Perfil de la atención del servicio odontológico en el SUS: informe de experiencia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41746 |
Resumo: | Mais de 16 milhões de pessoas são desdentadas no Brasil. O atendimento odontológico brasileiro atualmente acontece em vários setores (atenção primária, atenção secundária e atenção terciária) como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que é um serviço oferecido pela Sistema Único de Saúde (SUS). Esse trabalho tem como objetivo descrever a percepção do acadêmico durante o estágio em saúde bucal dentro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na capital Palmas – TO, por meio de um relato de experiência com os atendimentos odontológicos. Para tanto optou-se pela metodologia de relato de experiencia, onde por meio de uma metodologia avaliativa transversal, as vivências dentro da carga horário do semestre são reportadas. O estágio supervisionado funciona como espaço de integração na prática entre o ensino e os serviços de saúde, agregando uma oportunidade de os acadêmicos vivenciarem na prática a realidade no atendimento público e obter experiência profissional. Nas faculdades se tem o melhor para o paciente em questões tecnológicas e inovadoras ao contrário das UBS que os profissionais realizam procedimentos da melhor forma que tem disponíveis para eles. Com essa experiencia foi esclarecido que o SUS embora com fragilidades, é um exemplo de saúde para o país, abrangendo toda a população. Os estágios foram oferecidos oportunidades únicas e fantásticas, transformando a percepção da visão do aluno e proporcionando um crescimento pessoal e acadêmico, em vivenciar a realidade pública, que uma teoria não consegue alcançar. |
id |
UNIFEI_3ed74749582a395505458331d3b6d730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41746 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil de la atención del servicio odontológico en el SUS: informe de experienciaProfile of dental service care in the SUS: experience reportPerfil de atendimento do serviço odontológico no SUS: relato de experiênciaRelato de experiênciaOdontologiaServiços de saúde.Informe de experienciaOdontologiaServicios de salud.Experience reportDentistryHealth services.Mais de 16 milhões de pessoas são desdentadas no Brasil. O atendimento odontológico brasileiro atualmente acontece em vários setores (atenção primária, atenção secundária e atenção terciária) como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que é um serviço oferecido pela Sistema Único de Saúde (SUS). Esse trabalho tem como objetivo descrever a percepção do acadêmico durante o estágio em saúde bucal dentro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na capital Palmas – TO, por meio de um relato de experiência com os atendimentos odontológicos. Para tanto optou-se pela metodologia de relato de experiencia, onde por meio de uma metodologia avaliativa transversal, as vivências dentro da carga horário do semestre são reportadas. O estágio supervisionado funciona como espaço de integração na prática entre o ensino e os serviços de saúde, agregando uma oportunidade de os acadêmicos vivenciarem na prática a realidade no atendimento público e obter experiência profissional. Nas faculdades se tem o melhor para o paciente em questões tecnológicas e inovadoras ao contrário das UBS que os profissionais realizam procedimentos da melhor forma que tem disponíveis para eles. Com essa experiencia foi esclarecido que o SUS embora com fragilidades, é um exemplo de saúde para o país, abrangendo toda a população. Os estágios foram oferecidos oportunidades únicas e fantásticas, transformando a percepção da visão do aluno e proporcionando um crescimento pessoal e acadêmico, em vivenciar a realidade pública, que uma teoria não consegue alcançar.More than 16 million people are toothless in Brazil. Brazilian dental care currently takes place in several sectors (primary care, secondary care and tertiary care) such as Basic Health Units (UBS) and Dental Specialties Center (CEO), which is a service offered by the Unified Health System (SUS). This study aims to describe the perception of the student during the internship in oral health within a Basic Health Unit (UBS), located in the capital Palmas – TO, through an experience report with dental care. To this end, we opted for the methodology of experience reporting, where through a cross-sectional evaluation methodology, the experiences within the hourly load of the semester are reported. The supervised internship works as a space for integration in practice between teaching and health services, adding an opportunity for academics to experience in practice the reality in public care and obtain professional experience. In colleges you have the best for the patient in technological and innovative issues unlike the UBS that professionals perform procedures in the best way they have available to them. With this experience it was clarified that the SUS, although fragile is an example of health for the country, covering the entire population. The internships were offered unique and fantastic opportunities, transforming the perception of the student's vision and providing a personal and academic growth, in experiencing the public reality, which a theory cannot achieve.Más de 16 millones de personas están desdentadas en Brasil. La atención odontológica brasileña se desarrolla actualmente en varios sectores (atención primaria, atención secundaria y atención terciaria), como las Unidades Básicas de Salud (UBS) y el Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que es un servicio ofrecido por el Sistema Único de Salud (SUS). Este estudio tiene como objetivo describir la percepción del estudiante durante la pasantía en salud bucal dentro de una Unidad Básica de Salud (UBS), ubicada