O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Reflexus (Online) |
Texto Completo: | https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/201 |
Resumo: | Resumo: O cruzamento entre o Ensino Religioso e as políticas públicas é uma temática essencial para as ciências sociais. Ao longo de nossa vida, crescemos ouvindo que os jesuítas foram os responsáveis pela formação religiosa no Brasil Colônia. Ouvimos também que foram eles os primeiros a introduzirem no nosso país o processo educacional, através da fundação de colégios onde catequizavam os índios e lhes ensinavam a ler e escrever. O presente trabalho está envolto numa temática atual e busca uma reflexão consciente sobre a realidade do Ensino Religioso na educação nas escolas públicas estaduais de Luziânia – GO. Suscita uma discussão sobre a dimensão pedagógica do Ensino Religioso como disciplina curricular e a problemática da formação de professores nesta área do saber.Palavras-chave: Educação, Ensino Religioso, Formação de Professores e Currículo.Abstract: The crossing between Religious Teaching and Public Politics is an essential subject of Social Sciences. We’ve heard Jesuits were responsible for the Religious education in Brazil colonial period, and that they also first introduced the education process in Brazil. In Jesuits Schools Indians were catechized and taught to read and to write. The present work deals with this theme and it also searches for a conscious reflection on the reality of the Religious Teaching in the education in public schools at Luziania - GO. It also raises a discussion on the pedagogic dimension of the Religious Teaching as Curricular Subject and the problem of the teachers' education in this area of knowledge.Keywords: Education, Religious Teaching, Teachers Education, Curriculum. |
id |
UNIDA-1_d43b7f1800891b3ace84f2bb100a2be7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.fuv.edu.br:article/201 |
network_acronym_str |
UNIDA-1 |
network_name_str |
Reflexus (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de GoiásResumo: O cruzamento entre o Ensino Religioso e as políticas públicas é uma temática essencial para as ciências sociais. Ao longo de nossa vida, crescemos ouvindo que os jesuítas foram os responsáveis pela formação religiosa no Brasil Colônia. Ouvimos também que foram eles os primeiros a introduzirem no nosso país o processo educacional, através da fundação de colégios onde catequizavam os índios e lhes ensinavam a ler e escrever. O presente trabalho está envolto numa temática atual e busca uma reflexão consciente sobre a realidade do Ensino Religioso na educação nas escolas públicas estaduais de Luziânia – GO. Suscita uma discussão sobre a dimensão pedagógica do Ensino Religioso como disciplina curricular e a problemática da formação de professores nesta área do saber.Palavras-chave: Educação, Ensino Religioso, Formação de Professores e Currículo.Abstract: The crossing between Religious Teaching and Public Politics is an essential subject of Social Sciences. We’ve heard Jesuits were responsible for the Religious education in Brazil colonial period, and that they also first introduced the education process in Brazil. In Jesuits Schools Indians were catechized and taught to read and to write. The present work deals with this theme and it also searches for a conscious reflection on the reality of the Religious Teaching in the education in public schools at Luziania - GO. It also raises a discussion on the pedagogic dimension of the Religious Teaching as Curricular Subject and the problem of the teachers' education in this area of knowledge.Keywords: Education, Religious Teaching, Teachers Education, Curriculum.Faculdade Unida de Vitória2015-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/20110.20890/reflexus.v7i10.201REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 7 No. 10 (2013); 55-78REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 7 n. 10 (2013); 55-782358-487410.20890/reflexus.v7i10reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/201/214Copyright (c) 2015 Marcelo Máximoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMáximo, Marcelo2018-03-07T07:07:51Zoai:revista.fuv.edu.br:article/201Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2018-03-07T07:07:51Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás |
title |
O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás |
spellingShingle |
O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás Máximo, Marcelo |
title_short |
O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás |
title_full |
O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás |
title_fullStr |
O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás |
title_full_unstemmed |
O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás |
title_sort |
O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás |
author |
Máximo, Marcelo |
author_facet |
Máximo, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Máximo, Marcelo |
description |
Resumo: O cruzamento entre o Ensino Religioso e as políticas públicas é uma temática essencial para as ciências sociais. Ao longo de nossa vida, crescemos ouvindo que os jesuítas foram os responsáveis pela formação religiosa no Brasil Colônia. Ouvimos também que foram eles os primeiros a introduzirem no nosso país o processo educacional, através da fundação de colégios onde catequizavam os índios e lhes ensinavam a ler e escrever. O presente trabalho está envolto numa temática atual e busca uma reflexão consciente sobre a realidade do Ensino Religioso na educação nas escolas públicas estaduais de Luziânia – GO. Suscita uma discussão sobre a dimensão pedagógica do Ensino Religioso como disciplina curricular e a problemática da formação de professores nesta área do saber.Palavras-chave: Educação, Ensino Religioso, Formação de Professores e Currículo.Abstract: The crossing between Religious Teaching and Public Politics is an essential subject of Social Sciences. We’ve heard Jesuits were responsible for the Religious education in Brazil colonial period, and that they also first introduced the education process in Brazil. In Jesuits Schools Indians were catechized and taught to read and to write. The present work deals with this theme and it also searches for a conscious reflection on the reality of the Religious Teaching in the education in public schools at Luziania - GO. It also raises a discussion on the pedagogic dimension of the Religious Teaching as Curricular Subject and the problem of the teachers' education in this area of knowledge.Keywords: Education, Religious Teaching, Teachers Education, Curriculum. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/201 10.20890/reflexus.v7i10.201 |
url |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/201 |
identifier_str_mv |
10.20890/reflexus.v7i10.201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/201/214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Marcelo Máximo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Marcelo Máximo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Unida de Vitória |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Unida de Vitória |
dc.source.none.fl_str_mv |
REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 7 No. 10 (2013); 55-78 REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 7 n. 10 (2013); 55-78 2358-4874 10.20890/reflexus.v7i10 reponame:Reflexus (Online) instname:Faculdade Unida (UNIDA) instacron:UNIDA |
instname_str |
Faculdade Unida (UNIDA) |
instacron_str |
UNIDA |
institution |
UNIDA |
reponame_str |
Reflexus (Online) |
collection |
Reflexus (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br |
_version_ |
1754565356007981056 |