Ética: da conservação raciocêntrica à libertação em Jesus Cristo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Reflexus (Online) |
Texto Completo: | https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/264 |
Resumo: | Nossa reflexão aborda a perspectiva de que a ética ocidental está assentada no raciocentrismo, que tem sua gênese no modelo socrático-platônico. Esta ética é diferente da ética do evangelho, portanto da ética cristã, a qual tem sua base nos discursos atribuídos a Jesus Cristo, os quais são libertadores e revolucionários. Buscar essa proposta ética é uma busca em torno do sentido do texto, libertador e revolucionário, que traz como possibilidade fazer um mergulho na sua vida de Jesus, no seu ambiente, nas suas relações, nos seus discursos e na sua ação, ou no que dizem que ele falou e principalmente o que os testemunhos de sua vida oferecem aos outros. Na construção do discurso religioso e na construção da ética encontramos a linguagem na perspectiva comunicativa e da própria interação social. Assim, para tratar da ética de e em Jesus é de suma importância que se parta do princípio que a sua mensagem é universal e, portanto, se faz mister realizar a sua tradução numa linguagem que também sendo universal possa alcançar a todos indistintamente, provocando uma clarificação em um mundo formado por um grande número de pessoas que se relacionam de forma cada vez menor com o sagrado, sendo estas pessoas produto de um intenso processo de alienação e colonialismo.Our reflection addresses the perspective that Western ethics sits in raciocentrismo, having its genesis in the Socratic-Platonic model. This ethics is different from the gospel ethic, therefore of Christian ethics, which based on the various speeches attributed to Jesus Christ that are liberating and revolutionaries. To search this ethics proposal is a search around the liberating and revolutionary meaning of the text, bringing the opportunity to go deep in the life of Jesus, in their environment, in their relationships, in their speeches and in their action, in his speeches and especially what the testimonies of his life offer to others. In the construction of religious discourse and ethics we find the language in communicative perspective and its own social interaction. So, do deal with Jesus’ ethics is of paramount importance to assume that its message is universal and that is necessary to translate it in a language that can also be universal and can reach everyone indiscriminately, bringing light in a world made up of a large number of people that relate less and less with the sacred, and these people are a product of an intense process of alienation and colonialism. |
id |
UNIDA-1_ed37512d555be6237704ce85d235d647 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.fuv.edu.br:article/264 |
network_acronym_str |
UNIDA-1 |
network_name_str |
Reflexus (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética: da conservação raciocêntrica à libertação em Jesus CristoNossa reflexão aborda a perspectiva de que a ética ocidental está assentada no raciocentrismo, que tem sua gênese no modelo socrático-platônico. Esta ética é diferente da ética do evangelho, portanto da ética cristã, a qual tem sua base nos discursos atribuídos a Jesus Cristo, os quais são libertadores e revolucionários. Buscar essa proposta ética é uma busca em torno do sentido do texto, libertador e revolucionário, que traz como possibilidade fazer um mergulho na sua vida de Jesus, no seu ambiente, nas suas relações, nos seus discursos e na sua ação, ou no que dizem que ele falou e principalmente o que os testemunhos de sua vida oferecem aos outros. Na construção do discurso religioso e na construção da ética encontramos a linguagem na perspectiva comunicativa e da própria interação social. Assim, para tratar da ética de e em Jesus é de suma importância que se parta do princípio que a sua mensagem é universal e, portanto, se faz mister realizar a sua tradução numa linguagem que também sendo universal possa alcançar a todos indistintamente, provocando uma clarificação em um mundo formado por um grande número de pessoas que se relacionam de forma cada vez menor com o sagrado, sendo estas pessoas produto de um intenso processo de alienação e colonialismo.Our reflection addresses the perspective that Western ethics sits in raciocentrismo, having its genesis in the Socratic-Platonic model. This ethics is different from the gospel ethic, therefore of Christian ethics, which based on the various speeches attributed to Jesus Christ that are liberating and revolutionaries. To search this ethics proposal is a search around the liberating and revolutionary meaning of the text, bringing the opportunity to go deep in the life of Jesus, in their environment, in their relationships, in their speeches and in their action, in his speeches and especially what the testimonies of his life offer to others. In the construction of religious discourse and ethics we find the language in communicative perspective and its own social interaction. So, do deal with Jesus’ ethics is of paramount importance to assume that its message is universal and that is necessary to translate it in a language that can also be universal and