A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, Iara Sescon
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: RODRIGUES, Daysi Mara Murio Ribeiro, PIRES, Italo Henrique Vieira, RAMOS, Karen Fernanda, BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4436
Resumo: As práticas da enfermagem abarcam a sexualidade humana, visto que é uma ciência cuja essência e especificidade são o cuidado ao ser humano. Esse trabalho objetivou analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Tratou- se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público- alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná- Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo, do tipo temática, segundo proposto por Bardin (2009). No que se refere à concepção de sexualidade humana pelos graduandos de enfermagem, apontamos que os participantes a percebem em suas múltiplas facetas com predomínio do reducionismo à genitalidade, assumindo- a como sinônimo de sexo, mas compreendendo sua relevância nas questões de gênero. A formação teórica e prática é frágil. A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para que se avance rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada.
id UNICESU -1_ddd9cf26eb46f15b7813d2f9fb392dc0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4436
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANAFormação acadêmicaPráticas de enfermagemSexualidade humanaAs práticas da enfermagem abarcam a sexualidade humana, visto que é uma ciência cuja essência e especificidade são o cuidado ao ser humano. Esse trabalho objetivou analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Tratou- se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público- alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná- Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo, do tipo temática, segundo proposto por Bardin (2009). No que se refere à concepção de sexualidade humana pelos graduandos de enfermagem, apontamos que os participantes a percebem em suas múltiplas facetas com predomínio do reducionismo à genitalidade, assumindo- a como sinônimo de sexo, mas compreendendo sua relevância nas questões de gênero. A formação teórica e prática é frágil. A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para que se avance rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada.UniCesumar2020-01-21T14:03:57Z2020-01-21T14:03:57Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4436otherNOGUEIRA, Iara SesconRODRIGUES, Daysi Mara Murio RibeiroPIRES, Italo Henrique VieiraRAMOS, Karen FernandaBALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:12Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:32.336Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANA
title A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANA
spellingShingle A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANA
NOGUEIRA, Iara Sescon
Formação acadêmica
Práticas de enfermagem
Sexualidade humana
title_short A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANA
title_full A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANA
title_fullStr A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANA
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANA
title_sort A PERCEPÇÃO E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENTORNO DA SEXUALIDADE HUMANA
author NOGUEIRA, Iara Sescon
author_facet NOGUEIRA, Iara Sescon
RODRIGUES, Daysi Mara Murio Ribeiro
PIRES, Italo Henrique Vieira
RAMOS, Karen Fernanda
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
author_role author
author2 RODRIGUES, Daysi Mara Murio Ribeiro
PIRES, Italo Henrique Vieira
RAMOS, Karen Fernanda
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NOGUEIRA, Iara Sescon
RODRIGUES, Daysi Mara Murio Ribeiro
PIRES, Italo Henrique Vieira
RAMOS, Karen Fernanda
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação acadêmica
Práticas de enfermagem
Sexualidade humana
topic Formação acadêmica
Práticas de enfermagem
Sexualidade humana
dc.description.none.fl_txt_mv As práticas da enfermagem abarcam a sexualidade humana, visto que é uma ciência cuja essência e especificidade são o cuidado ao ser humano. Esse trabalho objetivou analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Tratou- se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público- alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná- Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo, do tipo temática, segundo proposto por Bardin (2009). No que se refere à concepção de sexualidade humana pelos graduandos de enfermagem, apontamos que os participantes a percebem em suas múltiplas facetas com predomínio do reducionismo à genitalidade, assumindo- a como sinônimo de sexo, mas compreendendo sua relevância nas questões de gênero. A formação teórica e prática é frágil. A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para que se avance rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada.
description As práticas da enfermagem abarcam a sexualidade humana, visto que é uma ciência cuja essência e especificidade são o cuidado ao ser humano. Esse trabalho objetivou analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Tratou- se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público- alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná- Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo, do tipo temática, segundo proposto por Bardin (2009). No que se refere à concepção de sexualidade humana pelos graduandos de enfermagem, apontamos que os participantes a percebem em suas múltiplas facetas com predomínio do reducionismo à genitalidade, assumindo- a como sinônimo de sexo, mas compreendendo sua relevância nas questões de gênero. A formação teórica e prática é frágil. A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para que se avance rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-21T14:03:57Z
2020-01-21T14:03:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4436
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4436
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948619523883008