O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biota Amazônia |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4129 |
Resumo: | Briófitas são plantas avasculares sem sementes que geralmente apresentam poucos centímetros de altura. Entretanto, apesar da importância desse conteúdo nos currículos escolares, percebe-se que o ensino-aprendizagem de Ciências em escolas públicas, na sua grande maioria, é defasado pela falta de estrutura ou até mesmo pela desmotivação dos professores de trabalharem de forma diferenciada o conteúdo de Botânica. Com isso, este trabalho teve como objetivo investigar o uso de aulas práticas como estratégia didática para facilitar o ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental abordando o conteúdo de Briófitas. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal em Porto Velho-RO com duas turmas do sétimo ano (ensino regular). O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo que no primeiro momento, os alunos tiveram aulas teóricas, onde foi abordado o conceito, importância, ciclo de vida, reprodução e exemplos de Briófitas e no segundo momento, os alunos puderam ter contato com material botânico, ou seja, aulas práticas no laboratório de Ciências, na qual os alunos tiveram que visualizar, desenhar e pintar as estruturas vistas a olho nu e posteriormente, na lupa. Quanto às aulas práticas, os alunos demonstraram maior interesse, uma vez que os mesmos tiveram contato com equipamentos laboratoriais como a lupa, placas de Petri, pinça e espátula, facilitando no manuseio do material botânico no laboratório da própria escola. Conclui-se que as aulas práticas aplicadas para os alunos no ambiente do laboratório tiveram o seu objetivo alcançado, que foi de ensinar de um modo diferente o ensino de Briófitas.Palavras-chave: Musgos, Ciências, Prática. |
id |
UNIFAP-3_f3fc790e028a1ceacfa43914559870fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4129 |
network_acronym_str |
UNIFAP-3 |
network_name_str |
Biota Amazônia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-ROTHE TEACHING-LEARNING OF BRIÓFITAS IN A PUBLIC SCHOOL OF PORTO VELHO-ROMusgos; Ciências; Prática.Briófitas são plantas avasculares sem sementes que geralmente apresentam poucos centímetros de altura. Entretanto, apesar da importância desse conteúdo nos currículos escolares, percebe-se que o ensino-aprendizagem de Ciências em escolas públicas, na sua grande maioria, é defasado pela falta de estrutura ou até mesmo pela desmotivação dos professores de trabalharem de forma diferenciada o conteúdo de Botânica. Com isso, este trabalho teve como objetivo investigar o uso de aulas práticas como estratégia didática para facilitar o ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental abordando o conteúdo de Briófitas. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal em Porto Velho-RO com duas turmas do sétimo ano (ensino regular). O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo que no primeiro momento, os alunos tiveram aulas teóricas, onde foi abordado o conceito, importância, ciclo de vida, reprodução e exemplos de Briófitas e no segundo momento, os alunos puderam ter contato com material botânico, ou seja, aulas práticas no laboratório de Ciências, na qual os alunos tiveram que visualizar, desenhar e pintar as estruturas vistas a olho nu e posteriormente, na lupa. Quanto às aulas práticas, os alunos demonstraram maior interesse, uma vez que os mesmos tiveram contato com equipamentos laboratoriais como a lupa, placas de Petri, pinça e espátula, facilitando no manuseio do material botânico no laboratório da própria escola. Conclui-se que as aulas práticas aplicadas para os alunos no ambiente do laboratório tiveram o seu objetivo alcançado, que foi de ensinar de um modo diferente o ensino de Briófitas.Palavras-chave: Musgos, Ciências, Prática.Bryophytes are plants non-seeded that generally feature a few centimetres tall. However, despite the importance of that content in school curricula, the teaching and learning of science in public schools, in your vast majority, is outdated due to lack of structure or even the demotivation of teachers to work in a way differentiated content of Botany. The purpose of this study was to investigate the use of practical classes as a didactic strategy to facilitate the meaningful learning of elementary school students by addressing the content of Bryophytes. The present work was developed in a municipal school in Porto Velho-RO with two classes of the seventh year of basic education (general education). The work was divided into two stages, with the first time, the students had lectures, where he addressed the concept, importance, life cycle, reproduction and examples of Bryophytes and the second time, the students might have contact with botanical material, i.e. practical lessons in the science lab, in which students had to show, draw and paint the structures seen with the naked