can reach everyone indiscriminately, bringing light in a world made up of a large number of people that relate less and less with the sacred, and these people are a product of an intense process of alienation and colonialism. Faculdade Unida de Vitória2015-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/26410.20890/reflexus.v9i13.264REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 9 No. 13 (2015); 151-167REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 9 n. 13 (2015); 151-1672358-487410.20890/reflexus.v9i13reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/264/266Copyright (c) 2015 Everton Nery Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Everton Nery2018-03-07T07:47:39Zoai:revista.fuv.edu.br:article/264Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2018-03-07T07:47:39Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética: da conservação raciocêntrica à libertação em Jesus Cristo |
title |
Ética: da conservação raciocêntrica à libertação em Jesus Cristo |
spellingShingle |
Ética: da conservação raciocêntrica à libertação em Jesus Cristo Carneiro, Everton Nery |
title_short |
Ética: da conservação raciocêntrica à libertação em Jesus Cristo |
title_full |
Ética: da conservação raciocêntrica à libertação em Jesus Cristo |
title_fullStr |
Ética: da conservação raciocêntrica à libertação em Jesus Cristo |
title_full_unstemmed |
Ética: da conservação raciocêntrica à libertação em Jesus Cristo |
title_sort |
Ética: da conservação raciocêntrica à libertação em Jesus Cristo |
author |
Carneiro, Everton Nery |
author_facet |
Carneiro, Everton Nery |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Everton Nery |
description |
Nossa reflexão aborda a perspectiva de que a ética ocidental está assentada no raciocentrismo, que tem sua gênese no modelo socrático-platônico. Esta ética é diferente da ética do evangelho, portanto da ética cristã, a qual tem sua base nos discursos atribuídos a Jesus Cristo, os quais são libertadores e revolucionários. Buscar essa proposta ética é uma busca em torno do sentido do texto, libertador e revolucionário, que traz como possibilidade fazer um mergulho na sua vida de Jesus, no seu ambiente, nas suas relações, nos seus discursos e na sua ação, ou no que dizem que ele falou e principalmente o que os testemunhos de sua vida oferecem aos outros. Na construção do discurso religioso e na construção da ética encontramos a linguagem na perspectiva comunicativa e da própria interação social. Assim, para tratar da ética de e em Jesus é de suma importância que se parta do princípio que a sua mensagem é universal e, portanto, se faz mister realizar a sua tradução numa linguagem que também sendo universal possa alcançar a todos indistintamente, provocando uma clarificação em um mundo formado por um grande número de pessoas que se relacionam de forma cada vez menor com o sagrado, sendo estas pessoas produto de um intenso processo de alienação e colonialismo.Our reflection addresses the perspective that Western ethics sits in raciocentrismo, having its genesis in the Socratic-Platonic model. This ethics is different from the gospel ethic, therefore of Christian ethics, which based on the various speeches attributed to Jesus Christ that are liberating and revolutionaries. To search this ethics proposal is a search around the liberating and revolutionary meaning of the text, bringing the opportunity to go deep in the life of Jesus, in their environment, in their relationships, in their speeches and in their action, in his speeches and especially what the testimonies of his life offer to others. In the construction of religious discourse and ethics we find the language in communicative perspective and its own social interaction. So, do deal with Jesus’ ethics is of paramount importance to assume that its message is universal and that is necessary to translate it in a language that can also be universal and can reach everyone indiscriminately, bringing light in a world made up of a large number of people that relate less and less with the sacred, and these people are a product of an intense process of alienation and colonialism. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/264 10.20890/reflexus.v9i13.264 |
url |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/264 |
identifier_str_mv |
10.20890/reflexus.v9i13.264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/264/266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Everton Nery Carneiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Everton Nery Carneiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Unida de Vitória |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Unida de Vitória |
dc.source.none.fl_str_mv |
REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 9 No. 13 (2015); 151-167 REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 9 n. 13 (2015); 151-167 2358-4874 10.20890/reflexus.v9i13 reponame:Reflexus (Online) instname:Faculdade Unida (UNIDA) instacron:UNIDA |
instname_str |
Faculdade Unida (UNIDA) |
instacron_str |
UNIDA |
institution |
UNIDA |
reponame_str |
Reflexus (Online) |
collection |
Reflexus (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br |
_version_ |
1754565356292145152 |