ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE ENSINO, DA CIDADE DE MARINGÁ-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCISCHINI, Danielli Nunes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: FAFARÃO, Bruna, CARVALHO, Isabelle Zanqueta, GRAVENA, Angela Andreia França
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4962
Resumo: A antropometria é amplamente utilizada para avaliação nutricional de indivíduos e de grupos populacionais. Os índices antropométricos podem ser tomados como indicadores positivos de saúde, pois permitem avaliar o potencial de desenvolvimento físico alcançado. O controle da aceleração da idade óssea e o aumento da estatura são pontos importantes a serem considerados no ganho de peso e no crescimento infantil, por isso, uma boa assistência à criança neste período se faz tão importante. O objetivo desta pesquisa foi realizar o diagnóstico nutricional de escolares. Para tal análise foi realizado um estudotransversal, através de avaliação antropométrica em 190 escolares, com idade entre 7 a 10 anos, de ambos os sexos. Para a avaliação antropométrica foi coletado: peso e estatura. A partir dos dados obtidos, foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC), O valor encontrado foi analisado de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Como resultado observou-se um índice elevado de crianças e adolescentes com IMC adequado e de maneira significativa evidenciou prevalência de IMC elevado e excesso de peso no sexo masculino, perfazendo 28,6% e 27,5% respectivamente. Conclui-se, portanto, que apesar dos resultados da amostra apresentar IMC adequado em ambos os sexos, não se descarta a preocupação do elevado índice de vigilância para IMC elevado e excesso de peso que foi significativamente maior no sexo masculino.
id UNICESU -1_d8ef99af9658e380674161cb021093bf
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4962
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE ENSINO, DA CIDADE DE MARINGÁ-PREscolaresEstado nutricionalObesidadeDesnutriçãoA antropometria é amplamente utilizada para avaliação nutricional de indivíduos e de grupos populacionais. Os índices antropométricos podem ser tomados como indicadores positivos de saúde, pois permitem avaliar o potencial de desenvolvimento físico alcançado. O controle da aceleração da idade óssea e o aumento da estatura são pontos importantes a serem considerados no ganho de peso e no crescimento infantil, por isso, uma boa assistência à criança neste período se faz tão importante. O objetivo desta pesquisa foi realizar o diagnóstico nutricional de escolares. Para tal análise foi realizado um estudotransversal, através de avaliação antropométrica em 190 escolares, com idade entre 7 a 10 anos, de ambos os sexos. Para a avaliação antropométrica foi coletado: peso e estatura. A partir dos dados obtidos, foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC), O valor encontrado foi analisado de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Como resultado observou-se um índice elevado de crianças e adolescentes com IMC adequado e de maneira significativa evidenciou prevalência de IMC elevado e excesso de peso no sexo masculino, perfazendo 28,6% e 27,5% respectivamente. Conclui-se, portanto, que apesar dos resultados da amostra apresentar IMC adequado em ambos os sexos, não se descarta a preocupação do elevado índice de vigilância para IMC elevado e excesso de peso que foi significativamente maior no sexo masculino.UniCesumar2020-02-13T11:29:57Z2020-02-13T11:29:57Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4962otherFRANCISCHINI, Danielli NunesFAFARÃO, BrunaCARVALHO, Isabelle ZanquetaGRAVENA, Angela Andreia Françareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:48.366Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE ENSINO, DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
title ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE ENSINO, DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
spellingShingle ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE ENSINO, DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
FRANCISCHINI, Danielli Nunes
Escolares
Estado nutricional
Obesidade
Desnutrição
title_short ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE ENSINO, DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
title_full ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE ENSINO, DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
title_fullStr ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE ENSINO, DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
title_full_unstemmed ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE ENSINO, DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
title_sort ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE ENSINO, DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
author FRANCISCHINI, Danielli Nunes
author_facet FRANCISCHINI, Danielli Nunes
FAFARÃO, Bruna
CARVALHO, Isabelle Zanqueta
GRAVENA, Angela Andreia França
author_role author
author2 FAFARÃO, Bruna
CARVALHO, Isabelle Zanqueta
GRAVENA, Angela Andreia França
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCISCHINI, Danielli Nunes
FAFARÃO, Bruna
CARVALHO, Isabelle Zanqueta
GRAVENA, Angela Andreia França
dc.subject.por.fl_str_mv Escolares
Estado nutricional
Obesidade
Desnutrição
topic Escolares
Estado nutricional
Obesidade
Desnutrição
dc.description.none.fl_txt_mv A antropometria é amplamente utilizada para avaliação nutricional de indivíduos e de grupos populacionais. Os índices antropométricos podem ser tomados como indicadores positivos de saúde, pois permitem avaliar o potencial de desenvolvimento físico alcançado. O controle da aceleração da idade óssea e o aumento da estatura são pontos importantes a serem considerados no ganho de peso e no crescimento infantil, por isso, uma boa assistência à criança neste período se faz tão importante. O objetivo desta pesquisa foi realizar o diagnóstico nutricional de escolares. Para tal análise foi realizado um estudotransversal, através de avaliação antropométrica em 190 escolares, com idade entre 7 a 10 anos, de ambos os sexos. Para a avaliação antropométrica foi coletado: peso e estatura. A partir dos dados obtidos, foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC), O valor encontrado foi analisado de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Como resultado observou-se um índice elevado de crianças e adolescentes com IMC adequado e de maneira significativa evidenciou prevalência de IMC elevado e excesso de peso no sexo masculino, perfazendo 28,6% e 27,5% respectivamente. Conclui-se, portanto, que apesar dos resultados da amostra apresentar IMC adequado em ambos os sexos, não se descarta a preocupação do elevado índice de vigilância para IMC elevado e excesso de peso que foi significativamente maior no sexo masculino.
description A antropometria é amplamente utilizada para avaliação nutricional de indivíduos e de grupos populacionais. Os índices antropométricos podem ser tomados como indicadores positivos de saúde, pois permitem avaliar o potencial de desenvolvimento físico alcançado. O controle da aceleração da idade óssea e o aumento da estatura são pontos importantes a serem considerados no ganho de peso e no crescimento infantil, por isso, uma boa assistência à criança neste período se faz tão importante. O objetivo desta pesquisa foi realizar o diagnóstico nutricional de escolares. Para tal análise foi realizado um estudotransversal, através de avaliação antropométrica em 190 escolares, com idade entre 7 a 10 anos, de ambos os sexos. Para a avaliação antropométrica foi coletado: peso e estatura. A partir dos dados obtidos, foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC), O valor encontrado foi analisado de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Como resultado observou-se um índice elevado de crianças e adolescentes com IMC adequado e de maneira significativa evidenciou prevalência de IMC elevado e excesso de peso no sexo masculino, perfazendo 28,6% e 27,5% respectivamente. Conclui-se, portanto, que apesar dos resultados da amostra apresentar IMC adequado em ambos os sexos, não se descarta a preocupação do elevado índice de vigilância para IMC elevado e excesso de peso que foi significativamente maior no sexo masculino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-13T11:29:57Z
2020-02-13T11:29:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4962
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4962
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948599187800064