âHistórias que nosso cinema (não) contavaâ: a questão da memória sobre a ditadura militar brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7015 |
Resumo: | Atualmente, no cenário sociopolÃtico do Brasil, novamente a questão da memória sobre a ditadura militar está em alta nas mÃdias, redes sociais e em debates acadêmicos e polÃticos. A onda conservadora que predominou no cenário polÃtico mundial nos últimos anos, também exerceu influência sobre a nova configuração da memória acerca da ditadura militar brasileira, na qual o Estado, expresso na figura daquele que exerce o Poder Executivo, passou a glorificá-la. O presente artigo se insere na discussão desta memória, por meio da análise do filme âHistórias que Nosso Cinema (Não) Contavaâ (2017), de Fernanda Pessoa, a partir da reflexão da teoria da partilha do sensÃvel de Jacques Rancière. A primeira parte do artigo traz uma análise historiográfica sobre a conjuntura sociopolÃtica que levou ao golpe de 1964, destacando as tensões da época e as inserindo na interpretação de Rancière sobre polÃtica e partilha do sensÃvel. Na segunda parte, discorre-se sobre a memória da ditadura militar e seu viés conciliatório. Após, analisa-se a construção da narrativa e da memória polÃtica presente no filme âHistórias que Nosso Cinema (Não) Contavaâ. à tÃtulo de considerações finais, constata-se que a não aceitação da diferença, nos mais diversos nÃveis, é fator importante na ascensão de regimes autoritários. Faz-se necessário a confrontação e contestação de versões deturpadas a respeito da ditadura militar, bem como a responsabilização dos culpados pelos crimes perpetrados |
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âHistórias que nosso cinema (não) contavaâ: a questão da memória sobre a ditadura militar brasileiraditadura militar; memória; autoritarismo; pornochanchadaAtualmente, no cenário sociopolÃtico do Brasil, novamente a questão da memória sobre a ditadura militar está em alta nas mÃdias, redes sociais e em debates acadêmicos e polÃticos. A onda conservadora que predominou no cenário polÃtico mundial nos últimos anos, também exerceu influência sobre a nova configuração da memória acerca da ditadura militar brasileira, na qual o Estado, expresso na figura daquele que exerce o Poder Executivo, passou a glorificá-la. O presente artigo se insere na discussão desta memória, por meio da análise do filme âHistórias que Nosso Cinema (Não) Contavaâ (2017), de Fernanda Pessoa, a partir da reflexão da teoria da partilha do sensÃvel de Jacques Rancière. A primeira parte do artigo traz uma análise historiográfica sobre a conjuntura sociopolÃtica que levou ao golpe de 1964, destacando as tensões da época e as inserindo na interpretação de Rancière sobre polÃtica e partilha do sensÃvel. Na segunda parte, discorre-se sobre a memória da ditadura militar e seu viés conciliatório. Após, analisa-se a construção da narrativa e da memória polÃtica presente no filme âHistórias que Nosso Cinema (Não) Contavaâ. à tÃtulo de considerações finais, constata-se que a não aceitação da diferença, nos mais diversos nÃveis, é fator importante na ascensão de regimes autoritários. Faz-se necessário a confrontação e contestação de versões deturpadas a respeito da ditadura militar, bem como a responsabilização dos culpados pelos crimes perpetradosUniversidade Federal do AmapáSodré Ferreira, Ana Carolina2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7015PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 137-149PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 137-1491984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7015/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T05:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7015Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-05-11T05:54:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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