en la capital Palmas – TO, a través de un informe de experiencia con atención odontológica. Para ello, se optó por la metodología de reporte de experiencias, donde a través de una metodología de evaluación transversal, se reportan las experiencias dentro de la carga horaria del semestre. La pasantía supervisada funciona como un espacio de integración en la práctica entre la enseñanza y los servicios de salud, agregando una oportunidad para que los académicos experimenten en la práctica la realidad en la atención pública y obtengan experiencia profesional. En las universidades tienes lo mejor para el paciente en temas tecnológicos e innovadores a diferencia de la UBS que los profesionales realizan los procedimientos de la mejor manera que está disponible para ellos. Con está experiencia se aclaró que el SUS, aunque frágil es un ejemplo de salud para el país, abarcando a toda la población. A las pasantías se les ofrecieron oportunidades únicas y fantásticas, transformando la percepción de la visión del estudiante y proporcionando un crecimiento personal y académico, en la experiencia de la realidad pública, que una teoría no puede lograr.Research, Society and Development2023-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4174610.33448/rsd-v12i5.41746Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e20912541746Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e20912541746Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e209125417462525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41746/33863Copyright (c) 2023 João Victor de Sousa R. Cordeiro; Natália Moreira Rocha; Yamba Carla Lara Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, João Victor de Sousa R. Rocha, Natália Moreira Pereira, Yamba Carla Lara 2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41746Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil de la atención del servicio odontológico en el SUS: informe de experiencia Profile of dental service care in the SUS: experience report Perfil de atendimento do serviço odontológico no SUS: relato de experiência |
title |
Perfil de la atención del servicio odontológico en el SUS: informe de experiencia |
spellingShingle |
Perfil de la atención del servicio odontológico en el SUS: informe de experiencia Cordeiro, João Victor de Sousa R. Relato de experiência Odontologia Serviços de saúde. Informe de experiencia Odontologia Servicios de salud. Experience report Dentistry Health services. |
title_short |
Perfil de la atención del servicio odontológico en el SUS: informe de experiencia |
title_full |
Perfil de la atención del servicio odontológico en el SUS: informe de experiencia |
title_fullStr |
Perfil de la atención del servicio odontológico en el SUS: informe de experiencia |
title_full_unstemmed |
Perfil de la atención del servicio odontológico en el SUS: informe de experiencia |
title_sort |
Perfil de la atención del servicio odontológico en el SUS: informe de experiencia |
author |
Cordeiro, João Victor de Sousa R. |
author_facet |
Cordeiro, João Victor de Sousa R. Rocha, Natália Moreira Pereira, Yamba Carla Lara |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Natália Moreira Pereira, Yamba Carla Lara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, João Victor de Sousa R. Rocha, Natália Moreira Pereira, Yamba Carla Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relato de experiência Odontologia Serviços de saúde. Informe de experiencia Odontologia Servicios de salud. Experience report Dentistry Health services. |
topic |
Relato de experiência Odontologia Serviços de saúde. Informe de experiencia Odontologia Servicios de salud. Experience report Dentistry Health services. |
description |
Mais de 16 milhões de pessoas são desdentadas no Brasil. O atendimento odontológico brasileiro atualmente acontece em vários setores (atenção primária, atenção secundária e atenção terciária) como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que é um serviço oferecido pela Sistema Único de Saúde (SUS). Esse trabalho tem como objetivo descrever a percepção do acadêmico durante o estágio em saúde bucal dentro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na capital Palmas – TO, por meio de um relato de experiência com os atendimentos odontológicos. Para tanto optou-se pela metodologia de relato de experiencia, onde por meio de uma metodologia avaliativa transversal, as vivências dentro da carga horário do semestre são reportadas. O estágio supervisionado funciona como espaço de integração na prática entre o ensino e os serviços de saúde, agregando uma oportunidade de os acadêmicos vivenciarem na prática a realidade no atendimento público e obter experiência profissional. Nas faculdades se tem o melhor para o paciente em questões tecnológicas e inovadoras ao contrário das UBS que os profissionais realizam procedimentos da melhor forma que tem disponíveis para eles. Com essa experiencia foi esclarecido que o SUS embora com fragilidades, é um exemplo de saúde para o país, abrangendo toda a população. Os estágios foram oferecidos oportunidades únicas e fantásticas, transformando a percepção da visão do aluno e proporcionando um crescimento pessoal e acadêmico, em vivenciar a realidade pública, que uma teoria não consegue alcançar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41746 10.33448/rsd-v12i5.41746 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41746 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i5.41746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41746/33863 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e20912541746 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e20912541746 Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e20912541746 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052624803987456 |