Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687 |
Resumo: | A violência é um fenômeno abrangente que está presente no contexto social. Por isso, há necessidade de se compreender melhor as percepções dos alunos da Educação Básica sobre as diferentes formas de violência que eles (re)conhecem e convivem. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II em uma instituição escolar de Rio Verde-Goiás. O objetivo foi conscientizar e analisar as percepções dos alunos identificando o que eles entendiam por violência. Com isso, foram lançados alguns questionamentos que despertassem a vivência com este fenômeno, verificando os espaços sociais em que a violência está presente as percepções de suas possíveis causas. Na sequência foram desenvolvidas algumas atividades pedagógicas para que os alunos compreendessem que existem outras formas violência, e não somente a física, como reconhecido pela maioria. Com a intervenção realizada, o resultado foi uma maior conscientização das diferentes formas que a violência assume na sociedade e no cotidiano escolar e não-escolar. Com efeito, as violências estão distantes do currículo pedagógico, pois no contexto atual e tendo como base este estudo de caso realizado, percebemos que temáticas como a violência é, apesar de relevante, pouco discutida dentro do ambiente escolar. É necessário compreender novas concepções do que seja violência, a fim de minimizá-la na vida em sociedade. |
id |
UNIFAP-1_e8c03485d8d3bd2010aae5fcb52c2dce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5687 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantesViolência. Escola; Educação; Conscientização.A violência é um fenômeno abrangente que está presente no contexto social. Por isso, há necessidade de se compreender melhor as percepções dos alunos da Educação Básica sobre as diferentes formas de violência que eles (re)conhecem e convivem. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II em uma instituição escolar de Rio Verde-Goiás. O objetivo foi conscientizar e analisar as percepções dos alunos identificando o que eles entendiam por violência. Com isso, foram lançados alguns questionamentos que despertassem a vivência com este fenômeno, verificando os espaços sociais em que a violência está presente as percepções de suas possíveis causas. Na sequência foram desenvolvidas algumas atividades pedagógicas para que os alunos compreendessem que existem outras formas violência, e não somente a física, como reconhecido pela maioria. Com a intervenção realizada, o resultado foi uma maior conscientização das diferentes formas que a violência assume na sociedade e no cotidiano escolar e não-escolar. Com efeito, as violências estão distantes do currículo pedagógico, pois no contexto atual e tendo como base este estudo de caso realizado, percebemos que temáticas como a violência é, apesar de relevante, pouco discutida dentro do ambiente escolar. É necessário compreender novas concepções do que seja violência, a fim de minimizá-la na vida em sociedade.Universidade Federal do AmapáUniversidade de Rio Verde - UniRVOliveira, Larissa Bernadino Leiteda Silva, Luiz Ricardo OliveiraRibeiro, Bruno de Oliveira2021-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 273-289PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 273-2891984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687/larissav13n3.pdfDireitos autorais 2021 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-29T03:42:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5687Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-03-29T03:42:40PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes |
title |
Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes |
spellingShingle |
Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes Oliveira, Larissa Bernadino Leite Violência. Escola; Educação; Conscientização. |
title_short |
Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes |
title_full |
Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes |
title_fullStr |
Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes |
title_sort |
Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes |
author |
Oliveira, Larissa Bernadino Leite |
author_facet |
Oliveira, Larissa Bernadino Leite da Silva, Luiz Ricardo Oliveira Ribeiro, Bruno de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Luiz Ricardo Oliveira Ribeiro, Bruno de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Rio Verde - UniRV |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Larissa Bernadino Leite da Silva, Luiz Ricardo Oliveira Ribeiro, Bruno de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência. Escola; Educação; Conscientização. |
topic |
Violência. Escola; Educação; Conscientização. |
description |
A violência é um fenômeno abrangente que está presente no contexto social. Por isso, há necessidade de se compreender melhor as percepções dos alunos da Educação Básica sobre as diferentes formas de violência que eles (re)conhecem e convivem. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II em uma instituição escolar de Rio Verde-Goiás. O objetivo foi conscientizar e analisar as percepções dos alunos identificando o que eles entendiam por violência. Com isso, foram lançados alguns questionamentos que despertassem a vivência com este fenômeno, verificando os espaços sociais em que a violência está presente as percepções de suas possíveis causas. Na sequência foram desenvolvidas algumas atividades pedagógicas para que os alunos compreendessem que existem outras formas violência, e não somente a física, como reconhecido pela maioria. Com a intervenção realizada, o resultado foi uma maior conscientização das diferentes formas que a violência assume na sociedade e no cotidiano escolar e não-escolar. Com efeito, as violências estão distantes do currículo pedagógico, pois no contexto atual e tendo como base este estudo de caso realizado, percebemos que temáticas como a violência é, apesar de relevante, pouco discutida dentro do ambiente escolar. É necessário compreender novas concepções do que seja violência, a fim de minimizá-la na vida em sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687/larissav13n3.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 273-289 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 273-289 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218328624529408 |