Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692 |
Resumo: | RESUMO: O artigo tem como objetivo analisar as concepções e os modelos de formação continuada de professores que circulam na literatura especializada brasileira, produzidas nas últimas décadas. Para tanto por meio de uma pesquisa bibliográfica buscamos situar o debate conceitual a respeito de concepções e modelos da formação continuada de professores. A formação continuada de professores (FCP) já se constitui um campo de investigação profícuo no Brasil com uma vasta produção científica em que diferentes abordagens teórico-metodológicas são priorizadas, privilegiando concepções, práticas e políticas, ora de forma indissociáveis ou não, ora nacional e local. Os resultados apontam campo da formação continuada de professores é, de fato, complexo, suscetível de múltiplas perspectivas e condicionado ao momento histórico da sociedade. Ao que nos parece, tudo cabe na seara da FCP, pois são múltiplas suas finalidades, seus termos, suas concepções e suas ações. Também podemos compreender que os modelos formativos de formação são múltiplos, mas que podem ser sintetizados em três modelos: o modelo clássico de formação, o modelo prático reflexivo e o modelo emancipatório político. |
id |
UNICID_5f3d487f41826df70072c8f1ad9cd377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/692 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensõesFormação continuada. Professores. Concepções. Modelos. DimensõesRESUMO: O artigo tem como objetivo analisar as concepções e os modelos de formação continuada de professores que circulam na literatura especializada brasileira, produzidas nas últimas décadas. Para tanto por meio de uma pesquisa bibliográfica buscamos situar o debate conceitual a respeito de concepções e modelos da formação continuada de professores. A formação continuada de professores (FCP) já se constitui um campo de investigação profícuo no Brasil com uma vasta produção científica em que diferentes abordagens teórico-metodológicas são priorizadas, privilegiando concepções, práticas e políticas, ora de forma indissociáveis ou não, ora nacional e local. Os resultados apontam campo da formação continuada de professores é, de fato, complexo, suscetível de múltiplas perspectivas e condicionado ao momento histórico da sociedade. Ao que nos parece, tudo cabe na seara da FCP, pois são múltiplas suas finalidades, seus termos, suas concepções e suas ações. Também podemos compreender que os modelos formativos de formação são múltiplos, mas que podem ser sintetizados em três modelos: o modelo clássico de formação, o modelo prático reflexivo e o modelo emancipatório político.Universidade Cidade de São Paulo2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-ziphttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/69210.26843/v12.n1.2019.692.p33-49Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 33-491982-863210.26843/ae.v12.n1.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692/637https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692/898Copyright (c) 2018 Cely do Socorro Costa Nunes, Cely do Socorro Costa Nunes, Judenilson Teixeira Amadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmador, Judenilson TeixeiraNunes, Cely do Socorro Costa2019-09-24T17:33:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/692Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:33:16Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões |
title |
Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões |
spellingShingle |
Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões Amador, Judenilson Teixeira Formação continuada. Professores. Concepções. Modelos. Dimensões |
title_short |
Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões |
title_full |
Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões |
title_fullStr |
Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões |
title_sort |
Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões |
author |
Amador, Judenilson Teixeira |
author_facet |
Amador, Judenilson Teixeira Nunes, Cely do Socorro Costa |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Cely do Socorro Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amador, Judenilson Teixeira Nunes, Cely do Socorro Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada. Professores. Concepções. Modelos. Dimensões |
topic |
Formação continuada. Professores. Concepções. Modelos. Dimensões |
description |
RESUMO: O artigo tem como objetivo analisar as concepções e os modelos de formação continuada de professores que circulam na literatura especializada brasileira, produzidas nas últimas décadas. Para tanto por meio de uma pesquisa bibliográfica buscamos situar o debate conceitual a respeito de concepções e modelos da formação continuada de professores. A formação continuada de professores (FCP) já se constitui um campo de investigação profícuo no Brasil com uma vasta produção científica em que diferentes abordagens teórico-metodológicas são priorizadas, privilegiando concepções, práticas e políticas, ora de forma indissociáveis ou não, ora nacional e local. Os resultados apontam campo da formação continuada de professores é, de fato, complexo, suscetível de múltiplas perspectivas e condicionado ao momento histórico da sociedade. Ao que nos parece, tudo cabe na seara da FCP, pois são múltiplas suas finalidades, seus termos, suas concepções e suas ações. Também podemos compreender que os modelos formativos de formação são múltiplos, mas que podem ser sintetizados em três modelos: o modelo clássico de formação, o modelo prático reflexivo e o modelo emancipatório político. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692 10.26843/v12.n1.2019.692.p33-49 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692 |
identifier_str_mv |
10.26843/v12.n1.2019.692.p33-49 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692/637 https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692/898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 33-49 1982-8632 10.26843/ae.v12.n1.2019 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315142262292480 |