O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, João Augusto da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rejani, Valdelice dos Anjos Rasimaviko, Macuch, Regiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2490
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão em torno das principais barreiras e superações encontradas pela maioria dos docentes na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro da sala de aula no ensino superior, ferramentas estas que vem se tornando cada vez mais populares e indispensáveis em âmbito acadêmico. Foi realizada neste estudo uma pesquisa de campo com docentes do ensino superior de instituições privadas da cidade de Lages, estado de Santa Catarina. O artigo descreve barreiras e superações dos docentes, buscando diagnósticos para servir como apoio para que os mesmos possam usar tais tecnologias como ferramenta didático/pedagógica. Dentre os achados, a não utilização das ferramentas multimídias se deve a diversos fatores, dentre eles, resistência dos docentes à ideia de inovar em suas aulas; seja por falta de habilidade/domínio no uso das tecnologias ou por falta de estrutura das instituições quanto às ferramentas de multimídia. Em muitos casos não existe laboratório de informática em boas condições de uso, outro fator que contribui negativamente é o uso demasiado da ferramenta, causado, na maioria das vezes, pela falta de bom senso por parte de alguns acadêmicos. Como o uso das TIC é um fator que agrega muito na interação aluno/professor, o interessante e positivo é que todos os docentes entrevistados na pesquisa têm acesso à internet. Muitos desses docentes utilizam as TIC em suas aulas, alguns chegam a disponibilizar materiais de apoio didático/pedagógico em ambientes virtuais. Alguns chegam a criar games para um melhor entendimento dos seus alunos, fator esse que demonstra o preparo de alguns docentes para o uso das novas tecnologias. Algumas instituições também estão preparadas para a inserção das TIC em suas aulas, uma vez que suas estruturas oferecem boas condições. Como resultado, tem-se que o uso das TIC por alunos, docentes e instituições é assunto de grande responsabilidade e que aprender a aprender deve ser o principal motivo para a sua utilização em sala de aula. Sendo este, o caminho para um ensino de sucesso, visto a construção do conhecimento inicia com dados e informações adquiridas.
id UNICESU -1_fc13f1fa6b50056af95b567430c88608
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2490
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕESDesafiosDocentes do ensino superiorFerramentas de multimídiaTecnologia da Informação e ComunicaçãoO presente artigo apresenta uma reflexão em torno das principais barreiras e superações encontradas pela maioria dos docentes na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro da sala de aula no ensino superior, ferramentas estas que vem se tornando cada vez mais populares e indispensáveis em âmbito acadêmico. Foi realizada neste estudo uma pesquisa de campo com docentes do ensino superior de instituições privadas da cidade de Lages, estado de Santa Catarina. O artigo descreve barreiras e superações dos docentes, buscando diagnósticos para servir como apoio para que os mesmos possam usar tais tecnologias como ferramenta didático/pedagógica. Dentre os achados, a não utilização das ferramentas multimídias se deve a diversos fatores, dentre eles, resistência dos docentes à ideia de inovar em suas aulas; seja por falta de habilidade/domínio no uso das tecnologias ou por falta de estrutura das instituições quanto às ferramentas de multimídia. Em muitos casos não existe laboratório de informática em boas condições de uso, outro fator que contribui negativamente é o uso demasiado da ferramenta, causado, na maioria das vezes, pela falta de bom senso por parte de alguns acadêmicos. Como o uso das TIC é um fator que agrega muito na interação aluno/professor, o interessante e positivo é que todos os docentes entrevistados na pesquisa têm acesso à internet. Muitos desses docentes utilizam as TIC em suas aulas, alguns chegam a disponibilizar materiais de apoio didático/pedagógico em ambientes virtuais. Alguns chegam a criar games para um melhor entendimento dos seus alunos, fator esse que demonstra o preparo de alguns docentes para o uso das novas tecnologias. Algumas instituições também estão preparadas para a inserção das TIC em suas aulas, uma vez que suas estruturas oferecem boas condições. Como resultado, tem-se que o uso das TIC por alunos, docentes e instituições é assunto de grande responsabilidade e que aprender a aprender deve ser o principal motivo para a sua utilização em sala de aula. Sendo este, o caminho para um ensino de sucesso, visto a construção do conhecimento inicia com dados e informações adquiridas.Unicesumar2019-09-13T16:38:23Z2019-09-13T16:38:23Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2490otherBueno, João Augusto da SilvaRejani, Valdelice dos Anjos RasimavikoMacuch, Regiane da Silvareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:22Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:39.45Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES
title O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES
spellingShingle O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES
Bueno, João Augusto da Silva
Desafios
Docentes do ensino superior
Ferramentas de multimídia
Tecnologia da Informação e Comunicação
title_short O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES
