APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FALHA EM ELEMENTO SÓLIDO TRIDIMENSIONAL ISOTRÓPICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUERNBERG JUNIOR, Claudio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MIOTTO, José Luiz
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3575
Resumo: Os critérios de falha são imprescindíveis para a prática da engenharia de estruturas, tendo em vista que aproximam os resultados de ensaios laboratoriais das situações reais de utilização dos materiais. A presente pesquisa teve como objetivos a apresentação de diferentes critérios de falha para materiais sólidos e sua aplicação em um exemplo ilustrativo. Foram apresentados os conceitos de ductilidade, fragilidade, elasticidade e plasticidade dos materiais. Em seguida, foram mostrados a representação tensorial do estado de tensões e o conceito de tensões principais. As teorias de falha da Tensão Normal Máxima, da Tensão de Cisalhamento Máxima, da Energia Total de Deformação e da Energia de Distorção foram explicadas de forma sintetizada, sendo introduzido seu equacionamento para o estado geral de tensões e apresentadas suas recomendações de uso. Em seguida, um exemplo de aplicação das quatro teorias foi resolvido, utilizando- se um elemento infinitesimal de aço ASTM A36. Desse modo, foi possível se demonstrar as aplicações das teorias de falha em uma situação próxima da realidade. A Teoria da Tensão de Cisalhamento Máxima se mostrou mais conservadora do que a Teoria da Energia de Deformação.
id UNICESU -1_f2570a0e1bc252b1e51af8bc3116a980
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3575
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FALHA EM ELEMENTO SÓLIDO TRIDIMENSIONAL ISOTRÓPICOTensoresEscoamentoRupturaElasticidadePlasticidadeOs critérios de falha são imprescindíveis para a prática da engenharia de estruturas, tendo em vista que aproximam os resultados de ensaios laboratoriais das situações reais de utilização dos materiais. A presente pesquisa teve como objetivos a apresentação de diferentes critérios de falha para materiais sólidos e sua aplicação em um exemplo ilustrativo. Foram apresentados os conceitos de ductilidade, fragilidade, elasticidade e plasticidade dos materiais. Em seguida, foram mostrados a representação tensorial do estado de tensões e o conceito de tensões principais. As teorias de falha da Tensão Normal Máxima, da Tensão de Cisalhamento Máxima, da Energia Total de Deformação e da Energia de Distorção foram explicadas de forma sintetizada, sendo introduzido seu equacionamento para o estado geral de tensões e apresentadas suas recomendações de uso. Em seguida, um exemplo de aplicação das quatro teorias foi resolvido, utilizando- se um elemento infinitesimal de aço ASTM A36. Desse modo, foi possível se demonstrar as aplicações das teorias de falha em uma situação próxima da realidade. A Teoria da Tensão de Cisalhamento Máxima se mostrou mais conservadora do que a Teoria da Energia de Deformação.UniCesumar2019-12-12T12:25:56Z2019-12-12T12:25:56Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3575otherNUERNBERG JUNIOR, ClaudioMIOTTO, José Luizreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:34.953Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FALHA EM ELEMENTO SÓLIDO TRIDIMENSIONAL ISOTRÓPICO
title APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FALHA EM ELEMENTO SÓLIDO TRIDIMENSIONAL ISOTRÓPICO
spellingShingle APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FALHA EM ELEMENTO SÓLIDO TRIDIMENSIONAL ISOTRÓPICO
NUERNBERG JUNIOR, Claudio
Tensores
Escoamento
Ruptura
Elasticidade
Plasticidade
title_short APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FALHA EM ELEMENTO SÓLIDO TRIDIMENSIONAL ISOTRÓPICO
title_full APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FALHA EM ELEMENTO SÓLIDO TRIDIMENSIONAL ISOTRÓPICO
title_fullStr APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FALHA EM ELEMENTO SÓLIDO TRIDIMENSIONAL ISOTRÓPICO
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FALHA EM ELEMENTO SÓLIDO TRIDIMENSIONAL ISOTRÓPICO
title_sort APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FALHA EM ELEMENTO SÓLIDO TRIDIMENSIONAL ISOTRÓPICO
author NUERNBERG JUNIOR, Claudio
author_facet NUERNBERG JUNIOR, Claudio
MIOTTO, José Luiz
author_role author
author2 MIOTTO, José Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NUERNBERG JUNIOR, Claudio
MIOTTO, José Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Tensores
Escoamento
Ruptura
Elasticidade
Plasticidade
topic Tensores
Escoamento
Ruptura
Elasticidade
Plasticidade
dc.description.none.fl_txt_mv Os critérios de falha são imprescindíveis para a prática da engenharia de estruturas, tendo em vista que aproximam os resultados de ensaios laboratoriais das situações reais de utilização dos materiais. A presente pesquisa teve como objetivos a apresentação de diferentes critérios de falha para materiais sólidos e sua aplicação em um exemplo ilustrativo. Foram apresentados os conceitos de ductilidade, fragilidade, elasticidade e plasticidade dos materiais. Em seguida, foram mostrados a representação tensorial do estado de tensões e o conceito de tensões principais. As teorias de falha da Tensão Normal Máxima, da Tensão de Cisalhamento Máxima, da Energia Total de Deformação e da Energia de Distorção foram explicadas de forma sintetizada, sendo introduzido seu equacionamento para o estado geral de tensões e apresentadas suas recomendações de uso. Em seguida, um exemplo de aplicação das quatro teorias foi resolvido, utilizando- se um elemento infinitesimal de aço ASTM A36. Desse modo, foi possível se demonstrar as aplicações das teorias de falha em uma situação próxima da realidade. A Teoria da Tensão de Cisalhamento Máxima se mostrou mais conservadora do que a Teoria da Energia de Deformação.
description Os critérios de falha são imprescindíveis para a prática da engenharia de estruturas, tendo em vista que aproximam os resultados de ensaios laboratoriais das situações reais de utilização dos materiais. A presente pesquisa teve como objetivos a apresentação de diferentes critérios de falha para materiais sólidos e sua aplicação em um exemplo ilustrativo. Foram apresentados os conceitos de ductilidade, fragilidade, elasticidade e plasticidade dos materiais. Em seguida, foram mostrados a representação tensorial do estado de tensões e o conceito de tensões principais. As teorias de falha da Tensão Normal Máxima, da Tensão de Cisalhamento Máxima, da Energia Total de Deformação e da Energia de Distorção foram explicadas de forma sintetizada, sendo introduzido seu equacionamento para o estado geral de tensões e apresentadas suas recomendações de uso. Em seguida, um exemplo de aplicação das quatro teorias foi resolvido, utilizando- se um elemento infinitesimal de aço ASTM A36. Desse modo, foi possível se demonstrar as aplicações das teorias de falha em uma situação próxima da realidade. A Teoria da Tensão de Cisalhamento Máxima se mostrou mais conservadora do que a Teoria da Energia de Deformação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T12:25:56Z
2019-12-12T12:25:56Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3575
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3575
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948597917974528