Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amador, Judenilson Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes, Cely do Socorro Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692
Resumo: RESUMO: O artigo tem como objetivo analisar as concepções e os modelos de formação continuada de professores que circulam na literatura especializada brasileira, produzidas nas últimas décadas. Para tanto por meio de uma pesquisa bibliográfica buscamos situar o debate conceitual a respeito de concepções e modelos da formação continuada de professores. A formação continuada de professores (FCP) já se constitui um campo de investigação profícuo no Brasil com uma vasta produção científica em que diferentes abordagens teórico-metodológicas são priorizadas, privilegiando concepções, práticas e políticas, ora de forma indissociáveis ou não, ora nacional e local. Os resultados apontam campo da formação continuada de professores é, de fato, complexo, suscetível de múltiplas perspectivas e condicionado ao momento histórico da sociedade. Ao que nos parece, tudo cabe na seara da FCP, pois são múltiplas suas finalidades, seus termos, suas concepções e suas ações. Também podemos compreender que os modelos formativos de formação são múltiplos, mas que podem ser sintetizados em três modelos: o modelo clássico de formação, o modelo prático reflexivo e o modelo emancipatório político.
id UNICID_5f3d487f41826df70072c8f1ad9cd377
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/692
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensõesFormação continuada. Professores. Concepções. Modelos. DimensõesRESUMO: O artigo tem como objetivo analisar as concepções e os modelos de formação continuada de professores que circulam na literatura especializada brasileira, produzidas nas últimas décadas. Para tanto por meio de uma pesquisa bibliográfica buscamos situar o debate conceitual a respeito de concepções e modelos da formação continuada de professores. A formação continuada de professores (FCP) já se constitui um campo de investigação profícuo no Brasil com uma vasta produção científica em que diferentes abordagens teórico-metodológicas são priorizadas, privilegiando concepções, práticas e políticas, ora de forma indissociáveis ou não, ora nacional e local. Os resultados apontam campo da formação continuada de professores é, de fato, complexo, suscetível de múltiplas perspectivas e condicionado ao momento histórico da sociedade. Ao que nos parece, tudo cabe na seara da FCP, pois são múltiplas suas finalidades, seus termos, suas concepções e suas ações. Também podemos compreender que os modelos formativos de formação são múltiplos, mas que podem ser sintetizados em três modelos: o modelo clássico de formação, o modelo prático reflexivo e o modelo emancipatório político.Universidade Cidade de São Paulo2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-ziphttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/69210.26843/v12.n1.2019.692.p33-49Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 33-491982-863210.26843/ae.v12.n1.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692/637https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692/898Copyright (c) 2018 Cely do Socorro Costa Nunes, Cely do Socorro Costa Nunes, Judenilson Teixeira Amadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmador, Judenilson TeixeiraNunes, Cely do Socorro Costa2019-09-24T17:33:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/692Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:33:16Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões
title Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões
spellingShingle Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões
Amador, Judenilson Teixeira
Formação continuada. Professores. Concepções. Modelos. Dimensões
title_short Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões
title_full Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões
title_fullStr Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões
title_sort Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões
author Amador, Judenilson Teixeira
author_facet Amador, Judenilson Teixeira
Nunes, Cely do Socorro Costa
author_role author
author2 Nunes, Cely do Socorro Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amador, Judenilson Teixeira
Nunes, Cely do Socorro Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada. Professores. Concepções. Modelos. Dimensões
topic Formação continuada. Professores. Concepções. Modelos. Dimensões
description RESUMO: O artigo tem como objetivo analisar as concepções e os modelos de formação continuada de professores que circulam na literatura especializada brasileira, produzidas nas últimas décadas. Para tanto por meio de uma pesquisa bibliográfica buscamos situar o debate conceitual a respeito de concepções e modelos da formação continuada de professores. A formação continuada de professores (FCP) já se constitui um campo de investigação profícuo no Brasil com uma vasta produção científica em que diferentes abordagens teórico-metodológicas são priorizadas, privilegiando concepções, práticas e políticas, ora de forma indissociáveis ou não, ora nacional e local. Os resultados apontam campo da formação continuada de professores é, de fato, complexo, suscetível de múltiplas perspectivas e condicionado ao momento histórico da sociedade. Ao que nos parece, tudo cabe na seara da FCP, pois são múltiplas suas finalidades, seus termos, suas concepções e suas ações. Também podemos compreender que os modelos formativos de formação são múltiplos, mas que podem ser sintetizados em três modelos: o modelo clássico de formação, o modelo prático reflexivo e o modelo emancipatório político.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692
10.26843/v12.n1.2019.692.p33-49
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692
identifier_str_mv 10.26843/v12.n1.2019.692.p33-49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692/637
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/692/898
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 33-49
1982-8632
10.26843/ae.v12.n1.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142262292480