title_full O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES
title_fullStr O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES
title_full_unstemmed O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES
title_sort O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES
author Bueno, João Augusto da Silva
author_facet Bueno, João Augusto da Silva
Rejani, Valdelice dos Anjos Rasimaviko
Macuch, Regiane da Silva
author_role author
author2 Rejani, Valdelice dos Anjos Rasimaviko
Macuch, Regiane da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, João Augusto da Silva
Rejani, Valdelice dos Anjos Rasimaviko
Macuch, Regiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desafios
Docentes do ensino superior
Ferramentas de multimídia
Tecnologia da Informação e Comunicação
topic Desafios
Docentes do ensino superior
Ferramentas de multimídia
Tecnologia da Informação e Comunicação
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo apresenta uma reflexão em torno das principais barreiras e superações encontradas pela maioria dos docentes na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro da sala de aula no ensino superior, ferramentas estas que vem se tornando cada vez mais populares e indispensáveis em âmbito acadêmico. Foi realizada neste estudo uma pesquisa de campo com docentes do ensino superior de instituições privadas da cidade de Lages, estado de Santa Catarina. O artigo descreve barreiras e superações dos docentes, buscando diagnósticos para servir como apoio para que os mesmos possam usar tais tecnologias como ferramenta didático/pedagógica. Dentre os achados, a não utilização das ferramentas multimídias se deve a diversos fatores, dentre eles, resistência dos docentes à ideia de inovar em suas aulas; seja por falta de habilidade/domínio no uso das tecnologias ou por falta de estrutura das instituições quanto às ferramentas de multimídia. Em muitos casos não existe laboratório de informática em boas condições de uso, outro fator que contribui negativamente é o uso demasiado da ferramenta, causado, na maioria das vezes, pela falta de bom senso por parte de alguns acadêmicos. Como o uso das TIC é um fator que agrega muito na interação aluno/professor, o interessante e positivo é que todos os docentes entrevistados na pesquisa têm acesso à internet. Muitos desses docentes utilizam as TIC em suas aulas, alguns chegam a disponibilizar materiais de apoio didático/pedagógico em ambientes virtuais. Alguns chegam a criar games para um melhor entendimento dos seus alunos, fator esse que demonstra o preparo de alguns docentes para o uso das novas tecnologias. Algumas instituições também estão preparadas para a inserção das TIC em suas aulas, uma vez que suas estruturas oferecem boas condições. Como resultado, tem-se que o uso das TIC por alunos, docentes e instituições é assunto de grande responsabilidade e que aprender a aprender deve ser o principal motivo para a sua utilização em sala de aula. Sendo este, o caminho para um ensino de sucesso, visto a construção do conhecimento inicia com dados e informações adquiridas.
description O presente artigo apresenta uma reflexão em torno das principais barreiras e superações encontradas pela maioria dos docentes na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro da sala de aula no ensino superior, ferramentas estas que vem se tornando cada vez mais populares e indispensáveis em âmbito acadêmico. Foi realizada neste estudo uma pesquisa de campo com docentes do ensino superior de instituições privadas da cidade de Lages, estado de Santa Catarina. O artigo descreve barreiras e superações dos docentes, buscando diagnósticos para servir como apoio para que os mesmos possam usar tais tecnologias como ferramenta didático/pedagógica. Dentre os achados, a não utilização das ferramentas multimídias se deve a diversos fatores, dentre eles, resistência dos docentes à ideia de inovar em suas aulas; seja por falta de habilidade/domínio no uso das tecnologias ou por falta de estrutura das instituições quanto às ferramentas de multimídia. Em muitos casos não existe laboratório de informática em boas condições de uso, outro fator que contribui negativamente é o uso demasiado da ferramenta, causado, na maioria das vezes, pela falta de bom senso por parte de alguns acadêmicos. Como o uso das TIC é um fator que agrega muito na interação aluno/professor, o interessante e positivo é que todos os docentes entrevistados na pesquisa têm acesso à internet. Muitos desses docentes utilizam as TIC em suas aulas, alguns chegam a disponibilizar materiais de apoio didático/pedagógico em ambientes virtuais. Alguns chegam a criar games para um melhor entendimento dos seus alunos, fator esse que demonstra o preparo de alguns docentes para o uso das novas tecnologias. Algumas instituições também estão preparadas para a inserção das TIC em suas aulas, uma vez que suas estruturas oferecem boas condições. Como resultado, tem-se que o uso das TIC por alunos, docentes e instituições é assunto de grande responsabilidade e que aprender a aprender deve ser o principal motivo para a sua utilização em sala de aula. Sendo este, o caminho para um ensino de sucesso, visto a construção do conhecimento inicia com dados e informações adquiridas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T16:38:23Z
2019-09-13T16:38:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2490
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2490
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948611786440704