PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5794 |
Resumo: | O presente trabalho vem discutir a importância da formação do professor de Educação Física e sua qualificação para prática docente nas séries iniciais. A discussão tem como objetivo levantar o conhecimento dos professores municipais em relação à Educação Física nas séries iniciais da Educação Básica identificando os conteúdos que compõem a Educação Física no Ensino Fundamental. Para tanto a pesquisa caracterizou-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário, sendo treze professoras e um professor entrevistado. Os resultados da pesquisa mostram que esses professores não se encontram capacitados para ministrarem aulas de Educação Física neste nível de ensino. O curso de Formação de Docentes em nível normal negligencia essa disciplina, pois não habilita plenamente os professores, não ofertando subsídios necessários para preparação e execução das aulas dessa disciplina. Com base nas interpretações das informações obtidas conclui-se que, embora essa disciplina seja relevante no contexto educacional, os professores possuem dificuldades em exercer esta função. Percebemos então, que para uma prática de ensino de Educação Física de qualidade faz-se necessário repensar a formação inicial dos professores, pois a ação pedagógica se torna consistente quando o professor tem plenos domínios teóricos e práticos |
id |
UNICESU -1_e36571fb6049f18e408b00bba00a37de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5794 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEducação físicaFormaçãoProfessorO presente trabalho vem discutir a importância da formação do professor de Educação Física e sua qualificação para prática docente nas séries iniciais. A discussão tem como objetivo levantar o conhecimento dos professores municipais em relação à Educação Física nas séries iniciais da Educação Básica identificando os conteúdos que compõem a Educação Física no Ensino Fundamental. Para tanto a pesquisa caracterizou-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário, sendo treze professoras e um professor entrevistado. Os resultados da pesquisa mostram que esses professores não se encontram capacitados para ministrarem aulas de Educação Física neste nível de ensino. O curso de Formação de Docentes em nível normal negligencia essa disciplina, pois não habilita plenamente os professores, não ofertando subsídios necessários para preparação e execução das aulas dessa disciplina. Com base nas interpretações das informações obtidas conclui-se que, embora essa disciplina seja relevante no contexto educacional, os professores possuem dificuldades em exercer esta função. Percebemos então, que para uma prática de ensino de Educação Física de qualidade faz-se necessário repensar a formação inicial dos professores, pois a ação pedagógica se torna consistente quando o professor tem plenos domínios teóricos e práticosUniCesumar2020-05-22T14:17:09Z2020-05-22T14:17:09Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5794otherSOUZA, Érica Vicentin deBERBER, Adriana MendonçaGOMES, Marisa Ferreira Martinsreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:52.504Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOUZA, Érica Vicentin de Educação física Formação Professor |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
SOUZA, Érica Vicentin de |
author_facet |
SOUZA, Érica Vicentin de BERBER, Adriana Mendonça GOMES, Marisa Ferreira Martins |
author_role |
author |
author2 |
BERBER, Adriana Mendonça GOMES, Marisa Ferreira Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Érica Vicentin de BERBER, Adriana Mendonça GOMES, Marisa Ferreira Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Formação Professor |
topic |
Educação física Formação Professor |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho vem discutir a importância da formação do professor de Educação Física e sua qualificação para prática docente nas séries iniciais. A discussão tem como objetivo levantar o conhecimento dos professores municipais em relação à Educação Física nas séries iniciais da Educação Básica identificando os conteúdos que compõem a Educação Física no Ensino Fundamental. Para tanto a pesquisa caracterizou-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário, sendo treze professoras e um professor entrevistado. Os resultados da pesquisa mostram que esses professores não se encontram capacitados para ministrarem aulas de Educação Física neste nível de ensino. O curso de Formação de Docentes em nível normal negligencia essa disciplina, pois não habilita plenamente os professores, não ofertando subsídios necessários para preparação e execução das aulas dessa disciplina. Com base nas interpretações das informações obtidas conclui-se que, embora essa disciplina seja relevante no contexto educacional, os professores possuem dificuldades em exercer esta função. Percebemos então, que para uma prática de ensino de Educação Física de qualidade faz-se necessário repensar a formação inicial dos professores, pois a ação pedagógica se torna consistente quando o professor tem plenos domínios teóricos e práticos |
description |
O presente trabalho vem discutir a importância da formação do professor de Educação Física e sua qualificação para prática docente nas séries iniciais. A discussão tem como objetivo levantar o conhecimento dos professores municipais em relação à Educação Física nas séries iniciais da Educação Básica identificando os conteúdos que compõem a Educação Física no Ensino Fundamental. Para tanto a pesquisa caracterizou-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário, sendo treze professoras e um professor entrevistado. Os resultados da pesquisa mostram que esses professores não se encontram capacitados para ministrarem aulas de Educação Física neste nível de ensino. O curso de Formação de Docentes em nível normal negligencia essa disciplina, pois não habilita plenamente os professores, não ofertando subsídios necessários para preparação e execução das aulas dessa disciplina. Com base nas interpretações das informações obtidas conclui-se que, embora essa disciplina seja relevante no contexto educacional, os professores possuem dificuldades em exercer esta função. Percebemos então, que para uma prática de ensino de Educação Física de qualidade faz-se necessário repensar a formação inicial dos professores, pois a ação pedagógica se torna consistente quando o professor tem plenos domínios teóricos e práticos |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-05-22T14:17:09Z 2020-05-22T14:17:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-61091-05-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5794 |
identifier_str_mv |
978-85-61091-05-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948627052658688 |