Expectativas familiares sobre a inclusão de estudantes com deficiência: Interfaces com o currículo escolar
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2023 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Research, Society and Development |
Download full: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43240 |
Summary: | Este artigo tem por finalidade refletir sobre expectativas de famílias de estudantes com deficiência quanto ao seu desenvolvimento e participação nas atividades curriculares apresentadas no contexto escolar, a partir de resultados advindos de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como referencial teórico, utilizamos as contribuições de Magalhães, Queiroz, Magalhães; Soares; Araújo; Soares; Oliveira, dentre outros. Partindo do reconhecimento da importância da família como agente fundamental no desenvolvimento integral da criança, é de grande relevância compreender suas expectativas em relação à aprendizagem dos filhos, principalmente, quando se trata de crianças com deficiência. Com base na metodologia da pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com mães de crianças com deficiência da Escola Municipal Progredir, lócus da investigação compartilhada, foi possível identificar algumas expectativas de participação no currículo escolar, porém consideradas tímidas, se analisadas à luz da função social da escola. É preciso conceber novas formas de ver a criança com deficiência, haja vista essas expectativas, aliadas às concepções sobre deficiência, poderem refletir-se nas práticas curriculares. Ademais, é fundamental a escola estar atenta a ações intervenientes no processo de desenvolvimento e inclusão escolar. |
id |
UNIFEI_48a2dca60f57dc933841a2b8bd8dbb82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43240 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Expectativas familiares sobre a inclusão de estudantes com deficiência: Interfaces com o currículo escolarFamily expectations on the inclusion of students with disabilities: Interfaces with the school curriculumExpectativas familiares sobre la inclusión de estudiantes con discapacidad: Interfaces con el currículo escolarDeficienciaExpectativasFamiliaInclusiónCurrículo escolarEnseñanza.ExpectationsFamilyInclusionSchool curriculumDisabilityTeaching.DeficiênciaExpectativasFamíliaInclusãoCurrículo escolarEnsino. Este artigo tem por finalidade refletir sobre expectativas de famílias de estudantes com deficiência quanto ao seu desenvolvimento e participação nas atividades curriculares apresentadas no contexto escolar, a partir de resultados advindos de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como referencial teórico, utilizamos as contribuições de Magalhães, Queiroz, Magalhães; Soares; Araújo; Soares; Oliveira, dentre outros. Partindo do reconhecimento da importância da família como agente fundamental no desenvolvimento integral da criança, é de grande relevância compreender suas expectativas em relação à aprendizagem dos filhos, principalmente, quando se trata de crianças com deficiência. Com base na metodologia da pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com mães de crianças com deficiência da Escola Municipal Progredir, lócus da investigação compartilhada, foi possível identificar algumas expectativas de participação no currículo escolar, porém consideradas tímidas, se analisadas à luz da função social da escola. É preciso conceber novas formas de ver a criança com deficiência, haja vista essas expectativas, aliadas às concepções sobre deficiência, poderem refletir-se nas práticas curriculares. Ademais, é fundamental a escola estar atenta a ações intervenientes no processo de desenvolvimento e inclusão escolar.This article aims to reflect on the expectations of families of students with disabilities regarding their development and participation in the curricular activities presented in the school context, based on results from a Final Paper. As a theoretical framework, we used the contributions of Magalhães, Queiroz, Magalhães; Soares; Araújo; Soares; Oliveira, among others. Based on the recognition of the importance of the family as a fundamental agent in the child’s integral development, it is of great relevance to understand their expectations regarding their children’s learning, especially regarding children with disabilities. Based on the field research methodology, through semi-structured interviews with mothers of children with disabilities at the Progredir Municipal School, the locus of shared research, it was possible to identify some expectations of participation in the school curriculum. However, they are considered timid when analyzed in the light of the school's social function. New ways of perceiving children with disabilities must be conceived, given that these expectations, combined with conceptions about disability, can be reflected in curricular practices. Furthermore, schools must be attentive to actions that intervene in the school development and inclusion process.Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las expectativas de las familias de estudiantes com discapacidad respecto a su desarrollo y participación en las actividades curriculares presentadas en el contexto escolar, a partir de los resultados de un Trabajo de Fin de Grado (TFG). Como marco teórico utilizamos los aportes de Magalhães, Queiroz, Magalhães; Soares; Araújo; Soares; Oliveira, entre otros. Partiendo del reconocimiento de la importancia de la familia como agente fundamental en el desarrollo integral del niño, resulta de gran importancia comprender sus expectativas respecto al aprendizaje de sus hijos, especialmente cuando se trata de niños com discapacidad. A partir de la metodología de la investigación de campo, a través de entrevistas semiestructuradas a madres de niños con discapacidad de la Escuela Municipal Progredir, locus de la investigación compartida, fue posible identificar algunas expectativas de participación en el currículo escolar, sin embargo, consideradas tímidas, si se analizan teniendo en cuenta la función social de la escuela. Es necesario concebir nuevas formas de ver a los niños con discapacidad, dado que estas expectativas, combinadas con concepciones sobre la discapacidad, pueden reflejarse en las prácticas curriculares. Además, es fundamental que la escuela esté atenta de las acciones que intervienen en el proceso de desarrollo e inclusión escolar.Research, Society and Development2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4324010.33448/rsd-v12i9.43240Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e5212943240Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e5212943240Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e52129432402525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43240/34795Copyright (c) 2023 Eva Cristina do Carmo Araújo; Marcia Torres Neri Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Eva Cristina do Carmo Soares, Marcia Torres Neri 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43240Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas familiares sobre a inclusão de estudantes com deficiência: Interfaces com o currículo escolar Family expectations on the inclusion of students with disabilities: Interfaces with the school curriculum Expectativas familiares sobre la inclusión de estudiantes con discapacidad: Interfaces con el currículo escolar |
title |
Expectativas familiares sobre a inclusão de estudantes com deficiência: Interfaces com o currículo escolar |
spellingShingle |
Expectativas familiares sobre a inclusão de estudantes com deficiência: Interfaces com o currículo escolar Araújo, Eva Cristina do Carmo Deficiencia Expectativas Familia Inclusión Currículo escolar Enseñanza. Expectations Family Inclusion School curriculum Disability Teaching. Deficiência Expectativas Família Inclusão Currículo escolar Ensino. |
title_short |
Expectativas familiares sobre a inclusão de estudantes com deficiência: Interfaces com o currículo escolar |
title_full |
Expectativas familiares sobre a inclusão de estudantes com deficiência: Interfaces com o currículo escolar |
title_fullStr |
Expectativas familiares sobre a inclusão de estudantes com deficiência: Interfaces com o currículo escolar |
title_full_unstemmed |
Expectativas familiares sobre a inclusão de estudantes com deficiência: Interfaces com o currículo escolar |
title_sort |
Expectativas familiares sobre a inclusão de estudantes com deficiência: Interfaces com o currículo escolar |
author |
Araújo, Eva Cristina do Carmo |
author_facet |
Araújo, Eva Cristina do Carmo Soares, Marcia Torres Neri |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Marcia Torres Neri |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Eva Cristina do Carmo Soares, Marcia Torres Neri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiencia Expectativas Familia Inclusión Currículo escolar Enseñanza. Expectations Family Inclusion School curriculum Disability Teaching. Deficiência Expectativas Família Inclusão Currículo escolar Ensino. |
topic |
Deficiencia Expectativas Familia Inclusión Currículo escolar Enseñanza. Expectations Family Inclusion School curriculum Disability Teaching. Deficiência Expectativas Família Inclusão Currículo escolar Ensino. |
description |
Este artigo tem por finalidade refletir sobre expectativas de famílias de estudantes com deficiência quanto ao seu desenvolvimento e participação nas atividades curriculares apresentadas no contexto escolar, a partir de resultados advindos de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como referencial teórico, utilizamos as contribuições de Magalhães, Queiroz, Magalhães; Soares; Araújo; Soares; Oliveira, dentre outros. Partindo do reconhecimento da importância da família como agente fundamental no desenvolvimento integral da criança, é de grande relevância compreender suas expectativas em relação à aprendizagem dos filhos, principalmente, quando se trata de crianças com deficiência. Com base na metodologia da pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com mães de crianças com deficiência da Escola Municipal Progredir, lócus da investigação compartilhada, foi possível identificar algumas expectativas de participação no currículo escolar, porém consideradas tímidas, se analisadas à luz da função social da escola. É preciso conceber novas formas de ver a criança com deficiência, haja vista essas expectativas, aliadas às concepções sobre deficiência, poderem refletir-se nas práticas curriculares. Ademais, é fundamental a escola estar atenta a ações intervenientes no processo de desenvolvimento e inclusão escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43240 10.33448/rsd-v12i9.43240 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43240 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i9.43240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43240/34795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eva Cristina do Carmo Araújo; Marcia Torres Neri Soares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eva Cristina do Carmo Araújo; Marcia Torres Neri Soares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e5212943240 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e5212943240 Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e5212943240 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052630803939328 |