De não-professor a professor: uma reflexão sobre a construção da identidade profissional de professores de cursos superiores de formação tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Rodrigo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/171
Resumo: O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o processo de construção da identidade profissional de professores de Cursos Superiores de Formação Tecnológica. Cunhou-se o termo não-professor para designar os profissionais que são desafiados a constituir uma identidade profissional docente para a qual, em tese, não receberam formação específica. Por diferentes motivos, foram selecionados sete participantes que atuavam em Instituições de Ensino Superior privadas, da cidade de São Paulo. Empregou-se como procedimento de coleta de informações a escrita de uma carta com um conjunto de recomendações a um professor iniciante, cuja análise do discurso buscou fundamentação na metodologia de pesquisa qualitativa. A análise dos dados se pautou em autores como Castells (1999), Dejours (1999), Dubar (2009), Furlanetto (2003), Lessard e Tardif (2009), dentre outros. Os resultados indicaram que um modo de identificação forte para os participantes é com a figura do gestor, tal como os gestores de organizações empresariais, que é o que lhes confere atribuição e pertença no exercício da docência. Diante de tal descoberta, pode-se afirmar que assistimos ao surgimento de uma nova modalidade de docente, que carece de maior atenção das políticas educacionais e das Instituições de Ensino Superior que oferecem Cursos Superiores de Formação Tecnológica
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spelling 2019-10-30T00:43:02Z2011-12-052019-10-30T00:43:02Z2011-11-30http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/171O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o processo de construção da identidade profissional de professores de Cursos Superiores de Formação Tecnológica. Cunhou-se o termo não-professor para designar os profissionais que são desafiados a constituir uma identidade profissional docente para a qual, em tese, não receberam formação específica. Por diferentes motivos, foram selecionados sete participantes que atuavam em Instituições de Ensino Superior privadas, da cidade de São Paulo. Empregou-se como procedimento de coleta de informações a escrita de uma carta com um conjunto de recomendações a um professor iniciante, cuja análise do discurso buscou fundamentação na metodologia de pesquisa qualitativa. A análise dos dados se pautou em autores como Castells (1999), Dejours (1999), Dubar (2009), Furlanetto (2003), Lessard e Tardif (2009), dentre outros. Os resultados indicaram que um modo de identificação forte para os participantes é com a figura do gestor, tal como os gestores de organizações empresariais, que é o que lhes confere atribuição e pertença no exercício da docência. Diante de tal descoberta, pode-se afirmar que assistimos ao surgimento de uma nova modalidade de docente, que carece de maior atenção das políticas educacionais e das Instituições de Ensino Superior que oferecem Cursos Superiores de Formação TecnológicaThe objective of this research is to analyze the building process of technology college teacher’s professional identity. One coined the expression “non-teacher” to design the professionals that are challenged to build a teaching professional identity to which, in thesis, didn’t receive specific training. For different reasons, 7 participants that lecture in Private Colleges Institutions at São Paulo city were selected. As gathering information procedure it was applied letter writing with a set of recommendation to a newcomer teacher, whose analyses discourse tried to be based upon quality research methodology. The data analyses was guided by authors like Castells (1999); Dejours (1999); Dubar (2009); Furlanetto (2003); Tardif and Lessard (2009), among others. The results indicate that a strong identification figure to the participants is the director or supervisor, such as managers of business organizations, which allows attribution and belonging in the teaching exercise. In front of this discovery, it is possible to confirm that we are looking at the beginning of a new teaching way that needs more attention from education policies and the College Institutions that offers technologic degreeAgência 1porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós Graduação Mestrado EducaçãoUNICIDBrasilDepartamento 1CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMFormação de professoresIdentidade profissionalCursos Superiores de Formação TecnológicaDe não-professor a professor: uma reflexão sobre a construção da identidade profissional de professores de cursos superiores de formação tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFurlanetto, Ecleide Cunico04552529803http://lattes.cnpq.br/5482444929146466http://lattes.cnpq.br/5482444929146466Toledo, RodrigoALVES, G. Dimensões da globalização: o capital e suas contradições. Londrina: Práxis, 2001. BOUTINET, Jean-Pierre. A imaturidade da vida adulta. Porto: Portugal: Rés, 1999. 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