Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daiana Ransan
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Eduardo Toledo, Hoeckesfeld, Lenoir, Hahn, Ivanete Schneider
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486
Resumo: Este artigo destina-se a investigação do empreendedorismo. Especificamente, aborda-se o tema sob a perspectiva da teoria da tomada de decisão a fim de compreender como um indivíduo se torna um empreendedor, ou seja, decide investir em seu próprio negócio. Para compreender esse tema, utilizou-se um estudo múltiplos casos, sendo conduzido por meio de entrevistas – com três empresários que atuam nos segmentos de prestação de serviços, varejo e indústria, localizados no oeste de Santa Catarina. Os resultados do estudo mostram que: (1) o modelo de empreendedorismo do empresário do ramo de serviços enquadrou-se no modelo desestruturado, que consiste em um modelo entendido como dinâmico e com interferências; (2) o empreendedor do ramo de varejo enquadrou-se no modelo da ‘lata de lixo’ sendo este um modelo em que o gestor não procura analisar e escolher alternativas, tomando a decisão sem muitas informações; (3) o empreendedor da indústria enquadrou-se no modelo racional, ou seja, adotou uma visão panorâmica das alternativas para a tomada da decisão; (4) os fatores influenciadores ao investimento no próprio negócio pautaram-se nas esferas econômica, social e de mercado.
id UNIFEBE-1_3d7409b1ad3a6845888a6a813fed6c9b
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/486
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismoEstratégia. Empreendedorismo. Tomada de Decisão.EmpreendedorismoEste artigo destina-se a investigação do empreendedorismo. Especificamente, aborda-se o tema sob a perspectiva da teoria da tomada de decisão a fim de compreender como um indivíduo se torna um empreendedor, ou seja, decide investir em seu próprio negócio. Para compreender esse tema, utilizou-se um estudo múltiplos casos, sendo conduzido por meio de entrevistas – com três empresários que atuam nos segmentos de prestação de serviços, varejo e indústria, localizados no oeste de Santa Catarina. Os resultados do estudo mostram que: (1) o modelo de empreendedorismo do empresário do ramo de serviços enquadrou-se no modelo desestruturado, que consiste em um modelo entendido como dinâmico e com interferências; (2) o empreendedor do ramo de varejo enquadrou-se no modelo da ‘lata de lixo’ sendo este um modelo em que o gestor não procura analisar e escolher alternativas, tomando a decisão sem muitas informações; (3) o empreendedor da indústria enquadrou-se no modelo racional, ou seja, adotou uma visão panorâmica das alternativas para a tomada da decisão; (4) os fatores influenciadores ao investimento no próprio negócio pautaram-se nas esferas econômica, social e de mercado.UNIFEBE2017-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 20 (2017); 22-422177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486/395Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Daiana RansanMartins, Eduardo ToledoHoeckesfeld, LenoirHahn, Ivanete Schneider2017-05-03T12:14:39Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/486Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2017-05-03T12:14:39Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo
title Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo
spellingShingle Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo
Martins, Daiana Ransan
Estratégia. Empreendedorismo. Tomada de Decisão.
Empreendedorismo
title_short Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo
title_full Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo
title_fullStr Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo
title_full_unstemmed Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo
title_sort Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo
author Martins, Daiana Ransan
author_facet Martins, Daiana Ransan
Martins, Eduardo Toledo
Hoeckesfeld, Lenoir
Hahn, Ivanete Schneider
author_role author
author2 Martins, Eduardo Toledo
Hoeckesfeld, Lenoir
Hahn, Ivanete Schneider
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Daiana Ransan
Martins, Eduardo Toledo
Hoeckesfeld, Lenoir
Hahn, Ivanete Schneider
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia. Empreendedorismo. Tomada de Decisão.
Empreendedorismo
topic Estratégia. Empreendedorismo. Tomada de Decisão.
Empreendedorismo
description Este artigo destina-se a investigação do empreendedorismo. Especificamente, aborda-se o tema sob a perspectiva da teoria da tomada de decisão a fim de compreender como um indivíduo se torna um empreendedor, ou seja, decide investir em seu próprio negócio. Para compreender esse tema, utilizou-se um estudo múltiplos casos, sendo conduzido por meio de entrevistas – com três empresários que atuam nos segmentos de prestação de serviços, varejo e indústria, localizados no oeste de Santa Catarina. Os resultados do estudo mostram que: (1) o modelo de empreendedorismo do empresário do ramo de serviços enquadrou-se no modelo desestruturado, que consiste em um modelo entendido como dinâmico e com interferências; (2) o empreendedor do ramo de varejo enquadrou-se no modelo da ‘lata de lixo’ sendo este um modelo em que o gestor não procura analisar e escolher alternativas, tomando a decisão sem muitas informações; (3) o empreendedor da indústria enquadrou-se no modelo racional, ou seja, adotou uma visão panorâmica das alternativas para a tomada da decisão; (4) os fatores influenciadores ao investimento no próprio negócio pautaram-se nas esferas econômica, social e de mercado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/486/395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 20 (2017); 22-42
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1788166016947191808