O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Jucieli Firmino de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Deizieny Aires da, Cavalcante, Felipe Sant' Anna, Lima, Renato Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biota Amazônia
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4129
Resumo: Briófitas são plantas avasculares sem sementes que geralmente apresentam poucos centímetros de altura. Entretanto, apesar da importância desse conteúdo nos currículos escolares, percebe-se que o ensino-aprendizagem de Ciências em escolas públicas, na sua grande maioria, é defasado pela falta de estrutura ou até mesmo pela desmotivação dos professores de trabalharem de forma diferenciada o conteúdo de Botânica. Com isso, este trabalho teve como objetivo investigar o uso de aulas práticas como estratégia didática para facilitar o ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental abordando o conteúdo de Briófitas. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal em Porto Velho-RO com duas turmas do sétimo ano (ensino regular). O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo que no primeiro momento, os alunos tiveram aulas teóricas, onde foi abordado o conceito, importância, ciclo de vida, reprodução e exemplos de Briófitas e no segundo momento, os alunos puderam ter contato com material botânico, ou seja, aulas práticas no laboratório de Ciências, na qual os alunos tiveram que visualizar, desenhar e pintar as estruturas vistas a olho nu e posteriormente, na lupa. Quanto às aulas práticas, os alunos demonstraram maior interesse, uma vez que os mesmos tiveram contato com equipamentos laboratoriais como a lupa, placas de Petri, pinça e espátula, facilitando no manuseio do material botânico no laboratório da própria escola. Conclui-se que as aulas práticas aplicadas para os alunos no ambiente do laboratório tiveram o seu objetivo alcançado, que foi de ensinar de um modo diferente o ensino de Briófitas.Palavras-chave: Musgos, Ciências, Prática.
id UNIFAP-3_f3fc790e028a1ceacfa43914559870fc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4129
network_acronym_str UNIFAP-3
network_name_str Biota Amazônia
repository_id_str
spelling O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-ROTHE TEACHING-LEARNING OF BRIÓFITAS IN A PUBLIC SCHOOL OF PORTO VELHO-ROMusgos; Ciências; Prática.Briófitas são plantas avasculares sem sementes que geralmente apresentam poucos centímetros de altura. Entretanto, apesar da importância desse conteúdo nos currículos escolares, percebe-se que o ensino-aprendizagem de Ciências em escolas públicas, na sua grande maioria, é defasado pela falta de estrutura ou até mesmo pela desmotivação dos professores de trabalharem de forma diferenciada o conteúdo de Botânica. Com isso, este trabalho teve como objetivo investigar o uso de aulas práticas como estratégia didática para facilitar o ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental abordando o conteúdo de Briófitas. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal em Porto Velho-RO com duas turmas do sétimo ano (ensino regular). O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo que no primeiro momento, os alunos tiveram aulas teóricas, onde foi abordado o conceito, importância, ciclo de vida, reprodução e exemplos de Briófitas e no segundo momento, os alunos puderam ter contato com material botânico, ou seja, aulas práticas no laboratório de Ciências, na qual os alunos tiveram que visualizar, desenhar e pintar as estruturas vistas a olho nu e posteriormente, na lupa. Quanto às aulas práticas, os alunos demonstraram maior interesse, uma vez que os mesmos tiveram contato com equipamentos laboratoriais como a lupa, placas de Petri, pinça e espátula, facilitando no manuseio do material botânico no laboratório da própria escola. Conclui-se que as aulas práticas aplicadas para os alunos no ambiente do laboratório tiveram o seu objetivo alcançado, que foi de ensinar de um modo diferente o ensino de Briófitas.Palavras-chave: Musgos, Ciências, Prática.Bryophytes are plants non-seeded that generally feature a few centimetres tall. However, despite the importance of that content in school curricula, the teaching and learning of science in public schools, in your vast majority, is outdated due to lack of structure or even the demotivation of teachers to work in a way differentiated content of Botany. The purpose of this study was to investigate the use of practical classes as a didactic strategy to facilitate the meaningful learning of elementary school students by addressing the content of Bryophytes. The present work was developed in a municipal school in Porto Velho-RO with two classes of the seventh year of basic education (general education). The work was divided into two stages, with the first time, the students had lectures, where he addressed the concept, importance, life cycle, reproduction and examples of Bryophytes and the second time, the students might have contact with botanical material, i.e. practical lessons in the science lab, in which