A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANA
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4436 |
Resumo: | As práticas da enfermagem abarcam a sexualidade humana, visto que é uma ciência cuja essência e especificidade são o cuidado ao ser humano. Esse trabalho objetivou analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Tratou- se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público- alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná- Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo, do tipo temática, segundo proposto por Bardin (2009). No que se refere à concepção de sexualidade humana pelos graduandos de enfermagem, apontamos que os participantes a percebem em suas múltiplas facetas com predomínio do reducionismo à genitalidade, assumindo- a como sinônimo de sexo, mas compreendendo sua relevância nas questões de gênero. A formação teórica e prática é frágil. A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para que se avance rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada. |
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A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANAFormação acadêmicaPráticas de enfermagemSexualidade humanaAs práticas da enfermagem abarcam a sexualidade humana, visto que é uma ciência cuja essência e especificidade são o cuidado ao ser humano. Esse trabalho objetivou analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Tratou- se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público- alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná- Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo, do tipo temática, segundo proposto por Bardin (2009). No que se refere à concepção de sexualidade humana pelos graduandos de enfermagem, apontamos que os participantes a percebem em suas múltiplas facetas com predomínio do reducionismo à genitalidade, assumindo- a como sinônimo de sexo, mas compreendendo sua relevância nas questões de gênero. A formação teórica e prática é frágil. A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para que se avance rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada.UniCesumar2020-01-21T14:03:57Z2020-01-21T14:03:57Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4436otherNOGUEIRA, Iara SesconRODRIGUES, Daysi Mara Murio RibeiroPIRES, Italo Henrique VieiraRAMOS, Karen FernandaBALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:12Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:32.336Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
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As práticas da enfermagem abarcam a sexualidade humana, visto que é uma ciência cuja essência e especificidade são o cuidado ao ser humano. Esse trabalho objetivou analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Tratou- se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público- alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná- Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo, do tipo temática, segundo proposto por Bardin (2009). No que se refere à concepção de sexualidade humana pelos graduandos de enfermagem, apontamos que os participantes a percebem em suas múltiplas facetas com predomínio do reducionismo à genitalidade, assumindo- a como sinônimo de sexo, mas compreendendo sua relevância nas questões de gênero. A formação teórica e prática é frágil. A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para que se avance rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada. |
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