PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Érica Vicentin de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BERBER, Adriana Mendonça, GOMES, Marisa Ferreira Martins
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5794
Resumo: O presente trabalho vem discutir a importância da formação do professor de Educação Física e sua qualificação para prática docente nas séries iniciais. A discussão tem como objetivo levantar o conhecimento dos professores municipais em relação à Educação Física nas séries iniciais da Educação Básica identificando os conteúdos que compõem a Educação Física no Ensino Fundamental. Para tanto a pesquisa caracterizou-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário, sendo treze professoras e um professor entrevistado. Os resultados da pesquisa mostram que esses professores não se encontram capacitados para ministrarem aulas de Educação Física neste nível de ensino. O curso de Formação de Docentes em nível normal negligencia essa disciplina, pois não habilita plenamente os professores, não ofertando subsídios necessários para preparação e execução das aulas dessa disciplina. Com base nas interpretações das informações obtidas conclui-se que, embora essa disciplina seja relevante no contexto educacional, os professores possuem dificuldades em exercer esta função. Percebemos então, que para uma prática de ensino de Educação Física de qualidade faz-se necessário repensar a formação inicial dos professores, pois a ação pedagógica se torna consistente quando o professor tem plenos domínios teóricos e práticos
id UNICESU -1_e36571fb6049f18e408b00bba00a37de
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5794
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEducação físicaFormaçãoProfessorO presente trabalho vem discutir a importância da formação do professor de Educação Física e sua qualificação para prática docente nas séries iniciais. A discussão tem como objetivo levantar o conhecimento dos professores municipais em relação à Educação Física nas séries iniciais da Educação Básica identificando os conteúdos que compõem a Educação Física no Ensino Fundamental. Para tanto a pesquisa caracterizou-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário, sendo treze professoras e um professor entrevistado. Os resultados da pesquisa mostram que esses professores não se encontram capacitados para ministrarem aulas de Educação Física neste nível de ensino. O curso de Formação de Docentes em nível normal negligencia essa disciplina, pois não habilita plenamente os professores, não ofertando subsídios necessários para preparação e execução das aulas dessa disciplina. Com base nas interpretações das informações obtidas conclui-se que, embora essa disciplina seja relevante no contexto educacional, os professores possuem dificuldades em exercer esta função. Percebemos então, que para uma prática de ensino de Educação Física de qualidade faz-se necessário repensar a formação inicial dos professores, pois a ação pedagógica se torna consistente quando o professor tem plenos domínios teóricos e práticosUniCesumar2020-05-22T14:17:09Z2020-05-22T14:17:09Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5794otherSOUZA, Érica Vicentin deBERBER, Adriana MendonçaGOMES, Marisa Ferreira Martinsreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:52.504Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOUZA, Érica Vicentin de
Educação física
Formação
Professor
title_short PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author SOUZA, Érica Vicentin de
author_facet SOUZA, Érica Vicentin de
BERBER, Adriana Mendonça
GOMES, Marisa Ferreira Martins
author_role author
author2 BERBER, Adriana Mendonça
GOMES, Marisa Ferreira Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Érica Vicentin de
BERBER, Adriana Mendonça
GOMES, Marisa Ferreira Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Formação
Professor
topic Educação física
Formação
Professor
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho vem discutir a importância da formação do professor de Educação Física e sua qualificação para prática docente nas séries iniciais. A discussão tem como objetivo levantar o conhecimento dos professores municipais em relação à Educação Física nas séries iniciais da Educação Básica identificando os conteúdos que compõem a Educação Física no Ensino Fundamental. Para tanto a pesquisa caracterizou-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário, sendo treze professoras e um professor entrevistado. Os resultados da pesquisa mostram que esses professores não se encontram capacitados para ministrarem aulas de Educação Física neste nível de ensino. O curso de Formação de Docentes em nível normal negligencia essa disciplina, pois não habilita plenamente os professores, não ofertando subsídios necessários para preparação e execução das aulas dessa disciplina. Com base nas interpretações das informações obtidas conclui-se que, embora essa disciplina seja relevante no contexto educacional, os professores possuem dificuldades em exercer esta função. Percebemos então, que para uma prática de ensino de Educação Física de qualidade faz-se necessário repensar a formação inicial dos professores, pois a ação pedagógica se torna consistente quando o professor tem plenos domínios teóricos e práticos
description O presente trabalho vem discutir a importância da formação do professor de Educação Física e sua qualificação para prática docente nas séries iniciais. A discussão tem como objetivo levantar o conhecimento dos professores municipais em relação à Educação Física nas séries iniciais da Educação Básica identificando os conteúdos que compõem a Educação Física no Ensino Fundamental. Para tanto a pesquisa caracterizou-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário, sendo treze professoras e um professor entrevistado. Os resultados da pesquisa mostram que esses professores não se encontram capacitados para ministrarem aulas de Educação Física neste nível de ensino. O curso de Formação de Docentes em nível normal negligencia essa disciplina, pois não habilita plenamente os professores, não ofertando subsídios necessários para preparação e execução das aulas dessa disciplina. Com base nas interpretações das informações obtidas conclui-se que, embora essa disciplina seja relevante no contexto educacional, os professores possuem dificuldades em exercer esta função. Percebemos então, que para uma prática de ensino de Educação Física de qualidade faz-se necessário repensar a formação inicial dos professores, pois a ação pedagógica se torna consistente quando o professor tem plenos domínios teóricos e práticos
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-05-22T14:17:09Z
2020-05-22T14:17:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5794
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5794
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948627052658688