students had to show, draw and paint the structures seen with the naked eye and later, the magnifying glass. As for the practical classes, students have shown greater interest, once they had contact with laboratory equipment such as the magnifying glass, Petri dishes, tongs and spatula, facilitating handling of botanical material in the lab of the school itself. It is concluded that the practical classes applied to students in the lab of the school itself had the your goal achieved, who was teaching in a different way the teaching of Bryophytes.Keywords: Mosses; Sciences; Practice.Universidade Federal do AmapáCENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS.Freitas, Jucieli Firmino deSilva, Deizieny Aires daCavalcante, Felipe Sant' AnnaLima, Renato Abreu2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/412910.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n4p42-44Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 8, n. 4 (2018); 42-442179-5746reponame:Biota Amazôniainstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4129/v8n4p42-44.pdfDireitos autorais 2019 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T12:36:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4129Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/biotaONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/oai||juliosa@unifap.br2179-57462179-5746opendoar:2019-09-11T12:36:58Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
THE TEACHING-LEARNING OF BRIÓFITAS IN A PUBLIC SCHOOL OF PORTO VELHO-RO
title O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
spellingShingle O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
Freitas, Jucieli Firmino de
Musgos; Ciências; Prática.
title_short O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
title_full O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
title_fullStr O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
title_full_unstemmed O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
title_sort O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
author Freitas, Jucieli Firmino de
author_facet Freitas, Jucieli Firmino de
Silva, Deizieny Aires da
Cavalcante, Felipe Sant' Anna
Lima, Renato Abreu
author_role author
author2 Silva, Deizieny Aires da
Cavalcante, Felipe Sant' Anna
Lima, Renato Abreu
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS.

dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Jucieli Firmino de
Silva, Deizieny Aires da
Cavalcante, Felipe Sant' Anna
Lima, Renato Abreu
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Musgos; Ciências; Prática.
topic Musgos; Ciências; Prática.
description Briófitas são plantas avasculares sem sementes que geralmente apresentam poucos centímetros de altura. Entretanto, apesar da importância desse conteúdo nos currículos escolares, percebe-se que o ensino-aprendizagem de Ciências em escolas públicas, na sua grande maioria, é defasado pela falta de estrutura ou até mesmo pela desmotivação dos professores de trabalharem de forma diferenciada o conteúdo de Botânica. Com isso, este trabalho teve como objetivo investigar o uso de aulas práticas como estratégia didática para facilitar o ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental abordando o conteúdo de Briófitas. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal em Porto Velho-RO com duas turmas do sétimo ano (ensino regular). O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo que no primeiro momento, os alunos tiveram aulas teóricas, onde foi abordado o conceito, importância, ciclo de vida, reprodução e exemplos de Briófitas e no segundo momento, os alunos puderam ter contato com material botânico, ou seja, aulas práticas no laboratório de Ciências, na qual os alunos tiveram que visualizar, desenhar e pintar as estruturas vistas a olho nu e posteriormente, na lupa. Quanto às aulas práticas, os alunos demonstraram maior interesse, uma vez que os mesmos tiveram contato com equipamentos laboratoriais como a lupa, placas de Petri, pinça e espátula, facilitando no manuseio do material botânico no laboratório da própria escola. Conclui-se que as aulas práticas aplicadas para os alunos no ambiente do laboratório tiveram o seu objetivo alcançado, que foi de ensinar de um modo diferente o ensino de Briófitas.Palavras-chave: Musgos, Ciências, Prática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4129
10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n4p42-44
url https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4129
identifier_str_mv 10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n4p42-44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4129/v8n4p42-44.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv





dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 8, n. 4 (2018); 42-44
2179-5746
reponame:Biota Amazônia
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Biota Amazônia
collection Biota Amazônia
repository.name.fl_str_mv Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||juliosa@unifap.br
_version_ 1800218372151967744