eye and later, the magnifying glass. As for the practical classes, students have shown greater interest, once they had contact with laboratory equipment such as the magnifying glass, Petri dishes, tongs and spatula, facilitating handling of botanical material in the lab of the school itself. It is concluded that the practical classes applied to students in the lab of the school itself had the your goal achieved, who was teaching in a different way the teaching of Bryophytes.Keywords: Mosses; Sciences; Practice.Universidade Federal do AmapáCENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS.Freitas, Jucieli Firmino deSilva, Deizieny Aires daCavalcante, Felipe Sant' AnnaLima, Renato Abreu2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/412910.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n4p42-44Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 8, n. 4 (2018); 42-442179-5746reponame:Biota Amazôniainstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4129/v8n4p42-44.pdfDireitos autorais 2019 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T12:36:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4129Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/biotaONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/oai||juliosa@unifap.br2179-57462179-5746opendoar:2019-09-11T12:36:58Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO THE TEACHING-LEARNING OF BRIÓFITAS IN A PUBLIC SCHOOL OF PORTO VELHO-RO |
title |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO |
spellingShingle |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO Freitas, Jucieli Firmino de Musgos; Ciências; Prática. |
title_short |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO |
title_full |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO |
title_fullStr |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO |
title_full_unstemmed |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO |
title_sort |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO |
author |
Freitas, Jucieli Firmino de |
author_facet |
Freitas, Jucieli Firmino de Silva, Deizieny Aires da Cavalcante, Felipe Sant' Anna Lima, Renato Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Deizieny Aires da Cavalcante, Felipe Sant' Anna Lima, Renato Abreu |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Jucieli Firmino de Silva, Deizieny Aires da Cavalcante, Felipe Sant' Anna Lima, Renato Abreu |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musgos; Ciências; Prática. |
topic |
Musgos; Ciências; Prática. |
description |
Briófitas são plantas avasculares sem sementes que geralmente apresentam poucos centímetros de altura. Entretanto, apesar da importância desse conteúdo nos currículos escolares, percebe-se que o ensino-aprendizagem de Ciências em escolas públicas, na sua grande maioria, é defasado pela falta de estrutura ou até mesmo pela desmotivação dos professores de trabalharem de forma diferenciada o conteúdo de Botânica. Com isso, este trabalho teve como objetivo investigar o uso de aulas práticas como estratégia didática para facilitar o ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental abordando o conteúdo de Briófitas. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal em Porto Velho-RO com duas turmas do sétimo ano (ensino regular). O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo que no primeiro momento, os alunos tiveram aulas teóricas, onde foi abordado o conceito, importância, ciclo de vida, reprodução e exemplos de Briófitas e no segundo momento, os alunos puderam ter contato com material botânico, ou seja, aulas práticas no laboratório de Ciências, na qual os alunos tiveram que visualizar, desenhar e pintar as estruturas vistas a olho nu e posteriormente, na lupa. Quanto às aulas práticas, os alunos demonstraram maior interesse, uma vez que os mesmos tiveram contato com equipamentos laboratoriais como a lupa, placas de Petri, pinça e espátula, facilitando no manuseio do material botânico no laboratório da própria escola. Conclui-se que as aulas práticas aplicadas para os alunos no ambiente do laboratório tiveram o seu objetivo alcançado, que foi de ensinar de um modo diferente o ensino de Briófitas.Palavras-chave: Musgos, Ciências, Prática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4129 10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n4p42-44 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4129 |
identifier_str_mv |
10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n4p42-44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4129/v8n4p42-44.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 8, n. 4 (2018); 42-44 2179-5746 reponame:Biota Amazônia instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Biota Amazônia |
collection |
Biota Amazônia |
repository.name.fl_str_mv |
Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||juliosa@unifap.br |
_version_ |
1800218372151967744 |