse oxidativo hepático em ratos com artrite induzida por adjuvante (AIA). A AIA é uma imunopatologia experimental que compartilha muitas características com a artrite reumatoide. A inflamação na artrite induzida por adjuvante tem caráter sistêmico, afetando vários tecidos, inclusive o cérebro. É relatado que o MeJA administrado por via intraperitoneal em camundongos, reverte o comprometimento da memória causado pela escopolamina, e essa ação foi associada à melhora dos níveis de biomarcadores de estresse oxidativo no cérebro. Desse modo, o objetivo desse estudo foi investigar as ações do MeJA administrado por via oral (75 a 300 mg·Kg-1) sobre a inflamação, o estado oxidativo e as atividades enzimáticas no cérebro de ratos com artrite induzida por adjuvante. Os resultados mostram que o MeJA reduziu a inflamação e aumentou a atividade das enzimas antioxidantes (catalase e superóxido dismutase) assim como também o conteúdo de glutationa reduzida em cérebro de ratos artríticos. Por outro lado, o MeJA promoveu o deslocamento da hexoquinase da membrana mitocondrial externa de cérebros sadios e artríticos, e este efeito pode prejudicar potencialmente a fosforilação e o metabolismo da glicose. No entanto, em termos gerais, o MeJA reduz consideravelmente o estresse oxidativo e a inflamação causados pela artrite em cérebro de ratos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30T17:50:52Z
2019-12-30T17:50:52Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3675
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771948381765632