Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Laiane Fernanda de Melo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Veras Filho, Rubens Nunes, Magalhães, Ana Hirley Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40778
Resumo: Este estudo objetivou analisar o conhecimento prévio dos professores do ensino fundamental e médio sobre primeiros socorros. Estudo de campo, descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, localizada na Regional II de Fortaleza- CE, com a participação de 17 docentes. Os dados foram coletados a partir de um formulário orientado pela questão da pesquisa: Quais os conhecimentos dos professores do ensino fundamental e médio acerca dos primeiros socorros? E analisados pela técnica de análise de conteúdo temática. Percebeu a precariedade de conhecimento sobre as formas de auxiliar um aluno vítima de um acidente e o receio de passar por situações que envolvam a necessidade de noções básicas de primeiros socorros. Este estudo demonstra a necessidade de um plano de capacitação em urgência e emergência com os profissionais do ambiente escolar, pois o conhecimento das formas de agir em casos de acidente possibilita a redução de danos. A enfermagem exerce um papel relevante na educação em saúde acerca os primeiros socorros na escola, podendo contribuir de forma eficaz para a capacitação dos docentes.
id UNIFEI_13cc70b7f67baa5bc0d8e63fb79cedb1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40778
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorrosKnowledge of teachers from a public school about firts aidConocimiento de docentes de una escuela pública sobre primeiros auxiliosFirst aidSchoolTeachersNursing.Primeros auxiliosEscuelaMaestroEnfermería.Primeiros SocorrosEscolaProfessoresEnfermagem. Este estudo objetivou analisar o conhecimento prévio dos professores do ensino fundamental e médio sobre primeiros socorros. Estudo de campo, descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, localizada na Regional II de Fortaleza- CE, com a participação de 17 docentes. Os dados foram coletados a partir de um formulário orientado pela questão da pesquisa: Quais os conhecimentos dos professores do ensino fundamental e médio acerca dos primeiros socorros? E analisados pela técnica de análise de conteúdo temática. Percebeu a precariedade de conhecimento sobre as formas de auxiliar um aluno vítima de um acidente e o receio de passar por situações que envolvam a necessidade de noções básicas de primeiros socorros. Este estudo demonstra a necessidade de um plano de capacitação em urgência e emergência com os profissionais do ambiente escolar, pois o conhecimento das formas de agir em casos de acidente possibilita a redução de danos. A enfermagem exerce um papel relevante na educação em saúde acerca os primeiros socorros na escola, podendo contribuir de forma eficaz para a capacitação dos docentes.This study aimed to analyze the knowledge of primary and secondary school teachers about first aid. Field study, descriptive with a qualitative and transversal approach, developed in a Elementary and High School, located in Regional II of Fortaleza-CE, with the participation of 17 teachers. The data were collected from a form guided by the research question: What is the knowledge of primary and secondary school teachers about first aid? And analyzed by thematic content analysis technique. He realized the precariousness of knowledge about the ways to help a student victim of an accident and the fear of going through situations that involve the need for basic notions of first aid. This study demonstrates the need for a training plan in urgency and emergency with professionals from the school environment, as the knowledge of ways to act in cases of accidents allows the reduction of damages. Nursing plays an important role in health education about first aid at school and can contribute effectively to the training of teachers.Este estudio tuvo como objetivo analizar el proyecto pedagógico y la matriz curricular de la formación docente para la enseñanza de las Ciencias Biológicas en tres Universidades Públicas del estado de Ceará. Se trata de un análisis documental y bibliográfico, utilizando como fuentes principales los lineamientos jurídicos y el Proyecto Político Pedagógico del curso (PPC).  El análisis del currículo, los menús esbozados en los PPC's nos permitieron verificar que el curso de Ciencias Biológicas de las tres instituciones educativas investigadas, cumple con la mayoría de los contenidos básicos requeridos por los Lineamientos Curriculares Nacionales. Sin embargo, las disciplinas de Libras; La Ética y la Legislación Profesional requieren un mayor énfasis en una institución, ya que estos contenidos tienen el potencial de hacer que los académicos, además de los profesionales de calidad, sean mejores ciudadanos y comprometidos con los derechos humanos. En cuanto a las disciplinas que están más directamente asociadas a la formación del profesorado para la enseñanza de la ciencia y la biología, comprobamos en los tres cursos que las horas de prácticas supervisadas son las que más pesan. Mientras que las asignaturas de contenidos básicos de formación pedagógica tienen una menor carga de trabajo. Se convierte en discusiones y evaluaciones fundamentales sobre los cursos de Pregrado en Ciencias Biológicas, y sus planes de estudio, posibilitando la correlación entre teoría y práctica, potenciando las bases de la identidad docente y formando así un docente problematizador y con una aproximación más profunda con la práctica docente.Research, Society and Development2023-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4077810.33448/rsd-v12i3.40778Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e23712340778Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e23712340778Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e237123407782525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40778/33232Copyright (c) 2023 Laiane Fernanda de Melo Bezerra; Rubens Nunes Veras Filho; Ana Hirley Rodrigues Magalhãeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Laiane Fernanda de Melo Veras Filho, Rubens Nunes Magalhães, Ana Hirley Rodrigues 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40778Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros
Knowledge of teachers from a public school about firts aid
Conocimiento de docentes de una escuela pública sobre primeiros auxilios
title Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros
spellingShingle Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros
Bezerra, Laiane Fernanda de Melo
First aid
School
Teachers
Nursing.
Primeros auxilios
Escuela
Maestro
Enfermería.
Primeiros Socorros
Escola
Professores
Enfermagem.
title_short Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros
title_full Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros
title_fullStr Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros
title_full_unstemmed Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros
title_sort Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros
author Bezerra, Laiane Fernanda de Melo
author_facet Bezerra, Laiane Fernanda de Melo
Veras Filho, Rubens Nunes
Magalhães, Ana Hirley Rodrigues
author_role author
author2 Veras Filho, Rubens Nunes
Magalhães, Ana Hirley Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Laiane Fernanda de Melo
Veras Filho, Rubens Nunes
Magalhães, Ana Hirley Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv First aid
School
Teachers
Nursing.
Primeros auxilios
Escuela
Maestro
Enfermería.
Primeiros Socorros
Escola
Professores
Enfermagem.
topic First aid
School
Teachers
Nursing.
Primeros auxilios
Escuela
Maestro
Enfermería.
Primeiros Socorros
Escola
Professores
Enfermagem.
description Este estudo objetivou analisar o conhecimento prévio dos professores do ensino fundamental e médio sobre primeiros socorros. Estudo de campo, descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, localizada na Regional II de Fortaleza- CE, com a participação de 17 docentes. Os dados foram coletados a partir de um formulário orientado pela questão da pesquisa: Quais os conhecimentos dos professores do ensino fundamental e médio acerca dos primeiros socorros? E analisados pela técnica de análise de conteúdo temática. Percebeu a precariedade de conhecimento sobre as formas de auxiliar um aluno vítima de um acidente e o receio de passar por situações que envolvam a necessidade de noções básicas de primeiros socorros. Este estudo demonstra a necessidade de um plano de capacitação em urgência e emergência com os profissionais do ambiente escolar, pois o conhecimento das formas de agir em casos de acidente possibilita a redução de danos. A enfermagem exerce um papel relevante na educação em saúde acerca os primeiros socorros na escola, podendo contribuir de forma eficaz para a capacitação dos docentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40778
10.33448/rsd-v12i3.40778
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40778
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i3.40778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40778/33232
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e23712340778
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e23712340778
Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e23712340778
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052620588711936