APLICAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE BIOMASSA: NOVAS PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitol-Filho, Luizildo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/64
Resumo: Discussões sobre a sustentabilidade e sobre o emprego de recursos naturais estão na ordem do dia. O exemplo mais comum de biomassa é o bagaço da cana-de-açúcar, que vem sendo utilizado comumente para a produção de energia, seja pela queima pura e simples, seja por hidrólise para produzir etanol. A quitosana, que pode ser obtida a partir de cascas de camarão, por outro lado, não tem um potencial energético, mas pode ser modificada quimicamente para o tratamento de efluentes, sendo que esta pode ser uma aplicação também do bagaço de cana. Ácidos carboxílicos de variados pesos moleculares também podem ser produzidos utilizando-se bagaço como fonte de nutrientes para micro-organismos. Tanto íons quanto corantes podem ser removidos de efluentes têxteis por absorção, mediante o uso de matrizes sólidas como o bagaço ou a quitosana. Além dos tratamentos convencionais, pode-se pensar em aderir moléculas de oligossacarídeos cíclicos na superfície tanto de bagaço quanto da quitosana, abrindo novas possibilidades inclusive no encapsulamento de agentes antimicrobianos.
id UNIFEBE-1_1ea473aa837c90ad4aa392e3e6ce9204
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/64
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling APLICAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE BIOMASSA: NOVAS PERSPECTIVASEtanol. Efluentes. Cana-de-açúcar. Quitosana. Encapsulamento.Discussões sobre a sustentabilidade e sobre o emprego de recursos naturais estão na ordem do dia. O exemplo mais comum de biomassa é o bagaço da cana-de-açúcar, que vem sendo utilizado comumente para a produção de energia, seja pela queima pura e simples, seja por hidrólise para produzir etanol. A quitosana, que pode ser obtida a partir de cascas de camarão, por outro lado, não tem um potencial energético, mas pode ser modificada quimicamente para o tratamento de efluentes, sendo que esta pode ser uma aplicação também do bagaço de cana. Ácidos carboxílicos de variados pesos moleculares também podem ser produzidos utilizando-se bagaço como fonte de nutrientes para micro-organismos. Tanto íons quanto corantes podem ser removidos de efluentes têxteis por absorção, mediante o uso de matrizes sólidas como o bagaço ou a quitosana. Além dos tratamentos convencionais, pode-se pensar em aderir moléculas de oligossacarídeos cíclicos na superfície tanto de bagaço quanto da quitosana, abrindo novas possibilidades inclusive no encapsulamento de agentes antimicrobianos.UNIFEBE2011-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/64Revista da UNIFEBE; v. 1: N.09 jan/jul (2011)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/64/53Pitol-Filho, Luizildoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:33:38Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/64Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:33:38Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE BIOMASSA: NOVAS PERSPECTIVAS
title APLICAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE BIOMASSA: NOVAS PERSPECTIVAS
spellingShingle APLICAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE BIOMASSA: NOVAS PERSPECTIVAS
Pitol-Filho, Luizildo
Etanol. Efluentes. Cana-de-açúcar. Quitosana. Encapsulamento.
title_short APLICAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE BIOMASSA: NOVAS PERSPECTIVAS
title_full APLICAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE BIOMASSA: NOVAS PERSPECTIVAS
title_fullStr APLICAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE BIOMASSA: NOVAS PERSPECTIVAS
title_full_unstemmed APLICAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE BIOMASSA: NOVAS PERSPECTIVAS
title_sort APLICAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE BIOMASSA: NOVAS PERSPECTIVAS
author Pitol-Filho, Luizildo
author_facet Pitol-Filho, Luizildo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitol-Filho, Luizildo
dc.subject.por.fl_str_mv Etanol. Efluentes. Cana-de-açúcar. Quitosana. Encapsulamento.
topic Etanol. Efluentes. Cana-de-açúcar. Quitosana. Encapsulamento.
description Discussões sobre a sustentabilidade e sobre o emprego de recursos naturais estão na ordem do dia. O exemplo mais comum de biomassa é o bagaço da cana-de-açúcar, que vem sendo utilizado comumente para a produção de energia, seja pela queima pura e simples, seja por hidrólise para produzir etanol. A quitosana, que pode ser obtida a partir de cascas de camarão, por outro lado, não tem um potencial energético, mas pode ser modificada quimicamente para o tratamento de efluentes, sendo que esta pode ser uma aplicação também do bagaço de cana. Ácidos carboxílicos de variados pesos moleculares também podem ser produzidos utilizando-se bagaço como fonte de nutrientes para micro-organismos. Tanto íons quanto corantes podem ser removidos de efluentes têxteis por absorção, mediante o uso de matrizes sólidas como o bagaço ou a quitosana. Além dos tratamentos convencionais, pode-se pensar em aderir moléculas de oligossacarídeos cíclicos na superfície tanto de bagaço quanto da quitosana, abrindo novas possibilidades inclusive no encapsulamento de agentes antimicrobianos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/64
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/64/53
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1: N.09 jan/jul (2011)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1800218347821858816