Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Larissa Bernadino Leite
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Luiz Ricardo Oliveira, Ribeiro, Bruno de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687
Resumo: A violência é um fenômeno abrangente que está presente no contexto social. Por isso, há necessidade de se compreender melhor as percepções dos alunos da Educação Básica sobre as diferentes formas de violência que eles (re)conhecem e convivem. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II em uma instituição escolar de Rio Verde-Goiás. O objetivo foi conscientizar e analisar as percepções dos alunos identificando o que eles entendiam por violência. Com isso, foram lançados alguns questionamentos que despertassem a vivência com este fenômeno, verificando os espaços sociais em que a violência está presente as percepções de suas possíveis causas. Na sequência foram desenvolvidas algumas atividades pedagógicas para que os alunos compreendessem que existem outras formas violência, e não somente a física, como reconhecido pela maioria. Com a intervenção realizada, o resultado foi uma maior conscientização das diferentes formas que a violência assume na sociedade e no cotidiano escolar e não-escolar. Com efeito, as violências estão distantes do currículo pedagógico, pois no contexto atual e tendo como base este estudo de caso realizado, percebemos que temáticas como a violência é, apesar de relevante, pouco discutida dentro do ambiente escolar. É necessário compreender novas concepções do que seja violência, a fim de minimizá-la na vida em sociedade.
id UNIFAP-1_e8c03485d8d3bd2010aae5fcb52c2dce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5687
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantesViolência. Escola; Educação; Conscientização.A violência é um fenômeno abrangente que está presente no contexto social. Por isso, há necessidade de se compreender melhor as percepções dos alunos da Educação Básica sobre as diferentes formas de violência que eles (re)conhecem e convivem. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II em uma instituição escolar de Rio Verde-Goiás. O objetivo foi conscientizar e analisar as percepções dos alunos identificando o que eles entendiam por violência. Com isso, foram lançados alguns questionamentos que despertassem a vivência com este fenômeno, verificando os espaços sociais em que a violência está presente as percepções de suas possíveis causas. Na sequência foram desenvolvidas algumas atividades pedagógicas para que os alunos compreendessem que existem outras formas violência, e não somente a física, como reconhecido pela maioria. Com a intervenção realizada, o resultado foi uma maior conscientização das diferentes formas que a violência assume na sociedade e no cotidiano escolar e não-escolar. Com efeito, as violências estão distantes do currículo pedagógico, pois no contexto atual e tendo como base este estudo de caso realizado, percebemos que temáticas como a violência é, apesar de relevante, pouco discutida dentro do ambiente escolar. É necessário compreender novas concepções do que seja violência, a fim de minimizá-la na vida em sociedade.Universidade Federal do AmapáUniversidade de Rio Verde - UniRVOliveira, Larissa Bernadino Leiteda Silva, Luiz Ricardo OliveiraRibeiro, Bruno de Oliveira2021-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 273-289PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 273-2891984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687/larissav13n3.pdfDireitos autorais 2021 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-29T03:42:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5687Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-03-29T03:42:40PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes
title Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes
spellingShingle Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes
Oliveira, Larissa Bernadino Leite
Violência. Escola; Educação; Conscientização.
title_short Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes
title_full Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes
title_fullStr Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes
title_full_unstemmed Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes
title_sort Violência e conscientização: percepções e (re)conhecimento dos estudantes
author Oliveira, Larissa Bernadino Leite
author_facet Oliveira, Larissa Bernadino Leite
da Silva, Luiz Ricardo Oliveira
Ribeiro, Bruno de Oliveira
author_role author
author2 da Silva, Luiz Ricardo Oliveira
Ribeiro, Bruno de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Rio Verde - UniRV
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Larissa Bernadino Leite
da Silva, Luiz Ricardo Oliveira
Ribeiro, Bruno de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Violência. Escola; Educação; Conscientização.
topic Violência. Escola; Educação; Conscientização.
description A violência é um fenômeno abrangente que está presente no contexto social. Por isso, há necessidade de se compreender melhor as percepções dos alunos da Educação Básica sobre as diferentes formas de violência que eles (re)conhecem e convivem. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II em uma instituição escolar de Rio Verde-Goiás. O objetivo foi conscientizar e analisar as percepções dos alunos identificando o que eles entendiam por violência. Com isso, foram lançados alguns questionamentos que despertassem a vivência com este fenômeno, verificando os espaços sociais em que a violência está presente as percepções de suas possíveis causas. Na sequência foram desenvolvidas algumas atividades pedagógicas para que os alunos compreendessem que existem outras formas violência, e não somente a física, como reconhecido pela maioria. Com a intervenção realizada, o resultado foi uma maior conscientização das diferentes formas que a violência assume na sociedade e no cotidiano escolar e não-escolar. Com efeito, as violências estão distantes do currículo pedagógico, pois no contexto atual e tendo como base este estudo de caso realizado, percebemos que temáticas como a violência é, apesar de relevante, pouco discutida dentro do ambiente escolar. É necessário compreender novas concepções do que seja violência, a fim de minimizá-la na vida em sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5687/larissav13n3.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 273-289
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 273-289
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218328624529408