O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Máximo, Marcelo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Reflexus (Online)
Texto Completo: https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/201
Resumo: Resumo: O cruzamento entre o Ensino Religioso e as políticas públicas é uma temática essencial para as ciências sociais. Ao longo de nossa vida, crescemos ouvindo que os jesuítas foram os responsáveis pela formação religiosa no Brasil Colônia. Ouvimos também que foram eles os primeiros a introduzirem no nosso país o processo educacional, através da fundação de colégios onde catequizavam os índios e lhes ensinavam a ler e escrever. O presente trabalho está envolto numa temática atual e busca uma reflexão consciente sobre a realidade do Ensino Religioso na educação nas escolas públicas estaduais de Luziânia – GO. Suscita uma discussão sobre a dimensão pedagógica do Ensino Religioso como disciplina curricular e a problemática da formação de professores nesta área do saber.Palavras-chave: Educação, Ensino Religioso, Formação de Professores e Currículo.Abstract: The crossing between Religious Teaching and Public Politics is an essential subject of Social Sciences. We’ve heard Jesuits were responsible for the Religious education in Brazil colonial period, and that they also first introduced the education process in Brazil. In Jesuits Schools Indians were catechized and taught to read and to write. The present work deals with this theme and it also searches for a conscious reflection on the reality of the Religious Teaching in the education in public schools at Luziania - GO. It also raises a discussion on the pedagogic dimension of the Religious Teaching as Curricular Subject and the problem of the teachers' education in this area of knowledge.Keywords: Education, Religious Teaching, Teachers Education, Curriculum.
id UNIDA-1_d43b7f1800891b3ace84f2bb100a2be7
oai_identifier_str oai:revista.fuv.edu.br:article/201
network_acronym_str UNIDA-1
network_name_str Reflexus (Online)
repository_id_str
spelling O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de GoiásResumo: O cruzamento entre o Ensino Religioso e as políticas públicas é uma temática essencial para as ciências sociais. Ao longo de nossa vida, crescemos ouvindo que os jesuítas foram os responsáveis pela formação religiosa no Brasil Colônia. Ouvimos também que foram eles os primeiros a introduzirem no nosso país o processo educacional, através da fundação de colégios onde catequizavam os índios e lhes ensinavam a ler e escrever. O presente trabalho está envolto numa temática atual e busca uma reflexão consciente sobre a realidade do Ensino Religioso na educação nas escolas públicas estaduais de Luziânia – GO. Suscita uma discussão sobre a dimensão pedagógica do Ensino Religioso como disciplina curricular e a problemática da formação de professores nesta área do saber.Palavras-chave: Educação, Ensino Religioso, Formação de Professores e Currículo.Abstract: The crossing between Religious Teaching and Public Politics is an essential subject of Social Sciences. We’ve heard Jesuits were responsible for the Religious education in Brazil colonial period, and that they also first introduced the education process in Brazil. In Jesuits Schools Indians were catechized and taught to read and to write. The present work deals with this theme and it also searches for a conscious reflection on the reality of the Religious Teaching in the education in public schools at Luziania - GO. It also raises a discussion on the pedagogic dimension of the Religious Teaching as Curricular Subject and the problem of the teachers' education in this area of knowledge.Keywords: Education, Religious Teaching, Teachers Education, Curriculum.Faculdade Unida de Vitória2015-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/20110.20890/reflexus.v7i10.201REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 7 No. 10 (2013); 55-78REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 7 n. 10 (2013); 55-782358-487410.20890/reflexus.v7i10reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/201/214Copyright (c) 2015 Marcelo Máximoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMáximo, Marcelo2018-03-07T07:07:51Zoai:revista.fuv.edu.br:article/201Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2018-03-07T07:07:51Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás
title O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás
spellingShingle O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás
Máximo, Marcelo
title_short O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás
title_full O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás
title_fullStr O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás
title_full_unstemmed O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás
title_sort O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás
author Máximo, Marcelo
author_facet Máximo, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Máximo, Marcelo
description Resumo: O cruzamento entre o Ensino Religioso e as políticas públicas é uma temática essencial para as ciências sociais. Ao longo de nossa vida, crescemos ouvindo que os jesuítas foram os responsáveis pela formação religiosa no Brasil Colônia. Ouvimos também que foram eles os primeiros a introduzirem no nosso país o processo educacional, através da fundação de colégios onde catequizavam os índios e lhes ensinavam a ler e escrever. O presente trabalho está envolto numa temática atual e busca uma reflexão consciente sobre a realidade do Ensino Religioso na educação nas escolas públicas estaduais de Luziânia – GO. Suscita uma discussão sobre a dimensão pedagógica do Ensino Religioso como disciplina curricular e a problemática da formação de professores nesta área do saber.Palavras-chave: Educação, Ensino Religioso, Formação de Professores e Currículo.Abstract: The crossing between Religious Teaching and Public Politics is an essential subject of Social Sciences. We’ve heard Jesuits were responsible for the Religious education in Brazil colonial period, and that they also first introduced the education process in Brazil. In Jesuits Schools Indians were catechized and taught to read and to write. The present work deals with this theme and it also searches for a conscious reflection on the reality of the Religious Teaching in the education in public schools at Luziania - GO. It also raises a discussion on the pedagogic dimension of the Religious Teaching as Curricular Subject and the problem of the teachers' education in this area of knowledge.Keywords: Education, Religious Teaching, Teachers Education, Curriculum.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/201
10.20890/reflexus.v7i10.201
url https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/201
identifier_str_mv 10.20890/reflexus.v7i10.201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/201/214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Marcelo Máximo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Marcelo Máximo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
dc.source.none.fl_str_mv REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 7 No. 10 (2013); 55-78
REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 7 n. 10 (2013); 55-78
2358-4874
10.20890/reflexus.v7i10
reponame:Reflexus (Online)
instname:Faculdade Unida (UNIDA)
instacron:UNIDA
instname_str Faculdade Unida (UNIDA)
instacron_str UNIDA
institution UNIDA
reponame_str Reflexus (Online)
collection Reflexus (Online)
repository.name.fl_str_mv Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)
repository.mail.fl_str_mv ||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br
_version_ 1754565356007981056