Onde está Deus? Uma pergunta que a teologia precisa enfrentar em tempos de crise aguda mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stephanini, Valdir
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Reflexus (Online)
Texto Completo: https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/2666
Resumo: RESUMO: Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre a relação que há entre a religião e os momentos de crise aguda vividos pela humanidade, causados pelas pandemias e guerras. A partir da categoria da kenosis de Deus, ou pensiero debole, proposto por Gianni Vattimo, tendo como fundamento a encarnação do Verbo Divino na pessoa de Jesus Cristo, busca-se mostrar que, mais do que respostas prontas, a teologia precisa adotar uma postura de humildade, reconhecendo não ter todas, nem as melhores respostas aos questionamentos relacionados ao agir de Deus em meio às crises que afetam a humanidade. O objetivo principal é procurar encontrar alternativas para que a teologia se mantenha relevante e consiga cumprir sua missão de transmitir esperança para um mundo desesperado, alívio para uma humanidade que sofre e consolo para milhões de famílias que sofrem. A questão problema é: como falar de Deus num tempo tão desafiador, em que toda a humanidade é atingida pela crise aguda causada pela pandemia e pela guerra? A primeira seção, trata do quadro geral vivido pela humanidade com a pandemia e a guerra. A segunda seção apresenta os referenciais teóricos que desafiam o falar de Deus, em tempos de tempestade como este que atravessa a humanidade nesse momento. A terceira seção aponta possíveis caminhos que levem ao diálogo, tanto internamente, entre os agentes que fazem teologia e os que a proclamam para o povo, como também, e especialmente, diálogo externo com as variadas ciências que se desenvolvem na sociedade contemporânea, muito especialmente com as ciências médicas, sociais e humanas.
id UNIDA-1_e0485be8387e8439d0ad70c9c6bad102
oai_identifier_str oai:revista.fuv.edu.br:article/2666
network_acronym_str UNIDA-1
network_name_str Reflexus (Online)
repository_id_str
spelling Onde está Deus? Uma pergunta que a teologia precisa enfrentar em tempos de crise aguda mundialRESUMO: Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre a relação que há entre a religião e os momentos de crise aguda vividos pela humanidade, causados pelas pandemias e guerras. A partir da categoria da kenosis de Deus, ou pensiero debole, proposto por Gianni Vattimo, tendo como fundamento a encarnação do Verbo Divino na pessoa de Jesus Cristo, busca-se mostrar que, mais do que respostas prontas, a teologia precisa adotar uma postura de humildade, reconhecendo não ter todas, nem as melhores respostas aos questionamentos relacionados ao agir de Deus em meio às crises que afetam a humanidade. O objetivo principal é procurar encontrar alternativas para que a teologia se mantenha relevante e consiga cumprir sua missão de transmitir esperança para um mundo desesperado, alívio para uma humanidade que sofre e consolo para milhões de famílias que sofrem. A questão problema é: como falar de Deus num tempo tão desafiador, em que toda a humanidade é atingida pela crise aguda causada pela pandemia e pela guerra? A primeira seção, trata do quadro geral vivido pela humanidade com a pandemia e a guerra. A segunda seção apresenta os referenciais teóricos que desafiam o falar de Deus, em tempos de tempestade como este que atravessa a humanidade nesse momento. A terceira seção aponta possíveis caminhos que levem ao diálogo, tanto internamente, entre os agentes que fazem teologia e os que a proclamam para o povo, como também, e especialmente, diálogo externo com as variadas ciências que se desenvolvem na sociedade contemporânea, muito especialmente com as ciências médicas, sociais e humanas.Faculdade Unida de Vitória2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/266610.20890/reflexus.v16i2.2666REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 16 No. 2 (2022); 421-443REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 16 n. 2 (2022); 421-4432358-487410.20890/reflexus.v16i2reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/2666/235310.35521/unitas.v6i1.770.s63Copyright (c) 2022 REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessStephanini, Valdir2022-12-08T19:44:15Zoai:revista.fuv.edu.br:article/2666Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2022-12-08T19:44:15Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false
dc.title.none.fl_str_mv Onde está Deus? Uma pergunta que a teologia precisa enfrentar em tempos de crise aguda mundial
title Onde está Deus? Uma pergunta que a teologia precisa enfrentar em tempos de crise aguda mundial
spellingShingle Onde está Deus? Uma pergunta que a teologia precisa enfrentar em tempos de crise aguda mundial
Stephanini, Valdir
title_short Onde está Deus? Uma pergunta que a teologia precisa enfrentar em tempos de crise aguda mundial
title_full Onde está Deus? Uma pergunta que a teologia precisa enfrentar em tempos de crise aguda mundial
title_fullStr Onde está Deus? Uma pergunta que a teologia precisa enfrentar em tempos de crise aguda mundial
title_full_unstemmed Onde está Deus? Uma pergunta que a teologia precisa enfrentar em tempos de crise aguda mundial
title_sort Onde está Deus? Uma pergunta que a teologia precisa enfrentar em tempos de crise aguda mundial
author Stephanini, Valdir
author_facet Stephanini, Valdir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stephanini, Valdir
description RESUMO: Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre a relação que há entre a religião e os momentos de crise aguda vividos pela humanidade, causados pelas pandemias e guerras. A partir da categoria da kenosis de Deus, ou pensiero debole, proposto por Gianni Vattimo, tendo como fundamento a encarnação do Verbo Divino na pessoa de Jesus Cristo, busca-se mostrar que, mais do que respostas prontas, a teologia precisa adotar uma postura de humildade, reconhecendo não ter todas, nem as melhores respostas aos questionamentos relacionados ao agir de Deus em meio às crises que afetam a humanidade. O objetivo principal é procurar encontrar alternativas para que a teologia se mantenha relevante e consiga cumprir sua missão de transmitir esperança para um mundo desesperado, alívio para uma humanidade que sofre e consolo para milhões de famílias que sofrem. A questão problema é: como falar de Deus num tempo tão desafiador, em que toda a humanidade é atingida pela crise aguda causada pela pandemia e pela guerra? A primeira seção, trata do quadro geral vivido pela humanidade com a pandemia e a guerra. A segunda seção apresenta os referenciais teóricos que desafiam o falar de Deus, em tempos de tempestade como este que atravessa a humanidade nesse momento. A terceira seção aponta possíveis caminhos que levem ao diálogo, tanto internamente, entre os agentes que fazem teologia e os que a proclamam para o povo, como também, e especialmente, diálogo externo com as variadas ciências que se desenvolvem na sociedade contemporânea, muito especialmente com as ciências médicas, sociais e humanas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/2666
10.20890/reflexus.v16i2.2666
url https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/2666
identifier_str_mv 10.20890/reflexus.v16i2.2666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/2666/2353
10.35521/unitas.v6i1.770.s63
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
dc.source.none.fl_str_mv REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 16 No. 2 (2022); 421-443
REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 16 n. 2 (2022); 421-443
2358-4874
10.20890/reflexus.v16i2
reponame:Reflexus (Online)
instname:Faculdade Unida (UNIDA)
instacron:UNIDA
instname_str Faculdade Unida (UNIDA)
instacron_str UNIDA
institution UNIDA
reponame_str Reflexus (Online)
collection Reflexus (Online)
repository.name.fl_str_mv Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)
repository.mail.fl_str_mv ||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br
_version_ 1754565356997836800