Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolfo, Cristiano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Fladimir Fernandes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38913
Resumo: A quarta revolução industrial tem proporcionado a transformação digital, influenciando inclusive os negócios e o marketing. Com base nisso, este artigo apresenta possíveis interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0. Para atender a esse objeto foi realizado uma análise comparativa entre um conjunto de domínios da transformação digital dos negócios e os componentes do Marketing 5.0. Trata-se de ensaio teórico de natureza qualitativa e exploratória baseado em uma pesquisa bibliográfica que envolve a análise comparativa  entre os temas em questão. Como resultados, foram identificados pontos de convergência entre os temas objeto de estudo, tendo como possíveis pontos de interligação o uso de tecnologias digitais na interação com os consumidores, a tomada de decisões de negócios baseada em dados, a agilidade na experimentação de estratégias e na inovação. Com o estudo realizado verificou-se também a importância do desenvolvimento da a cultura digital e  da  maturidade analítica tanto no processo de transformação digital dos negócios, como na adoção do Marketing 5.0.
id UNIFEI_24df23cf6935a4caf3853b8ecf1767b0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38913
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0Interconnections between digital business transformation and Marketing 5.0Interconexiones entre la transformación del negocio digital y el Marketing 5.0Transformação digitalNegócios digitaisMarketing 5.0.Transformación digitalNegocios digitalesMarketing 5.0.Digital transformationDigital businessMarketing 5.0.A quarta revolução industrial tem proporcionado a transformação digital, influenciando inclusive os negócios e o marketing. Com base nisso, este artigo apresenta possíveis interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0. Para atender a esse objeto foi realizado uma análise comparativa entre um conjunto de domínios da transformação digital dos negócios e os componentes do Marketing 5.0. Trata-se de ensaio teórico de natureza qualitativa e exploratória baseado em uma pesquisa bibliográfica que envolve a análise comparativa  entre os temas em questão. Como resultados, foram identificados pontos de convergência entre os temas objeto de estudo, tendo como possíveis pontos de interligação o uso de tecnologias digitais na interação com os consumidores, a tomada de decisões de negócios baseada em dados, a agilidade na experimentação de estratégias e na inovação. Com o estudo realizado verificou-se também a importância do desenvolvimento da a cultura digital e  da  maturidade analítica tanto no processo de transformação digital dos negócios, como na adoção do Marketing 5.0.The fourth industrial revolution has provided the digital transformation, even influencing business and marketing. Based on this, this article presents possible interconnections between the digital transformation of businesses and Marketing 5.0. To meet this objective, a comparative analysis was carried out between a set of domains of digital business transformation and the components of Marketing 5.0. This is a qualitative and exploratory theoretical essay based on bibliographical research that involves comparative analysis between the themes in question. As a result, points of convergence were identified between the subjects under study, having as possible points of interconnection the use of digital technologies in interacting with consumers, making business decisions based on data, agility in trying out strategies and in innovation. With the study carried out, it was also verified the importance of developing a digital culture and analytical maturity both in the process of digital business transformation and in the adoption of Marketing 5.0.La cuarta revolución industrial ha proporcionado la transformación digital, influyendo incluso en los negocios y el marketing. Con base en esto, este artículo presenta posibles interconexiones entre la transformación digital de los negocios y el Marketing 5.0. Para cumplir con este objetivo, se realizó un análisis comparativo entre un conjunto de dominios de transformación digital empresarial y los componentes del Marketing 5.0. Este es un ensayo teórico cualitativo y exploratorio basado en una investigación bibliográfica que implica un análisis comparativo entre los temas en cuestión. Como resultado, se identificaron puntos de convergencia entre los temas de estudio, teniendo como posibles puntos de interconexión el uso de las tecnologías digitales en la interacción con los consumidores, la toma de decisiones comerciales basadas en datos, la agilidad en la experimentación de estrategias y en la innovación. Con el estudio realizado también se comprobó la importancia de desarrollar una cultura digital y madurez analítica tanto en el proceso de transformación del negocio digital como en la adopción del Marketing 5.0.Research, Society and Development2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3891310.33448/rsd-v11i17.38913Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e46111738913Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e46111738913Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e461117389132525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38913/32047Copyright (c) 2022 Cristiano Tolfo; Fladimir Fernandes dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTolfo, CristianoSantos, Fladimir Fernandes dos 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38913Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:25.049313Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0
Interconnections between digital business transformation and Marketing 5.0
Interconexiones entre la transformación del negocio digital y el Marketing 5.0
title Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0
spellingShingle Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0
Tolfo, Cristiano
Transformação digital
Negócios digitais
Marketing 5.0.
Transformación digital
Negocios digitales
Marketing 5.0.
Digital transformation
Digital business
Marketing 5.0.
title_short Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0
title_full Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0
title_fullStr Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0
title_full_unstemmed Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0
title_sort Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0
author Tolfo, Cristiano
author_facet Tolfo, Cristiano
Santos, Fladimir Fernandes dos
author_role author
author2 Santos, Fladimir Fernandes dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tolfo, Cristiano
Santos, Fladimir Fernandes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação digital
Negócios digitais
Marketing 5.0.
Transformación digital
Negocios digitales
Marketing 5.0.
Digital transformation
Digital business
Marketing 5.0.
topic Transformação digital
Negócios digitais
Marketing 5.0.
Transformación digital
Negocios digitales
Marketing 5.0.
Digital transformation
Digital business
Marketing 5.0.
description A quarta revolução industrial tem proporcionado a transformação digital, influenciando inclusive os negócios e o marketing. Com base nisso, este artigo apresenta possíveis interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0. Para atender a esse objeto foi realizado uma análise comparativa entre um conjunto de domínios da transformação digital dos negócios e os componentes do Marketing 5.0. Trata-se de ensaio teórico de natureza qualitativa e exploratória baseado em uma pesquisa bibliográfica que envolve a análise comparativa  entre os temas em questão. Como resultados, foram identificados pontos de convergência entre os temas objeto de estudo, tendo como possíveis pontos de interligação o uso de tecnologias digitais na interação com os consumidores, a tomada de decisões de negócios baseada em dados, a agilidade na experimentação de estratégias e na inovação. Com o estudo realizado verificou-se também a importância do desenvolvimento da a cultura digital e  da  maturidade analítica tanto no processo de transformação digital dos negócios, como na adoção do Marketing 5.0.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38913
10.33448/rsd-v11i17.38913
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38913
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i17.38913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38913/32047
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cristiano Tolfo; Fladimir Fernandes dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cristiano Tolfo; Fladimir Fernandes dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e46111738913
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e46111738913
Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e46111738913
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052732123643904